O que é adicional?

Perguntado por: Mateus Matos de Silva  |  Última atualização: 16. Februar 2022
Pontuação: 4.5/5 (15 avaliações)

Adicional, no Direito do trabalho, é o acréscimo salarial devido ao trabalhador que labora em condições mais gravosas, ou seja, em condições ou horários considerados fora da normalidade, e que podem prejudicar de alguma forma a integridade física e mental de quem o presta.

Quais são os adicionais?

Os adicionais são valores acrescidos ao salário dos colaboradores visando a compensação por algum fator atenuante em sua jornada de trabalho. Esses fatores compreendem o adicional noturno, de periculosidade e insalubridade.

O que é adicional ao salário?

A lei prevê que quando o trabalho se dá em condições “fora do normal”, a remuneração deve ser acrescida de adicional ou adicionais. Adicional é tudo aquilo o que suplementa, o que se acrescenta. É um valor que se soma à remuneração do trabalhador como complemento por este laborar em condições adversas.

Quais são os 3 tipos de adicionais?

Além do salário, os trabalhadores podem receber alguns adicionais em seus contracheques. Neste post, vamos falar sobre três desses adicionais salariais: o adicional de insalubridade, o de periculosidade e o pagamento de horas extras.

Quem tem direito ao adicional?

Além de estar na legislação, o adicional por tempo de serviço é direito de todos os colaboradores, pois é uma forma de reconhecimento pela dedicação do profissional. Desta forma, não faz sentido uma parte dos funcionários receber o benefício e a outra não.

Cartão de Crédito Adicional Como Funciona? | Viagem com Pontos

28 questões relacionadas encontradas

Quais as profissões que têm direito ao adicional de periculosidade?

Quais as Profissões Com Maior Índice de Periculosidade
  1. 1 - Veterinários. ...
  2. 2 - Fiscais de imigração. ...
  3. 3 - Operadores de tratamento de água. ...
  4. 4 - Técnicos de instrumentação médica. ...
  5. 5 - Coletores de lixo. ...
  6. 6 - Policiais e seguranças. ...
  7. 7 - Caminhoneiros e motoristas em geral.

Como saber se tenho direito ao adicional de insalubridade?

Para definir se há exposição de insalubridade, o profissional competente (Engenheiro de Segurança do Trabalho da empresa) deve elaborar um laudo após a realização de análise técnica nos postos de trabalho para apurar se há efetivo contato com agentes insalubres, o grau de exposição desse contato e eventuais meios para ...

Quais são os 3 adicionais previsto em lei?

Os principais adicionais são entre outros: hora extra, noturno, insalubridade, periculosidade, transferência, penosidade. ... A hora extra está prevista no art. 7º, XVI, da Constituição Federal e no art.

Quais são os adicionais previstos na CLT?

CLT: 5 adicionais que podem ser pago aos trabalhadores
  • Adicional de Hora Extra. Conforme determina o art. ...
  • Adicional Noturno. ...
  • Adicional de Transferência. ...
  • Adicional de Periculosidade. ...
  • Adicional de Insalubridade.

Quais são os adicionais de risco?

Os adicionais de insalubridade e de periculosidade são uma compensação financeira paga aos trabalhadores que estão expostos aos riscos provenientes da profissão. O adicional de periculosidade ou insalubridade terá reflexos em horas extras, 13º salário, férias acrescidos do terço constitucional, FGTS e aviso prévio.

O que são trabalhos adicionais?

Adicionais - são acréscimos pagos ao empregado em razão do maior desgaste na prestação de serviços.

O que é adicional legal?

Adicional, no Direito do trabalho, é o acréscimo salarial devido ao trabalhador que labora em condições mais gravosas, ou seja, em condições ou horários considerados fora da normalidade, e que podem prejudicar de alguma forma a integridade física e mental de quem o presta.

Quais os principais adicionais existentes na folha de pagamento?

