O que é adaptação curricular para alunos com deficiência intelectual?

Perguntado por: Gonçalo Ivan Martins Henriques  |  Última atualização: 22. April 2022
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As adaptações curriculares, de acordo com os estudos na área, constituem‐se como oportunidades educacionais que proporcionam aos alunos com deficiência o acesso ao currículo e a aprendizagem dos conteúdos escolares (ROSSETO, 2005; OLIVEIRA, 2008; LOPES, 2010).

Como deve ser as adaptações curriculares na área da deficiência intelectual?

Ao professor deverá ser assegurado o suporte necessário para que em sala de aula possa disponibilizar de todos os meios, métodos, técnicas e recursos a fim de garantir ao aluno deficiente intelectual, todas as possibilidades para o seu desenvolvimento.

Como fazer adaptação curricular para alunos com deficiência intelectual?

Em texto, em foto, verbalmente, em uma canção, em quadrinhos, em cartaz, em fantoches, em atividades ao ar livre, com objetos concretos. Quando vamos adaptar atividades a criatividade não pode ter limites. Mas lembre-se de ser criativo pensando no que faz sentido para o seu aluno, dentro da realidade dele.

O que significa adaptação curricular?

Adaptações Curriculares

São modificações do planejamento, objetivos, atividades e formas de avaliação, no currículo como um todo ou em aspectos dele, de forma a acomodar TODOS os alunos.

Qual a importância da adaptação curricular no processo de aprendizagem de alunos com deficiência intelectual?

Assim, a adaptação curricular quebra a barreira do padrão, auxiliando o currículo oficial, especificando e estruturando um caminho para nortear a prática pedagógica por meio de um planejamento desenvolvido pelos professores da Educação Especial e do ensino regular, no intuito de apoiar os alunos com deficiência e, em ...

Adaptação Curricular para alunos com deficiência - Prof. Camila Rodrigues

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Qual a importância das adaptações curriculares para o aluno Público-alvo da ed especial?

A adaptação curricular é necessária para permitir aos alunos com deficiência um caminho para alcançar os conteúdos curriculares e para que se torne possível é necessário o trabalho em conjunto dos profissionais envolvidos na educação (MARQUES; DUARTE, 2013).

O que é mais importante ao realizar adaptações curriculares?

Um fator importante de inserção do aluno especial na escola é que se deve manter as atividades físicas dos mesmos. Porém, estas devem ser realizadas junto às turmas mais jovens, para evitar acidentes e possíveis estresses ao aluno. Para a adaptação curricular, o trabalho na grade da criança especial é fundamental.

Quais são os dois tipos de adaptações curriculares?

De modo geral, pode-se falar em dois tipos de adaptações curriculares, as chamadas adaptações de acessibilidade ao currículo e as adaptações pedagógicas (SME-RJ, 1996).

O que são adaptações curriculares passei direto?

b ) As adaptações curriculares são resumos para promover maior eficácia educativa.

Como elaborar atividades adaptadas?

5 dicas para criar atividades adaptadas na Educação Especial
  1. Dica #1: Leia e Releia! ...
  2. Dica #2: Ensine Palavras Muito Utilizadas. ...
  3. Dica #3: Forneça Repetição com Variedade. ...
  4. Dica #4: Exemplifique e Suporte a Comunicação. ...
  5. Dica #5: Sucesso atrai mais sucesso!

Quais são as principais adaptações necessárias para ensinar as pessoas com diferentes condições de deficiência?

Quais adaptações são necessárias para receber alunos com necessidades especiais?
  • Preparo do corpo docente. ...
  • Adaptação do projeto pedagógico. ...
  • Uso da tecnologia. ...
  • Medição do desempenho. ...
  • Conhecer o estudante de forma integral. ...
  • Fomentar um ambiente de cooperação e livre de preconceitos. ...
  • Parceria entre escola e família.

Como fazer adaptação curricular para alunos especiais?

Envolva todo grupo de alunos: Sempre traga o tema do respeito ao tempo do outro, das habilidades individuais e das diferenças para sua prática; Você pode até sugerir que os próprios alunos confeccionem materiais diversificados para auxiliar a aprendizagem de um colega da turma.

Quais os principais objetivos das adaptações curriculares de acordo com o MEC?

Reconhecidamente, as adaptações curriculares constituem uma possibilidade para atender às dificuldades de alunos com deficiência, ou que apresentem dificuldades de aprendizagem, favorecendo a apropriação do conhecimento escolar e contribuindo com o seu processo de aprendizagem.

Como deve ser o currículo para educação especial?

De acordo com os Parâmetros Curriculares para a educação inclusiva (1998), o Currículo é construído a partir do projeto pedagógico da escola e deve viabilizar a operacionalização do mesmo, orientando as atividades educativas, as formas de executá-las e definindo as suas finalidades.

Como preencher adequação curricular?

No formulário de Adequação Curricular, é importante descrever ações, procedimentos, metodologias, modificações de pequeno e grande porte realizadas em sala de aula e em âmbito educacional.

Como preencher o anexo III?

Preencher o campo Nome,matricula e cargo e abaixo o carimbo das respectivas funções. Anexar cópias com carimbo confere com a original e carimbo e assinatura do diretor das Admissões/Dispensas e Contratos/Extinções.

O que é o anexo 3 educação especial?

Sugere-se no Anexo III desta instrução, um roteiro para registro da adaptação curricular realizada pelo professor da classe/aula regular. metodológica para atendimento de pessoas com dificuldades de comunicação, interação social, comportamento e aprendizagem.

Quais os três níveis de adaptação curriculares?

Realizam-se em três níveis:

no âmbito do projeto pedagógico (currículo escolar); no currículo desenvolvido na sala de aula; no nível individual.

Quais são as adaptações curriculares de pequeno porte?

As Adaptações Curriculares de Pequeno Porte (Adaptações Não Signifi- cativas) são modificações promovidas no currículo, pelo professor,de forma a permitir e promover a participação produtiva dos alunos que apresentam necessidades especiais no processo de ensino e aprendizagem, na escola regular, juntamente com seus ...

Quais as adaptações que fazem parte do currículo para garantir a inclusão e permanência do aluno com necessidades educacionais especiais no ensino regular?

De modo geral dentre essas adaptações que fazem parte do currículo, para garantir a inclusão e a permanência do aluno com necessidades educacionais especiais no ensino regular, estão: ▪ A criação de condições físicas, materiais e ambientais na sala de aula; ▪ Favorecer o melhor nível possível de comunicação e interação ...

É importante o aprendizado do uso das adequações curriculares para todos os professores?

As adequações curriculares são necessárias para que os alunos com deficiência intelectual tenham as mesmas oportunidades de aprendizagem que os demais. As adequações são resultado do trabalho colaborativo de toda equipe escolar e da interação do professor da SAAI com o professor da sala de ensino regular.

O que as adaptações curriculares deverão focar no âmbito do projeto pedagógico?

As adaptações curriculares no nível do projeto pedagógico devem focalizar, principalmente, a organização escolar e os serviços de apoio. Elas devem propiciar condições estruturais para que possam ocorrer no nível da sala de aula e no nível individual, caso seja necessária uma programação específica para o aluno.

De quem é a responsabilidade da realização das adaptações curriculares?

A responsabilidade da realização das adaptações curriculares é de todos os atores sociais nela inscritos, uma vez que se trata de uma determinação das leis que regem a educação brasileira, a LDB (Lei de Diretrizes de Base) em conjunto com o Plano Nacional da Educação garantem que a participação ativa da comunidade ...

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