O que é administração escolar e como ela deve acontecer?

Perguntado por: Matheus Cláudio Figueiredo Valente  |  Última atualização: 1. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (63 avaliações)

A gestão escolar aborda questões concretas da rotina educacional e busca garantir que as instituições de ensino tenham as condições necessárias para cumprir seu papel principal: ensinar com qualidade e formar cidadãos com as competências e habilidades indispensáveis para sua vida pessoal e profissional.

Como deve acontecer a administração escolar?

Uma boa administração deve buscar, como objetivo central, realizar os fins educativos – e isso envolve desde as atividades meio até as atividades fim. O segredo, dizem os especialistas, está em mediar a busca dos objetivos de todos da comunidade escolar: alunos, professores e escola.

O que é a administração escolar?

A administração escolar é a organização e aplicação das condições essenciais de que uma instituição de ensino precisa para progredir cada vez mais em busca da excelência educacional. Através dela é possível mobilizar alunos, pais e toda a equipe para melhorar o processo de ensino e aprendizagem.

Qual é a importância da administração escolar?

O objetivo principal da administração escolar é garantir que todos os setores da instituição de ensino funcionem em harmonia. Sendo assim, é por meio dela que os objetivos das áreas financeira, pedagógica, de marketing, entre outras, podem convergir para um ponto em comum ao invés de apresentarem-se de forma dispersa.

Quais são os elementos da administração escolar?

Os 7 pilares da gestão educacional
  • Gestão pedagógica da escola. Esse é o pilar mais importante de todos. ...
  • Gestão administrativa da escola. ...
  • Gestão financeira da escola. ...
  • Gestão de recursos humanos da escola. ...
  • Gestão da comunicação da escola. ...
  • Gestão de tempo e qualidade do ensino.

D-26 - Princípios Gerais de Administração Escolar: Administração Escolar

32 questões relacionadas encontradas

Quais são os 7 pilares da gestão escolar?

Quais os 7 pilares da gestão escolar?
  • Gestão pedagógica. O primeiro pilar se refere à definição de métodos e formas de transmitir o conhecimento aos alunos. ...
  • Gestão administrativa. ...
  • Gestão financeira. ...
  • Gestão de pessoas. ...
  • Gestão da comunicação. ...
  • Gestão de tempo. ...
  • Gestão tecnológica.

Quais as três dimensões que compõem a instituição escolar?

103. Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, assinale a alternativa que apresenta corretamente as três dimensões que compõem a instituição escolar: Nota: 10.0 A Dimensão pedagógica, Campo organizacional e Dimensão educacional.

Qual a importância da gestão pedagógica e administrativa na escola?

A gestão pedagógica é importante porque ela atua estabelecendo diretrizes, projetos, metas e demais planejamentos. Isso ajuda o professor a direcionar o seu trabalho. Por meio do acompanhamento atento, a equipe gestora consegue identificar lacunas e implementar as melhorias desejadas.

Qual é o conceito de administração escolar Segundo Vitor Paro?

Para Paro (2002) é fundamental que a escola esteja balizada neste sentido. Utilizando o conceito de administração, cujo foco principal é atingir um determinado objetivo, faz-se primordial entender o objetivo da escola, aliada aos aspectos políticos e democráticos.

Como deveria ser uma administração como mediação Segundo Vitor Paro?

Então, segundo Henrique Paro, na escola básica, o caráter mediador da administração deve dar-se de forma a que tanto as atividades-meio (direção, serviços de secretaria, assistência ao escolar e atividades complementares, como zeladoria, vigilância, atendimento de alunos e pais), quanto a própria atividade-fim, ...

Quais as duas posições antagônicas sobre o problema de administração escolar para Vitor Paro?

De maneira geral, pode-se considerar que as colocações acerca do problema da Administração Escolar, no Brasil, tendem a se movimen- tar entre duas posições antagônicas: de um lado, a defesa dos proce- dimentos administrativos na escola sob a forma de adesão ao emprego, aí, dos princípios e métodos desenvolvidos e ...

O que é cultura organizacional para Libâneo e qual sua influência na organização escolar?

Segundo Libâneo (2004: 109) a cultura organizacional permite entender que o acontece na escola e “pode ser modificada pelas próprias pessoas (...), num rumo que responda aos propósitos da direção, da coordenação pedagógica, do corpo docente” Trata-se de um conceito que engloba tanto os fatos materiais quanto os ...

O que é gestão escolar e gestão pedagógica?

