O que é acreditação e qual sua importância?

Perguntado por: Fábio Mateus de Marques  |  Última atualização: 21. April 2025
Pontuação: 4.2/5 (40 avaliações)

A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde.

Qual é a importância da acreditação?

Promover a qualidade e segurança do paciente deve ser o objetivo de qualquer instituição de saúde. A Acreditação permite a melhoria contínua desses fatores. Qualquer instituição de saúde preza pela segurança do paciente e quer ter a qualidade do seu atendimento reconhecida.

O que significa acreditação?

Acreditação é o processo pelo qual uma instituição ou órgão competente atesta a competência técnica de uma empresa para prestar um serviço ou fornecer um produto. De forma simples, também podemos dizer que as acreditações são voltadas ao atendimento de requisitos.

O que é acreditação hospitalar resumo?

A acreditação hospitalar é um método de avaliação dos serviços de saúde que visa assegurar a qualidade e a segurança assistencial. Ela ocorre por meio de padrões e requisitos previamente definidos pela entidades de acreditação.

Que benefícios a acreditação gera para os pacientes?

Nesse mesmo cenário, foram identificados como benefícios: a o aumento da segurança para os pacientes e profissionais; a possibilidade de ampliar a qualidade da assistência; a capacitação e a educação permanente do profissional; o fortalecimento do trabalho em equipe; a melhoria contínua; a otimização dos processos do ...

Acreditação: o que é e qual sua importância

23 questões relacionadas encontradas

Quais são as principais vantagens da acreditação?

Vantagens da Acreditação para os profissionais:
  • Maior integração entre equipes;
  • Possibilidade de desenvolvimento;
  • Redução de riscos de acidentes de trabalho;
  • Maior qualidade de vida;
  • Aumento da produtividade;
  • Valorização do currículo.

Quais os três princípios fundamentais do processo de acreditação?

O processo de acreditação é pautado por três princípios fundamentais: é voluntário, feito por escolha da organização de saúde; é periódico, com avaliações das organizações para se obter a certificação e durante o período de validade do certificado; sendo reservado, ou seja, as informações coletadas no processo de ...

Quais são os 3 tipos de acreditação hospitalar?

Para serem certificados, hospitais e clínicas médicas são avaliados em três níveis.
  • Nível 1 – Segurança. ...
  • Nível 2 – Gestão integrada. ...
  • Nível 3 – Excelência em gestão. ...
  • Nível 1 – Acreditado. ...
  • Nível 2 – Acreditado Pleno. ...
  • Nível 3 – Acreditado com Excelência.

Qual a finalidade de um serviço de saúde ser acreditado?

A acreditação tem foco na padronização e melhoria contínua de processos. A partir do momento em que opta por buscar a acreditação externa, a organização de saúde deixa evidente seu comprometimento com a qualidade e segurança dos serviços prestados e, consequentemente, com a saúde e bem-estar do paciente.

Quais são as principais vantagens da acreditação hospitalar?

Vantagens resultantes da Acreditação Hospitalar. As expressões dos gestores da qualidade apontam que as vantagens advindas da Acreditação hospitalar se relacionam com a melhoria da qualidade do gerenciamento e também, da assistência ao usuário.

Qual a importância da acreditação hospitalar?

A acreditação hospitalar é uma das ferramentas mais importantes quando se trata de estabilizar perspectivas em um estabelecimento de saúde. Trata-se de um processo por meio do qual um órgão, ou instituição, confere a competência técnica de uma empresa para executar determinados serviços ou ministrar produtos.

Quais são as etapas da acreditação?

Etapas do Processo de Acreditação
  • Processo de inscrição (3 dias)
  • Autavaliação (60 dias)
  • Avaliação externa (60 dias)
  • Emissão do parecer final (60 dias)

Quais são as principais normas de acreditação?

As principais normas de acreditação
  • Organização Nacional de Acreditação (ONA) ...
  • Departamento de Inspeção e Controle de Qualidade (DICQ) ...
  • Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC) ...
  • O processo de inscrição. ...
  • A realização das auditorias. ...
  • Análise e avaliação pela CALC.

Qual a importância da acreditação para a Enfermagem?

A acreditação hospitalar para trazer melhorias para a qualidade da assistência exige trabalho com vistas à interdisciplinaridade e superação da fragmentação institucional da assistência, fazendo com que os profissionais se organizem para entender a lógica do cuidado integral e atingirem, consequentemente, a qualidade ...

Qual é o impacto da acreditação no trabalho da enfermagem?

Conclui-se que as boas práticas da qualidade em serviços da saúde nos hospitais, quando associada à acreditação, proporciona aumento da produtividade, maior satisfação ao paciente e agrega valor à instituição. Palavras-chave: Acreditação hospitalar.

Como surgiu a acreditação hospitalar?

A acreditação hospitalar surgiu nos Estados Unidos a partir de uma iniciativa do Colégio Americano de Cirurgiões que, em 1924, criou o Programa de Padronização Hospitalar cujo objetivo era estabelecer padrões para garantir a qualidade da assistência aos pacientes (Feldman et al., 2005).

Qual a maior acreditação hospitalar?

Principais acreditações hospitalares
  1. Organização Nacional de Acreditação (ONA) ...
  2. Joint Commission International (JCI) ...
  3. Health Information and Management Systems Society (HIMSS) ...
  4. Accreditation Canada. ...
  5. Health Standards Organization (HSO) ...
  6. Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA)

Quem realiza a acreditação?

No Brasil, a Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) faz parte do Inmetro.

Quem realiza a acreditação hospitalar?

Existem dois tipos de acreditação hospitalar: Nacional: feita por entidades do país-sede da empresa e normalmente tem apenas valor regional. Internacional: realizada por órgãos independentes internacionais, com validade mundial e fiscalização pelos maiores hospitais do planeta.

Quem certifica a acreditação hospitalar?

Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde. Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar / Secretaria de Assistência à Saúde.

Qual a norma para acreditação hospitalar?

Os benefícios de adoção da norma ISO 9001 para uma organização de saúde são inúmeros. No entanto, o principal deles é a garantia da qualidade hospitalar, que reflete diretamente na saúde do paciente. Como consequência, uma instituição que obteve a certificação passa a ter um diferencial competitivo no mercado.

O que significa ONA no hospital?

RESUMO. A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde. Desde 1999, a ONA trabalha para que as instituições de saúde no Brasil adotem práticas de gestão e assistenciais que levem à melhoria do cuidado para o paciente.

Quem fiscaliza a ONA?

Nascida em 1999, a ONA completa neste ano 20 anos de existência. Vale destacar que ela não exerce função regulatória ou de fiscalização. As instituições de saúde são livres para adotar ou não os critérios da ONA. A ONA avalia 3 pilares das instituições de saúde.

Artigo anterior
Qual é o meio de transporte mais utilizado no Brasil?
Artigo seguinte
Como contar a respiração de um paciente?