Proventos o que são?
  • Salário. ...
  • Remuneração. ...
  • Horas Extras. ...
  • Adicional de Insalubridade. ...
  • Adicional de Periculosidade. ...
  • Adicional Noturno. ...
  • Adicional de Transferência. ...
  • Salário Família.

O que são os adicionais fixos?

Além do salário, ainda fazem parte da remuneração fixa os itens referentes aos adicionais obrigatórios, como insalubridade e adicional noturno (quando for o caso), e à política de benefícios, como vale-alimentação, vale-transporte e plano de saúde.

Quantos adicionais O trabalhador poderá receber?

Adicional sobre o salário faz parte dos direitos trabalhistas. Isso quando a jornada de trabalho exceder o limite de horas diárias, 8 horas por dia. Mas também, quando a atividade coloca o empregado em situação de perigo à saúde e danos futuros.

O que são os adicionais de remuneração Cite 5 exemplos explicando os?

Bem, são aquelas as quais são valores fontes para cálculo de 13º salário; férias; rescisões; horas extras; adicional noturno; adicional de periculosidade; adicional de insalubridade; descanso semanal remunerado; comissões; gratificações; prêmios de assiduidade; prêmios desde que habituais triênios, anuênios, biênios; ...

O que diz a CLT sobre adicional noturno?

Cada hora trabalhado no período noturno deverá ser paga com um acréscimo de, no mínimo, 20% (vinte por cento) sobre o valor da hora diurna (artigo 7º, IX da Constituição Federal e artigo 73 da CLT). Esse percentual poderá ser maior quando previsto através de Acordo ou Convenção Coletiva de Trabalho.

Quais são os adicionais de insalubridade e periculosidade?

No ambiente de trabalho diversas profissões ou funções realizadas no dia a dia oferecem riscos à saúde e segurança do trabalhador. Para os trabalhos considerados insalubres, a legislação trabalhista prevê o pagamento de acréscimos ao salário, denominados de adicionais de insalubridade e de periculosidade.

Qual a porcentagem correspondente ao adicional?

Para descobrir o valor do adicional basta fazer o cálculo da porcentagem de 30% com base no salário do colaborador.

Quem tem direito ao adicional de insalubridade e periculosidade?

Se as atividades forem consideradas perigosas (inflamáveis, explosivos e eletricidade), tem direito à periculosidade. Se as atividades a expõe a agentes insalubres, tem direito ao adicional de insalubridade.

Como saber se uma função é insalubre?

Assim, são consideradas insalubres as atividades ou operações que por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, expõem o empregado a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza, da intensidade do agente e o tempo de exposição aos seus efeitos.

Quando é devido o adicional de insalubridade?

O adicional de insalubridade é uma compensação ao trabalhador exposto a agentes nocivos no ambiente de trabalho. Todo colaborador que está trabalhando em ambientes com condições insalubres de trabalho tem o direito de receber um adicional ao salário referente à essa condição.

O que acontece com a empresa que não paga insalubridade?

Em casos de não pagamento do adicional de insalubridade, a empresa é obrigada a realizar uma perícia técnica no local de trabalho e, havendo a constatação, o empregador é obrigado a pagar o adicional de insalubridade.

Quais atividades são consideradas periculosidade?

Podemos citar como atividades e operações perigosas o manuseio, transporte e fabricação de explosivos, inflamáveis, exposição a raios ionizantes ou substâncias radioativas, exposição à energia elétrica e exposição a roubos ou violência física, como segurança pessoal e patrimonial.

Quais são as verbas da folha de pagamento?

Integram o salário a importância fixa estipulada, as gratificações legais e as comissões pagas pelo empregador. Ou seja, o valor que deverá constar na folha de pagamento é o salário base acrescido das variáveis de remuneração, incluindo os descontos previstos — sobre isso falaremos a seguir.

Artigo anterior
Como ver quanto tempo tenho de ps plus?
Artigo seguinte
Qual é o pior jogo de 2020?