Práticas administrativas

Porém, enquanto a gestão pedagógica fica mais ligada à administração do currículo e do plano pedagógico da escola, a gestão escolar fica encarregada pelo gerenciamento dos recursos financeiros, materiais e de pessoas da instituição.

Qual o objetivo da gestão pedagógica?

Oferecer formação continuada para os professores e para a equipe pedagógica. Planejar e facilitar reuniões com professores, pais e alunos. Auxiliar a escola na implementação da tecnologia educacional. Facilitar a adequação dos materiais didáticos, planos de aula e práticas pedagógicas à BNCC.

Quais são as dimensões da escola?

São dimensões da Escola: projeto pedagógico, recursos físicos e pedagógicos, comunidade escolar, gestão, política para a melhoria de resultados, metas ambiciosas, descentralização – autonomia, informação detalhada, acesso ao conhecimento das melhores práticas, prestação de contas, etc.

Quais as dimensões de gestão escolar?

No curso serão trabalhadas as seguintes 8 dimensões da Gestão Escolar:
  • Gestão por Excelência;
  • Gestão Tecnológica;
  • Gestão de Infraestrutura;
  • Gestão de Relacionamento com a Sociedade;
  • Gestão de Pessoas;
  • Gestão Financeira;
  • Gestão da Comunicação;
  • Gestão Pedagógica.

Quais são as dimensões da educação?

A educação pode ser entendida por meio das Dimensões da Educação: Conhecimento, criação e sistematização, Programas e Cursos, e Resultados. As dimensões de Conhecimento e Programas e Cursos são a base para atingir a dimensão de Resultados, esta relação implica em enfoques diferentes nos processos de avaliação.

Quais são os tipos de gestão escolar?

Quais são os tipos de gestão escolar?
  1. Burocracia e administração centralizada. Como o próprio nome diz, nesse modelo de gestão escolar a tomada de decisões e o planejamento são centralizados na direção da escola. ...
  2. Burocracia e administração descentralizada. ...
  3. Coordenadores de turno. ...
  4. Gestão participativa.

Quais são os três pilares da gestão escolar?

Por isso, é imprescindível que a instituição tenha total controle sobre os três principais pilares da gestão escolar: pedagógico, financeiro e administrativo. Esses pilares estimulam a otimização de tempo e de processos, buscando garantir autonomia administrativa, financeira e pedagógica.

O que é um gestor pedagógico?

O gestor pedagógico é o mediador de todo o processo de implementação do projeto pedagógico na Instituição de Ensino, gerando reflexão em todos os segmentos abordados. Por este motivo, precisa administrar o ambiente de trabalho articulando, intervindo e mediando de forma a conduzir todos ao objetivo final.

O que é cultura organizacional para Libâneo?

Com isso, podemos compreender que cultura organizacional, ainda conforme Libâneo (2012, p. 441): [...] pode ser definida como um conjunto de fatores sociais, culturais e psicológicos que influenciam os modos de agir da organização como um todo e o comportamento das pessoas em particular.

O que significa cultura organizacional na escola?

Afinal, o que é cultura organizacional? Resumidamente, a cultura de uma organização é a representação de todas as relações presentes em seu cotidiano. Os hábitos de comunicação, a forma de tomar decisões, o projeto pedagógico e outros fatores igualmente relevantes fazem parte da cultura de uma instituição.

O que é cultura organizacional de uma escola?

Essa cultura organizacional de escola, diz respeito às caraterísticas culturais não apenas de professores, mas também de alunos, funcionários e pais e encarregados de educação. Este tipo de cultura escolar pode aparecer sob duas formas: como cultura instituída e como cultura instituinte.

Quem é o professor Vitor Henrique Paro?

Foi pesquisador sênior na Fundação Carlos Chagas e professor titular na PUC-SP. Atualmente é professor titular (Colaborador Sênior) da Faculdade de Educação da USP, onde exerce a pesquisa, a docência e a orientação de discípulos em nível de pós-graduação.

O que o autor Vitor Henrique Paro quer dizer quando ele fala que o ser humano e a transcendência da natureza?

Significa que ele vai-se tornando mais humano (histórico) à medida que à sua natureza vai acrescentando cultura, pela apropriação de conhecimentos, informações, valores, crenças, habilidades artísticas etc. etc.

Artigo anterior
Qual artigo arma branca?
Artigo seguinte
Quem tem hipotireoidismo pode consumir inhame?