O que é alfa amilase?

Perguntado por: Doriana Simões de Marques  |  Última atualização: 4. März 2025
Pontuação: 4.9/5 (15 avaliações)

A α-amilase é uma enzima presente nos mamíferos e alguns cereais, fungos e bactérias que fragmenta polissacarídeos como o amido ou o glicogénio em moléculas de maltose e dextrinas. Mais especificamente, catalisa a hidrólise de ligações glicosídicas α-D-.

Qual o papel da enzima alfa-amilase?

O processo digestivo dos carboidratos tem início com a mastigação, que facilita o acesso das enzimas ao amido. A saliva contém a enzima alfa-amilase, conhecida antigamente como ptialina, cuja função é iniciar na boca a digestão do amido.

Para que serve a enzima alfa-amilase?

Alfa amilase é uma enzima que acelera e facilita a digestão do amido, das gorduras e proteínas. Desta forma, pode aumentar a utilização dos alimentos pelo corpo, e ser usada no tratamento da deficiência de secreção do suco pancreático e nas inflamações crônicas do pâncreas.

Qual a diferença entre amilase e alfa-amilase?

As diferentes amilases podem ser diferenciadas pela identificação de seu produto de hidrólise. Tanto a amilase salivar como a pancreática são ativadas por íons de cloreto. Nos animais, a amilase (ALFA-amilase) é secretada pelo tecido pancreático de todos os vertebrados e pela glândula salivar de alguns.

O que é o exame alfa-amilase?

O exame de amilase visa medir os níveis da enzima no sangue ou urina. Geralmente, é solicitado para avaliar o funcionamento do pâncreas e diagnosticar doenças, como pancreatite, que é uma inflamação no órgão. O exame pode ser realizado a partir de uma amostra de sangue ou de urina.

Diferença entre alfa amilase e beta amilase

30 questões relacionadas encontradas

Quando a amilase é preocupante?

A quantidade normal da presença dessa substância no corpo de um adulto varia entre 20 e 160 unidades/litro. Quando a concentração é superior a essa margem, pode ser sinal de inflamação ou doença no pâncreas. Já quando a concentração é baixa, pode indicar insuficiência pancreática ou doenças graves no fígado.

Quando a amilase está alta o que pode ser?

Se você estiver sentindo dores fortes no abdômen que podem se espalhar pelas costas, erupções e inflamações na pele, pele amarelada, náuseas e vômitos, isso é um sinal de que você pode estar com amilase alta. Esses sintomas indicam uma possível inflamação ou doença no pâncreas ou nas glândulas salivares.

Qual o valor normal do exame de amilase?

Descrição. A amilase (valor normal de 20 a 160 U/L) é uma enzima produzida pelo pâncreas e pelas glândulas salivares, que atua na digestão do amido e do glicogênio contidos nos alimentos.

O que a amilase produz?

A amilase é uma enzima que possui como principal função auxiliar na digestão, quebrando o amido e o glicogênio presentes na alimentação para que sejam mais facilmente absorvidos pelo organismo.

Qual a diferença entre alfa e beta amilase?

A Beta amilase quebra ligações 1-4 próximas as pontas das moléculas de amido. Ela não quebra ligações 1-6 ou ligações 1-4 próximas a ligações já quebradas (*). A Alfa amilase quebra qualquer ligação 1-4 da molécula de carbohidrato.

Onde a alfa amilase atua?

Em mamíferos, a α-amilase participa na digestão, existindo duas formas principais: produzida no pâncreas: é lançada no meio do suco pancreático no duodeno para agir sobre o quimo; produzida nas glândulas salivares (esta forma é também chamada ptialina).

Qual Bactéria produz a enzima amilase?

As espécies do gênero Bacillus são consideradas as principais fontes de amilases.

Onde se encontra a enzima amilase?

