O que é ácido lático educação física?

Perguntado por: Camila Adriana de Cunha  |  Última atualização: 17. Januar 2025
Pontuação: 4.9/5 (30 avaliações)

O ácido lático é um subproduto da glicólise, um dos processos metabólicos que o corpo usa para produzir energia durante o exercício intenso. O ácido lático é o termo coletivo usado para descrever os íons lactato e hidrogênio que são subprodutos desse processo.

O que é ácido láctico e qual sua função?

Tá, mas qual a função do ácido lático? Esse ácido faz parte do Fator Natural de Hidratação (NMF) da nossa pele. Ele ajuda na retenção de água na pele, o que faz toda a diferença para a saúde da derme. Esse composto faz parte do grupo dos alfa-hidróxiácidos (AHAs), substâncias que servem para tudo!

O que é ácido lático nos músculos?

O ácido láctico é um importante combustível para o corpo durante o repouso e exercício. É usado para sintetizar glicogénio do fígado e é uma das nossas fontes de energia mais importantes. Latico é a fonte de combustível preferido em tecidos altamente oxidativos, como músculo e fibras musculares do coração.

Por que se forma ácido lático durante os exercícios?

Quando uma pessoa realiza esforço físico, seu organismo "queima" a glicose que está armazenada no corpo, juntamente com o oxigênio proveniente da respiração. Essa reação produz energia. Se o exercício estiver além do que a pessoa está condicionada, o organismo queimará a glicose sozinha e produzirá ácido lático.

O que é lactato no exercício físico?

A dosagem de lactato é um exame de sangue que mede a quantidade de ácido lático presente no sangue. O ácido lático é um subproduto normal do metabolismo da glicose que é produzido quando o corpo não consegue obter oxigênio suficiente para atender às necessidades musculares durante o exercício.

FÍSICO EXPLICA FÍSICA QUÂNTICA DE FORMA SIMPLES | Lutz Podcast

30 questões relacionadas encontradas

O que significa ácido lático lactato?

O ácido lático (lactato) é um intermediário do metabolismo dos carboidratos, sendo o principal metabólito do glicogênio, em anaerobiose.

Qual a diferença entre o ácido lático e lactato?

Para começar, é importante esclarecer que ácido lático e lactato são duas formas do mesmo composto. Em condições ácidas, como as que ocorrem durante o exercício intenso, o lactato se transforma em ácido lático. No entanto, é a forma de lactato que predomina no corpo humano, incluindo no sangue.

Como eliminar o ácido lático causado por exercícios físicos?

O ácido láctico se dispersa 30 minutos ou uma hora após os exercícios, e o alongamento também ajuda a liberá-lo. Descanse após os exercícios, mas mantenha uma vida ativa! Quanto mais você estiver em forma, menos glicose seu corpo precisará queimar e menos o ácido láctico se acumulará.

Qual a consequência do acúmulo de ácido lático no músculo?

O acúmulo de ácido láctico é também associado à diminuição na geração máxima de força, e é considerado um dos principais agentes fatigantes (McArdle et al., 1992).

Como age o ácido lático?

Diferentemente dos esfoliantes físicos, o ácido lático não possui grânulos esfoliadores. O processo acontece através da reação química provocada pelo produto, que age sobre as camadas superficiais da pele, desprendendo as células mortas e promovendo sua renovação.

Como evitar o ácido lático nos músculos?

Exercite-se frequentemente. Quanto mais você estiver em forma, menos glicose seu corpo precisará queimar e menos o ácido láctico se acumulará. Você deve tentar se exercitar diversas vezes por semana. Tire um ou dois dias para descansar, permitindo que os músculos se recuperem.

Porque quando começamos a malhar os músculos doem?

Por que a dor no corpo surge após a musculação? A dor muscular, é, portanto, resultante do distúrbio metabólico necessário para a recuperação tecidual. Essa recuperação consiste na reposição de glicogênio dos músculos e pode durar minutos, horas ou até dias após o treino.

Porque os músculos doem depois do primeiro dia de academia?

