O que é aceite parcial?

Perguntado por: Nelson Kevin de Faria  |  Última atualização: 25. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (17 avaliações)

Espécies de aceite
(melhor situação para o credor). Aceite limitado ou parcial –aceitante se vincula ao pagamento a ordem de pagamento mas por um valor menor do mencionado no saque. Ex: “pela metade”. As obrigações são autônomas.

O que é o aceite parcial ou qualificado?

Ocorrerá o aceite parcial ou sob condição quando o sacado aceitar a letra apenas por uma parte do valor emitido (aceite limitado ou limitativo) ou modificando condição inserta na letra, v. g., o local de pagamento (aceite modificado, modificativo ou qualificado).

Quais as consequências em caso de aceite parcial ou de recusa de aceite?

A recusa do aceite, total ou parcial, provoca o vencimento antecipado do título. Se o sacado não se comprometeu a satisfazer a obrigação documentada no título de crédito, ou comprometeu-se apenas parcialmente, o tomador ficará sem a satisfação de seu crédito ou com o mesmo satisfeito parcialmente.

Qual a consequência da recusa parcial de aceite feita pelo sacado?

Vencimento antecipado da letra - a recusa do aceite é comportamento lícito - neste caso, poderá o credor ou o tomador cobrar o título de imediato, pois o vencimento, obrigatoriamente fixado pela cambial, é antecipado com a recusa do aceite.

O que é aceite de um título de crédito?

É o ato cambial pelo qual o sacado concorda em acolher a ordem incorporada pelo título de crédito. Note-se que nada obriga o sacado a aceitar a letra de câmbio, sendo que nenhuma obrigação lhe é imputada pelo fato do sacador ter-lhe endereçado a ordem de pagamento.

Aula 13 - Aval, Aceite e Protesto

25 questões relacionadas encontradas

Qual a consequência da recusa ou do aceite parcial do sacado na letra de câmbio?

A recusa total ou parcial do aceite acarreta como consequência o vencimento antecipado da letra, provado pelo protesto. A apresentação do aceite A apresentação pode determinar o vencimento da letra: a letra sacada à vista se vence no ato em que o portador a apresenta ao sacado.

Qual a consequência da ausência do aceite na letra de câmbio?

Na letra de câmbio sem aceite, tanto o protesto por falta ou recusa de aceite quando o por falta ou recusa de pagamento devem ser tirados contra o sacador, que emitiu a ordem de pagamento não honrada, e não contra o sacado, que não pode ser compelido, sequer pelo protesto, a aceitar a obrigação inserida na cártula.

Qual a consequência para o sacador caso o sacado não aceite a letra de câmbio em existindo alguma consequência Como pode o sacador Impedi-la?

Na hipótese em que o sacado não pague o valor mencionado na letra de câmbio ao tomador, poderá o tomador cobrar o valor do sacador, na medida em que este, ao praticar o saque, tornou-se codevedor. Se o sacador não assinar, deverá ser representado por procurador nomeado por instrumento público com poderes especiais.

Quais os tipos de aceite?

O aceite, espécies e modalidades
  • O aceitante se torna o principal responsável pelo pagamento.
  • Aceite Facultativo – a apresentação do título para aceite é uma mera opção do credor. ...
  • Aceite puro e simples – o aceitante formula uma concordância total com a ordem de pagamento formulada pelo sacador.

O que é data do aceite?

O momento do aceite será qualquer data anterior à do vencimento do título. O aceitante é o devedor principal do título; caso haja recusa ao aceite, ocorre o vencimento antecipado do título, podendo o beneficiário cobrar diretamente do sacador.

O que é aceite qual seu efeito?

O aceite terá como efeito principal a vinculação do sacado como principal pagador da letra de câmbio, no entanto, considerando-se que este não está obrigado a se vincular contra sua vontade, poderá recusar o aceite, acarretando o vencimento antecipado do título, tornando-o automaticamente vencido e exigível dos co- ...

Pode o sacado limitar o aceite a uma parte da importância sacada?

