O que é afetividade na sala de aula?
Perguntado por: Márcio Santos Morais | Última atualização: 9. April 2022Pontuação: 4.4/5 (34 avaliações)
A afetividade inclui os sentimentos que são elementos ideativos e mais duradouros. Para Wallon, a emoção é um meio de sobrevivência da criança através de ações e desejos. É a emoção que conduz o bebê, ainda que desprovido para o mundo exterior.
O que é ser afetivo em sala de aula?
A relação afetiva entre os sujeitos envolvidos no processo ensinar-aprender, o fazer compartilhado, o exercício do diálogo, o saber escutar, o respeito pelo outro, o estar aberto configuram-se como subsídios de fundamental seriedade para a aprendizagem.
O que significa afetividade na educação?
A afetividade é um dos fatores que favorecem a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo, fazendo com que o individuo aprenda através dos sentimentos, das emoções e das experiências que são trocadas na interação com o outro.
Como desenvolver a afetividade na sala de aula?
Orientação Educacional
Alguns valores como: sentir a presença do outro, sentir-se bem, perceber o olhar, o abraço, compreender o olhar das crianças devem ser resgatados na escola. Segundo Libâneo, os aspectos sócio-emocionais cooperam para a relação professor-aluno.
Qual a importância da afetividade entre professor e aluno?
A relação afetiva professor e alunos se apresentam com grande relevância na construção do conhecimento, destacando a necessidade de trazer para o ambiente escolar uma convivência agradável entre todos os que nela estão envolvidos, contribuindo para a formação integral do educando.
Afetividade: Como isso impacta a sala de aula?
Como deve ser a relação afetiva entre professor e aluno?
Desta forma, a relação afetiva entre os sujeitos envolvidos no processo de ensinar e aprender, o diálogo entre professor e aluno, o fazer compartilhado, o respeito pelo outro, o estar aberto, o saber escutar e dizer, configuram-se como elementos fundamentais para a aprendizagem. De acordo com Ranghetti (2002, p.
Qual o papel do professor na afetividade?
Um professor que é afetivo com seus alunos estabelece uma relação de segurança, evita bloqueios afetivos e cognitivos, favorece o trabalho socializado, ajuda o aluno a superar erros e a aprender com eles; e, nessa perspectiva sociointeracionista, se o professor for afetivo a criança aprenderá a sê-lo.
Como desenvolver a afetividade?
Algumas formas de demonstrar afeto incluem: beijar, fazer massagem nas costas ou em outras partes do corpo, acariciar, aconchegar-se, abraçar e dar as mãos, fora outros métodos específicos seus ou da relação em questão. Com os amigos, por exemplo, você pode ter um toque específico de mãos.
Como a afetividade e construída?
No decorrer do desenvolvimento, a afetividade é construída sob diferentes níveis de relações, seja em virtude das condições maturacionais, seja em virtude das características sociais de cada idade.
Quais são os aspectos afetivos?
Afetividade é um termo que deriva da palavra afetivo e afeto. Designa a qualidade que abrange todos os fenômenos afetivos. No âmbito da psicologia, afetividade é a capacidade individual de experimentar o conjunto de fenômenos afetivos (tendências, emoções, paixões, sentimentos).
Qual a importância da afetividade na aprendizagem?
A afetividade estimula o desenvolvimento do saber e da autonomia, por meio das relações que a criança estabelece com o meio e, por isso, ela deve ser respeitada e amada em seu ambiente escolar, pois em seu processo de aprendizagem ela começa a expressar seus sentimentos e emoções, e dessa forma consegue se desenvolver ...
O que é o conceito de afetividade?
A afetividade é um estado psicológico do ser humano que pode ou não ser modificado a partir das situações. Segundo Piaget, tal estado psicológico é de grande influência no comportamento e no aprendizado das pessoas juntamente com o desenvolvimento cognitivo.
Qual o objetivo da afetividade?
