O que é administração escolar e como ela deve acontecer?
Perguntado por: Matheus Cláudio Figueiredo Valente | Última atualização: 1. März 2022Pontuação: 4.5/5 (63 avaliações)
A gestão escolar aborda questões concretas da rotina educacional e busca garantir que as instituições de ensino tenham as condições necessárias para cumprir seu papel principal: ensinar com qualidade e formar cidadãos com as competências e habilidades indispensáveis para sua vida pessoal e profissional.
Como deve acontecer a administração escolar?
Uma boa administração deve buscar, como objetivo central, realizar os fins educativos – e isso envolve desde as atividades meio até as atividades fim. O segredo, dizem os especialistas, está em mediar a busca dos objetivos de todos da comunidade escolar: alunos, professores e escola.
O que é a administração escolar?
A administração escolar é a organização e aplicação das condições essenciais de que uma instituição de ensino precisa para progredir cada vez mais em busca da excelência educacional. Através dela é possível mobilizar alunos, pais e toda a equipe para melhorar o processo de ensino e aprendizagem.
Qual é a importância da administração escolar?
O objetivo principal da administração escolar é garantir que todos os setores da instituição de ensino funcionem em harmonia. Sendo assim, é por meio dela que os objetivos das áreas financeira, pedagógica, de marketing, entre outras, podem convergir para um ponto em comum ao invés de apresentarem-se de forma dispersa.
Quais são os elementos da administração escolar?
- Gestão pedagógica da escola. Esse é o pilar mais importante de todos. ...
- Gestão administrativa da escola. ...
- Gestão financeira da escola. ...
- Gestão de recursos humanos da escola. ...
- Gestão da comunicação da escola. ...
- Gestão de tempo e qualidade do ensino.
D-26 - Princípios Gerais de Administração Escolar: Administração Escolar
Quais são os 7 pilares da gestão escolar?
- Gestão pedagógica. O primeiro pilar se refere à definição de métodos e formas de transmitir o conhecimento aos alunos. ...
- Gestão administrativa. ...
- Gestão financeira. ...
- Gestão de pessoas. ...
- Gestão da comunicação. ...
- Gestão de tempo. ...
- Gestão tecnológica.
Quais as três dimensões que compõem a instituição escolar?
103. Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base A função do currículo no contexto escolar, assinale a alternativa que apresenta corretamente as três dimensões que compõem a instituição escolar: Nota: 10.0 A Dimensão pedagógica, Campo organizacional e Dimensão educacional.
Qual a importância da gestão pedagógica e administrativa na escola?
A gestão pedagógica é importante porque ela atua estabelecendo diretrizes, projetos, metas e demais planejamentos. Isso ajuda o professor a direcionar o seu trabalho. Por meio do acompanhamento atento, a equipe gestora consegue identificar lacunas e implementar as melhorias desejadas.
Qual é o conceito de administração escolar Segundo Vitor Paro?
Para Paro (2002) é fundamental que a escola esteja balizada neste sentido. Utilizando o conceito de administração, cujo foco principal é atingir um determinado objetivo, faz-se primordial entender o objetivo da escola, aliada aos aspectos políticos e democráticos.
Como deveria ser uma administração como mediação Segundo Vitor Paro?
Então, segundo Henrique Paro, na escola básica, o caráter mediador da administração deve dar-se de forma a que tanto as atividades-meio (direção, serviços de secretaria, assistência ao escolar e atividades complementares, como zeladoria, vigilância, atendimento de alunos e pais), quanto a própria atividade-fim, ...
Quais as duas posições antagônicas sobre o problema de administração escolar para Vitor Paro?
De maneira geral, pode-se considerar que as colocações acerca do problema da Administração Escolar, no Brasil, tendem a se movimen- tar entre duas posições antagônicas: de um lado, a defesa dos proce- dimentos administrativos na escola sob a forma de adesão ao emprego, aí, dos princípios e métodos desenvolvidos e ...
O que é cultura organizacional para Libâneo e qual sua influência na organização escolar?
Segundo Libâneo (2004: 109) a cultura organizacional permite entender que o acontece na escola e “pode ser modificada pelas próprias pessoas (...), num rumo que responda aos propósitos da direção, da coordenação pedagógica, do corpo docente” Trata-se de um conceito que engloba tanto os fatos materiais quanto os ...