26. O aceite é puro e simples, mas o sacado pode limitá-lo a uma parte da importância sacada. Qualquer outra modificação introduzida pelo aceite no enunciado da letra equivale a uma recusa de aceite. O aceitante fica, todavia, obrigado nos termos do seu aceite.

Em que hipóteses o aceite pode ser negado?

a) Avaria ou não - recebimento de mercadorias, quando não-expedidas ou não-entregues por conta e risco do comprador; b) Vícios na qualidade ou quantidade das mercadorias; c) Divergência nos prazos ou nos preços ajustados.

É vedado ao sacado riscar o aceite já dado mesmo antes da restituição da letra?

A letra pode ser apresentada, até o vencimento, ao aceite do sacado, no seu domicílio, pelo portador ou até por um simples detentor. É vedado ao sacado riscar o aceite já dado, mesmo antes da restituição da letra. O sacador, em hipótese alguma, não pode proibir na própria letra a sua apresentação ao aceite.

É possível o endosso parcial?

P: É possível ao endossante transferir parte de seus direitos e ficar com outra parte? R: NÃO, o endosso parcial é nulo. Isto porque a obrigação cartular é unitária.

Quais são os principais efeitos do endosso?

Efeitos do Endosso Translativo

Transferir a propriedade do título através da tradição; Gerar a "coobrigação", ou seja, quem endossa passa a ser devedor do título, podendo o credor cobrar o devedor principal, o endossante ou ambos.

O que se entende por cláusula não aceitável?

A cláusula “não aceitável” faz com que o título não possa ser apresentado ao sacado antes do seu vencimento (para aceite, portanto). ... Como o vencimento é definido em razão da data do aceite nos títulos a certo termo da vista, eles são incompatíveis com a cláusula não aceitável.

Tem aceite na nota promissória?

Não há aceite na nota promissória: o próprio criador do título é quem promete efetuar pessoalmente o pagamento. O emitente da nota promissória é equiparado ao aceitante: o devedor principal será o próprio emitente, portanto tudo que se aplicava ao aceitante será aplicável ao emitente.

Quem é o devedor principal da nota promissória?

b) O subscritor da nota promissória é o seu devedor principal. Por essa razão, a lei prevê que a sua responsabilidade é idêntica à do aceitante da letra de câmbio (art. 78).

Quais as modalidades de aceite da duplicata?

O aceite da duplicata poderá ser expresso ou presumido. Caso o comprador/devedor assine a duplicata e a devolva no prazo de dez dias após sua apresentação, ocorre o chamado aceite expresso, tornando a duplicata em um título de crédito exequível.

O que é aceite em protesto?

É aquele caso em que uma letra de câmbio ou uma duplicata foi emitida, enviou-se esse título para aceite e o título não foi devolvido dentro do prazo previsto, aqui poderemos ter um protesto por isso. A lei fala que se não houver a devolução no prazo legal, vai poder se utilizar do protesto mesmo assim.

O que é um protesto?

O artigo 1º da Lei 9.492, de 10 de setembro de 1997, dispõe que o protesto é o ato formal e solene pelo qual se prova a inadimplência e o descumprimento de obrigação originada em títulos e outros documentos de dívida.

Qual a diferença entre boleto bancário e duplicata?

A fatura é emitida por uma empresa e geralmente é acompanhada do boleto bancário para o pagamento. Duplicata é um crédito que funciona como uma forma facilitada de pagamento e pode ser utilizada para pagar faturas e contas sem notas fiscais.

Qual a finalidade das letras de câmbio?

Basicamente, a letra de câmbio é indicada para qualquer investidor de renda fixa que busca diversificar sua carteira de forma conservadora e rentável. São alternativas diretas aos CDBs, LCIs e LCAs e ao próprio Tesouro Direto.

É possível em uma letra de câmbio protestar um sacado não aceitante?

“O protesto — por falta de pagamento — somente poderia ser sido tirado pelo portador da cártula contra o seu sacador, e nunca contra o sacado não aceitante, conforme dispõe expressamente o artigo 21, parágrafo 5º, da Lei 9.492/97”, apontou a ministra Nancy Andrighi.

Artigo anterior
É perigoso ter cisto no rim?
Artigo seguinte
O que significa ser purificado por Deus?