Embora existam várias teorias científicas sobre por que isso ocorre, ainda não é completamente compreendido. O que se entende é que o esforço faz micro-lesões no músculo (essas lesões, no entanto, são necessárias para o fortalecimento do tecido) e o processo de reconstrução desses “rasgos” é que causa a dor.

Quem produz o ácido lático?

Geralmente, a produção fermentativa de ácido lático é realizada por bactérias láticas e, como estas requerem nutrientes específicos para seu crescimento, devem-se analisar quais delas se adaptam melhor à utilização de substratos de baixo custo como fonte de energia, não interferindo na produção de ácido lático.

Onde é produzido o ácido láctico?

Na homofermentação o ácido lático é obtido no final do metabolismo da glicose pela via glicolítica ou via Embden-Meyerhof-Parnas, em que através da ação da enzima lactato desidrogenase, o ácido pirúvico é convertido em ácido lático. Nesse processo um mol de glicose gera dois mols de ácido lático.

Onde é produzido o ácido lático?

A produção de ácido lático se dá por meio da fermentação da lactose pela bactéria Streptococcus lactis. Industrialmente, é fabricado pela fermentação controlada de hexoses de leite, milho e melaço.

Quanto tempo o músculo fica inchado depois do treino?

As dores musculares aparecem entre 24 e 48 horas após o exercício que você fez. A intensidade da dor costuma variar de acordo com a intensidade e o tempo que você praticou o exercício. Essa dor muscular ocorre por conta do desgaste metabólico, ocasionando inchaço, dor prolongada, rigidez e dor tardia.

Pode treinar com o corpo dolorido?

De forma geral, é muito importante dar de 24 a 48 horas para as partes trabalhadas se recuperarem, focando em outras regiões. Contudo, se a dor é muito intensa e/ou limitante, o melhor é dar um tempo maior de descanso.

O que causa a falha muscular?

A falha acontece quando, ao realizar a quantidade máxima de repetições da série, a musculatura trabalhada chega ao seu limite, a ponto você não conseguir mais fazer o movimento.

É normal sentir dor após o treino?

A dor pós-treino no músculo é uma dor natural provocada pelo uso do músculo. Portanto, ela aparece sempre que se inicia uma atividade, bem como quando se alteram os treinos em academias, trazendo uma carga maior para o músculo que ele não estava acostumado.

O que acontece com os músculos após o treino?

Durante o exercício, os músculos sofrem pequenas lesões em suas fibras e, após o treino, o organismo começa a repor e reparar as fibras musculares perdidas ou danificadas, promovendo o aumento do tamanho do músculo.

Quanto tempo o ácido lático fica no corpo?

Não que a associação do ácido láctico a dores relacionadas à atividade física seja equivocada. Ele tem sua parcela de culpa. Porém, estudos recentes descobriram que a substância é eliminada do organismo cerca de duas a três horas depois do término do exercício.

O que causa o excesso de ácido lático?

As causas englobam a hipóxia tecidual (p. ex., como no uso vigoroso dos músculos durante esforço, convulsões, tremores por hipotermia), algumas doenças sistêmicas e congênitas, câncer e ingestão de alguns fármacos ou toxinas (ver tabela Causas da acidose metabólica).

Quem atualmente é considerado o vilão da atividade física lactato ou H+?

O vilão, portanto, não é o lactato. Ele é utilizado como energia pelas células musculares, além de ser transformado em glicose pelo fígado e, em menor escala, também em energia pelo coração. É o lactato que te dá aquela mãozinha final para continuar correndo apesar de a acidose metabólica.

Como fazer exame de ácido lático?

Realizar coleta utilizando o tubo com o anticoagulante correspondente ao exame, homogeneizar, centrifugar a amostra, separar o plasma em tubo transporte de material e acondicionar conforme estabelecido para o exame. Transportar refrigerado (2°C a 8°C). A amostra é estável por até 14 dias refrigerada entre 2°C e 8°C.

Artigo anterior
Como saber o seu peso pelo celular?
Artigo seguinte
É possível comprar uma ilha?