O que é gestão escolar e gestão pedagógica?
Práticas administrativas
Porém, enquanto a gestão pedagógica fica mais ligada à administração do currículo e do plano pedagógico da escola, a gestão escolar fica encarregada pelo gerenciamento dos recursos financeiros, materiais e de pessoas da instituição.
Qual o objetivo da gestão pedagógica?
Oferecer formação continuada para os professores e para a equipe pedagógica. Planejar e facilitar reuniões com professores, pais e alunos. Auxiliar a escola na implementação da tecnologia educacional. Facilitar a adequação dos materiais didáticos, planos de aula e práticas pedagógicas à BNCC.
Quais são as dimensões da escola?
São dimensões da Escola: projeto pedagógico, recursos físicos e pedagógicos, comunidade escolar, gestão, política para a melhoria de resultados, metas ambiciosas, descentralização – autonomia, informação detalhada, acesso ao conhecimento das melhores práticas, prestação de contas, etc.
Quais as dimensões de gestão escolar?
- Gestão por Excelência;
- Gestão Tecnológica;
- Gestão de Infraestrutura;
- Gestão de Relacionamento com a Sociedade;
- Gestão de Pessoas;
- Gestão Financeira;
- Gestão da Comunicação;
- Gestão Pedagógica.
Quais são as dimensões da educação?
A educação pode ser entendida por meio das Dimensões da Educação: Conhecimento, criação e sistematização, Programas e Cursos, e Resultados. As dimensões de Conhecimento e Programas e Cursos são a base para atingir a dimensão de Resultados, esta relação implica em enfoques diferentes nos processos de avaliação.
Quais são os tipos de gestão escolar?
- Burocracia e administração centralizada. Como o próprio nome diz, nesse modelo de gestão escolar a tomada de decisões e o planejamento são centralizados na direção da escola. ...
- Burocracia e administração descentralizada. ...
- Coordenadores de turno. ...
- Gestão participativa.
Quais são os três pilares da gestão escolar?
Por isso, é imprescindível que a instituição tenha total controle sobre os três principais pilares da gestão escolar: pedagógico, financeiro e administrativo. Esses pilares estimulam a otimização de tempo e de processos, buscando garantir autonomia administrativa, financeira e pedagógica.
O que é um gestor pedagógico?
O gestor pedagógico é o mediador de todo o processo de implementação do projeto pedagógico na Instituição de Ensino, gerando reflexão em todos os segmentos abordados. Por este motivo, precisa administrar o ambiente de trabalho articulando, intervindo e mediando de forma a conduzir todos ao objetivo final.
O que é cultura organizacional para Libâneo?
Com isso, podemos compreender que cultura organizacional, ainda conforme Libâneo (2012, p. 441): [...] pode ser definida como um conjunto de fatores sociais, culturais e psicológicos que influenciam os modos de agir da organização como um todo e o comportamento das pessoas em particular.
O que significa cultura organizacional na escola?
Afinal, o que é cultura organizacional? Resumidamente, a cultura de uma organização é a representação de todas as relações presentes em seu cotidiano. Os hábitos de comunicação, a forma de tomar decisões, o projeto pedagógico e outros fatores igualmente relevantes fazem parte da cultura de uma instituição.
O que é cultura organizacional de uma escola?
Essa cultura organizacional de escola, diz respeito às caraterísticas culturais não apenas de professores, mas também de alunos, funcionários e pais e encarregados de educação. Este tipo de cultura escolar pode aparecer sob duas formas: como cultura instituída e como cultura instituinte.
Quem é o professor Vitor Henrique Paro?
Foi pesquisador sênior na Fundação Carlos Chagas e professor titular na PUC-SP. Atualmente é professor titular (Colaborador Sênior) da Faculdade de Educação da USP, onde exerce a pesquisa, a docência e a orientação de discípulos em nível de pós-graduação.
O que o autor Vitor Henrique Paro quer dizer quando ele fala que o ser humano e a transcendência da natureza?
Significa que ele vai-se tornando mais humano (histórico) à medida que à sua natureza vai acrescentando cultura, pela apropriação de conhecimentos, informações, valores, crenças, habilidades artísticas etc. etc.
Qual artigo arma branca?
Quem tem hipotireoidismo pode consumir inhame?