O que é afetividade na educação?
Perguntado por: Ivo Bernardo Valente de Pereira | Última atualização: 23. April 2024Pontuação: 4.9/5 (41 avaliações)
As professoras apontaram que a afetividade é para elas postura, comportamento, atitudes e ações a serem adotadas com vistas a levar a criança a sentir-se acolhida, valorizada e respeitada diante dos outros.
Qual o conceito de afetividade?
O termo se refere à capacidade do ser humano de ser afetado positiva ou negativamente tanto por sensações internas como externas. A Afetividade é um dos conjuntos funcionais da pessoa e atua, juntamente com a cognição e o ato motor, no processo de desenvolvimento e construção do conhecimento.
O que diz Paulo Freire sobre a afetividade?
Freire (1997), além de afirmar a importância dos componentes afetivos na construção do conhecimento, diz que devemos evitar o medo dos nossos sentimentos, de nossas emoções, dos nossos desejos.
O que é demonstrar afetividade?
A afetividade ou afeição permite ao ser humano demonstrar os seus sentimentos e emoções a outro ser ou objetos. Pode também ser considerado o laço criado entre humanos, que, mesmo sem características sexuais, continua a ter uma parte de "amizade" mais aprofundada.
O que é a aprendizagem afetiva?
Falar em aprendizagem afetiva é se referir a um processo educativo que considera a individualidade de cada membro da comunidade escolar, que reconhece o valor do autoconhecimento para o processo e enaltece a importância da interação humana e da interação social na construção do aprendizado.
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Qual é o objetivo da afetividade?
Afetividade é o estado psicológico que permite ao ser humano demostrar os seus sentimentos e emoção a outro ser ou objetivos.
O que é afetividade na sala de aula?
Alguns valores como: sentir a presença do outro, sentir-se bem, perceber o olhar, o abraço, compreender o olhar das crianças devem ser resgatados na escola.
Como o professor pode ser afetivo?
Para um professor trabalhar a pedagogia do afeto, ele deve aprender a ver e a sentir as emoções de seus alunos. É preciso saber escutar e enxergar as dificuldades e necessidades de seus alunos, que podem ou não estarem ligadas ao ambiente escolar.
Como descrever afetividade?
O afeto desenvolve adultos seguros e confiantes. A afetividade é um estado psicológico do ser humano que pode ou não ser modificado a partir das situações. Segundo Piaget, tal estado psicológico é de grande influência no comportamento e no aprendizado das pessoas juntamente com o desenvolvimento cognitivo.
Como se desenvolve a afetividade?
A afetividade, assim como a inteligência, não aparece pronta nem permanece imutável. Ambas evoluem ao longo do desenvolvimento: são construídas e se modificam de um período a outro, pois à medida que o indivíduo se desenvolve, as necessidades afetivas se tornam cognitivas (ALMEIDA, 1999, p. 50).
Quais são os 3 pilares da pedagogia afetiva?
Para entender como é aplicada a pedagogia afetiva em sala de aula, é preciso saber que esse método tem base em três pilares: pedagogia, afetividade e valores / princípios.
O que diz Piaget sobre a afetividade?
Em síntese, a tese defendida nesse curso, ministrado por Piaget, foi a de que: “A afetividade desempenharia, então, uma fonte energética, da qual dependeria o funcionamento da inteligência, mas não suas estruturas [...]” (PIAGET, 2014, p. 43).
Qual o papel do professor na afetividade?
Um professor que é afetivo com seus alunos estabelece uma relação de segurança, evita bloqueios afetivos e cognitivos, favorece o trabalho socializado, ajuda o aluno a superar erros e a aprender com eles; e, nessa perspectiva sociointeracionista, se o professor for afetivo a criança aprenderá a sê-lo.
Como Wallon explica a afetividade?
Wallon concordava com a teoria freudiana, e com os teóricos do desenvolvimento da época, de que o recém-nascido, em decorrência de sua indiferenciação somato-psíquica, expressava a afetividade de forma sincrética a partir das experiências de bem-estar ou mal-estar propiciadas pelas relações do organismo com o meio ...
Como Wallon aborda a afetividade?
Wallon mostra que a afetividade é expressa de três maneiras: por meio da emoção, do sentimento e da paixão. Essas manifestações surgem durante toda a vida do indivíduo, mas, assim como o pensamento infantil, apresentam uma evolução, que caminha do sincrético para o diferencial.
Qual a importância da afetividade na escola?
A afetividade representa a energia que direciona e motiva o aluno ao ato de aprender, desta forma, ratifica-se a importância do relacionamento afetivo durante o processo de ensino aprendizagem e as atitudes, tanto do professor quanto do aluno, para o sucesso escolar, de acordo com Saltini (1999, p.
Como o professor deve promover a afetividade entre seus alunos?
O educador enfatiza, que a afetividade entre professor e alunos se dá: Através de uma boa relação que o professor poderá criar autoridade sobre sua turma e alunos. Essa autoridade está diretamente relacionada com a visão que os alunos têm do seu professor e com a forma com que o professor lida com seus alunos.
Qual a diferença entre emoção e afetividade?
O afeto pode ser considerado como o estado emocional de base, enquanto a emoção é uma resposta específica a um estímulo particular. No entanto, ambos estão intrinsecamente relacionados e influenciam um ao outro.
Como desenvolver a afetividade na sala de aula?
Demonstrar afeto por seu aluno também é escutar o que ele tem a dizer, deixar que ele tenha espaço para irradiar a própria luz. Por isso, permita que seus estudantes tenham um papel ativo na aula, participando, questionando, debatendo, aparecendo e brilhando.
Qual é a importância da afetividade?
A afetividade tem um papel determinante no processo de aprendizagem do ser humano, porque está presente em todas as áreas da vida, influenciando eminentemente o crescimento cognitivo. A afetividade potencializa o ser humano a revelar os seus sentimentos em relação a outros seres e objetos.
Como deve ser a relação afetiva entre professor e aluno?
A relação professor-aluno deve ser construída primeiramente com base no diálogo. É através deste que podem ser detectadas opiniões e problemas comuns a praticamente todo ser humano e estabelecido o companheirismo entre ambos, traduzindo-se, assim, numa melhor prática educativa e numa sólida aprendizagem.
O que Paulo Freire fala sobre afetividade na educação infantil?
Freire (1996, p. 96) ressalta características do professor que envolve afetivamente seus alunos: O bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento. Sua aula é, assim, um desafio e não uma cantiga de ninar.
Quais são os tipos de afetividade?
Ela possui 5 tipos básicos que podem ser compreendidos como vivencias afetivas: Humor, Emoções, Sentimentos, Afetos e Paixões. , vamos juntos conhecer cada uma delas e compreender como elas podem ser ferramentas poderosas para o nosso desenvolvimento.
Como o professor deve interagir com os alunos?
O professor deve compreender quem são as famílias de seus estudantes e estabelecer diálogo com as mesmas, estreitando relações e criando vínculos que fortaleçam o processo educativo dos estudantes. Ele também deve levar em consideração todo o tempo em que o aluno está na escola, e não só na sua sala de aula.
Como trabalhar a afetividade?
A demonstração de afetividade na Educação Infantil não precisa ter um momento específico para acontecer. A melhor maneira de uma educação com afeto é quando o educador age de forma afetiva em toda a rotina da criança. Isso inclui criar uma relação com os alunos que seja evidente o afeto em todos os momentos.
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