Afetividade é o estado psicológico que permite ao ser humano demostrar os seus sentimentos e emoção a outro ser ou objetivos.
O que é ser um professor afetivo?
Educação. Didática marcada pela afetividade, assume-se como princípio incentivador do aprendizado, de modo a demonstrar que os educadores podem desenvolver uma boa relação com seus alunos, marcada pelo respeito mútuo e pela aquisição da aprendizagem pelos educandos.
O que é uma aprendizagem afetiva?
➢Aprendizagem afetiva: é aquela que resulta de sinais internos ao indivíduo e pode ser identificada como experiências tais como prazer e dor, satisfação ou descontentamento, alegria ou ansiedade. ➢ Aprendizagem psicomotora: é aquela que envolve respostas musculares adquiridas mediante treino e prática.
O que é construção afetiva?
Utilizou-se do termo esquemas afetivos para designar as construções equivalentes sobre os sentimentos iniciais da criança, diretamente ligados as satisfações de suas necessidades. ...
Quando surgiu a afetividade?
Grandes estudiosos, como Jean Piaget (1896-1980) e Lev Vygotsky (1896-1934), já atribuíam importância à afetividade no processo evolutivo, mas foi o educador francês Henri Wallon (1879-1962) que se aprofundou na questão.
Como a afetividade colabora para a produção e para o desenvolvimento das relações humanas?
Visto que a afetividade possui uma inclinação para a interação social entre os sujeitos, ela pode ser considerada uma ferramenta preciosa e muito eficaz para desenvolver habilidades,favorecer todo o processo de ensino-aprendizagem e também estimular as relações humanas.
O que é afetividade e a sua importância?
A afetividade tem um papel determinante no processo de aprendizagem do ser humano, porque está presente em todas as áreas da vida, influenciando eminentemente o crescimento cognitivo. A afetividade potencializa o ser humano a revelar os seus sentimentos em relação a outros seres e objetos.
Quais aspectos da afetividade permeiam a educação?
Esses aspectos dependem muito da relação que o adulto estabelece com a criança, seja no âmbito escolar ou familiar. O afeto proporciona uma relação baseada na confiança, no respeito, na admiração, e que se eleva a autoestima. É nessa absorção que o aluno reflete o prazer de estar na escola.
O que diz Paulo Freire sobre afetividade?
Segundo Freire (1996, p. 141), “a afetividade não se acha excluída da cognoscibilidade”, mas é preciso tomar cuidado tanto com a falta de afeto como com afetos desordenados que podem descontrolar os verdadeiros sentimentos.
Qual a importância da relação professor aluno no processo ensino-aprendizagem?
A relação estabelecida entre professores e alunos, constitui o elemento fundamental do processo de ensino aprendizagem. É por meio dela que professores aprendem e ensinam, levando em consideração a realidade que ambos vivenciam, construindo uma relação de afeto e confiança.
Como deve ser as relações afetivas entre professor e aluno na educação infantil?
O professor é o principal responsável em harmonizar e administrar esta interação, para que a criança seja dotada de auto-estima, segurança e confiança, para que seu aprendizado seja facilitado. O ato de educar não deve basear-se apenas na transmissão de conteúdos, mas visar a formação da criança como sujeito.
Qual o objetivo de trabalhar afetividade na educação infantil?
A afetividade na Educação Infantil contribui, também, para a criação de um espaço agradável e harmonioso em sala de aula. Este ambiente é um dos responsáveis por despertar nas crianças a curiosidade e prazer por aprender, influenciando positivamente no processo de aprendizagem.
Quais são os tipos de afetividade?
Ela possui 5 tipos básicos que podem ser compreendidos como vivencias afetivas: Humor, Emoções, Sentimentos, Afetos e Paixões. , vamos juntos conhecer cada uma delas e compreender como elas podem ser ferramentas poderosas para o nosso desenvolvimento.