No organismo, a amilase encontra-se presente em diversos órgãos e tecidos. A concentração mais elevada está presente no pâncreas, onde a enzima é sintetizada pelas células acinares e depois segregada para dentro do trato intestinal através do sistema tubular pancreático.

Qual a função da alfa-amilase pancreática e onde exerce sua função?

As alfa-amilases salivar e pancreática são enzimas importantes no metabolismo de carboidratos, pois são responsáveis pela hidrólise da ligação α- 1,4-glicosídica do amido.

Qual a função da alfa-amilase na farinha de trigo?

A importância da aplicação da alfa-amilase na panifi- cação está na sua capacidade de diminuir o amido danificado na moagem, o que levaria ao aumento na absorção de água pela farinha de trigo, prejudicando a qualidade do produto final, como no volume da massa e na textura do miolo (MÓDENES; SILVA; TRIGUEROS, 2009).

Qual é a principal enzima do estômago?

A pepsina é uma enzima digestiva produzida pelas paredes do estômago e secretada pelo suco gástrico, sua função é desdobrar as proteínas em peptídeos mais simples. Ela só reage em meio ácido, por isso o estômago também produz ácido clorídrico (HCl).

Quais alimentos contêm amilase?

Manga: possui amilase, uma enzima que ajuda a quebrar carboidratos complexos em açúcares simples. Melão: contém diversas enzimas, incluindo amilase e protease.

Como a amilase age?

Função. A enzima possui papel relevante no processo de digestão, cuja função consiste na quebra de açúcares. A ingestão de carboidratos ativa o funcionamento da amilase, o qual se inicia com o estímulo às glândulas salivares.

Qual é a ação da amilase?

A amilase salivar é uma enzima que faz parte da composição da saliva produzida pelas glândulas salivares exócrinas. Ela é fundamental na mastigação dos alimentos, umedecendo o bolo alimentar para facilitar a sua passagem pelas vias digestivas. Inclusive, é nesse processo que começa a quebra do amido em glicose.

Quais são os sintomas da amilase?

A amilase no sangue é pedida quando há sintomas de pancreatite, principalmente dor abdominal intensa na parte superior do abdômen ou nas costas. Podem ocorrer outros sintomas menos específicos, como febre, náuseas e perda do apetite.

Qual exame de sangue para avaliar o pâncreas?

Lipase. É o principal exame específico para o órgão. Ele detecta a pancreatite, perigosa inflamação do pâncreas. Feita através de coleta de sangue, a lipase consiste em verificar a concentração das enzimas produzidas pelo órgão.

Qual valor da amilase para pancreatite?

Os valores de referência das enzimas são abaixo de 160 U/L para amilase sérica e até 140 U/L para a lipase sérica. A bioquímica hepática tende a estar elevada se a causa da pancreatite aguda por cálculos biliares.

O que comer para baixar amilase alta?

Alimentos benéficos para o pâncreas
  • Cereais integrais. ...
  • Mirtilo, cereja e uva vermelha. ...
  • Iogurtes. ...
  • Água. ...
  • Aipo, alho e cebola. ...
  • Alcachofras e orégano. ...
  • Canela. ...
  • Grãos.

Qual o tratamento para amilase alta?

O diagnóstico e feito pela apresentação clínica, dosagem da amilase e lipase séricas e exames de imagem. O tratamento é de suporte, com líquidos IV analgésicos e suporte nutricional. Embora a mortalidade geral da pancreatite aguda seja baixa, a morbidade e mortalidade são significativas nos casos graves.

O que leva uma pessoa a ter pancreatite?

As causas mais comuns de pancreatite em adultos são o tabagismo (ato de fumar), a presença de cálculos biliares (fluidos digestivos que se tornam sólidos e formam pedras na vesícula biliar), consumo de bebidas alcoólicas, distúrbios genéticos do pâncreas e alguns medicamentos (como corticoides e antibióticos).

Artigo anterior
Quem criou a primeira cooperativa?
Artigo seguinte
Quais são as funções e características do mito?