O que é absorção atmosférica?

Perguntado por: Ivo Rúben Fonseca de Oliveira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (52 avaliações)

A expressão absorção atmosférica designa o processo de retenção de parte da radiação solar pelos diversos constituintes da atmosfera, incluindo as nuvens e as partículas de poeira existentes no ar. Calcula-se em cerca de 20% a percentagem de radiação solar absorvida pelas nuvens e poeiras.

O que é o processo de absorção de radiação na atmosfera?

A absorção de radiação consiste na transformação, pelas partículas, da energia disponível sob forma eletromagnética, em energia interna das partículas, a qual poderá ou não ser re-irradiada posteriormente, dependendo da estrutura eletrônica e da distribuição dos níveis quânticos da partícula.

O que absorve a radiação?

1) Uma molécula pode absorver radiação cuja energia seja suficiente para "quebrá-la" em seus componentes atômicos. Átomos instáveis podem também combinar-se para formar moléculas mais estáveis, liberando seu excesso de energia sob forma de radiação.

Quais radiações não são absorvidas pela atmosfera?

Da Fig. 2.11 vemos que na atmosfera como um todo, nenhum gás absorve efetivamente radiação entre 0,3 e 0,7 ; portanto, existe uma larga "janela". Esta região do espectro corresponde ao intervalo visível ao qual pertence uma grande fração da radiação solar.

O que é uma janela atmosférica?

Janelas Atmosféricas: regiões do espectro eletromagnético onde a absorção atmosférica é muito pequena. Nestas regiões a atmosfera é quase transparente à energia eletromagnética. Sistemas sensores a bordo de satélites artificiais.

Qual é a MAIOR estrela do Universo atualmente? Comparação de tamanho

43 questões relacionadas encontradas

Quais as principais janelas atmosféricas?

O que são janelas atmosféricas?
  • • Dióxido de carbono. Um dos maiores vilões do efeito estufa, com um teor de presença na atmosfera muito alto, o CO2 é lançado, principalmente, a partir da queima de combustíveis fósseis. ...
  • • Ozônio. ...
  • • Clorofluorcarbonetos (CFCs)

O que são janelas atmosféricas e qual é a sua importância para a aquisição de informações à distância?

Existem regiões do espectro eletromagnético onde a atmosfera quase não afeta a energia eletromagnética, isto é, a atmosfera é transparente à energia eletromagnética proveniente do Sol ou da superfície terrestre. Estas regiões são conhecidas como janelas atmosféricas.

Quais as radiações não ionizantes?

“1. Para os efeitos desta norma, são radiações não ionizantes as micro-ondas, ultravioletas e laser.

Quando a radiação solar penetra na atmosfera?

Quando a radiação solar penetra na atmosfera terrestre, sofre atenuações causadas por reflexão, espalhamento e absorção pelos constituintes atmosféricos, por partículas dispersas e nuvens (atenuações da energia solar ao atravessar a atmosfera).

O que são radiações não ionizantes exemplos?

As radiações não ionizantes são comuns em nosso dia-a-dia como a radiação solar, a luz visível, a radiação infravermelha, os campos de radiofrequências, micro-ondas, e etc.

Como se dá a absorção da radiação?

a EMISSÃO ocorre quando um elétron de um átomo “salta” de uma órbita superior para uma inferior (fundamentalização): um fóton é emitido (produzido). a ABSORÇÃO ocorre quando um fóton faz um elétron de um átomo “saltar” de uma órbita inferior para uma superior (excitação): um fóton é absorvido.

O que emite radiação?

Podem ser geradas por fontes naturais ou por dispositivos construídos pelo homem. Possuem energia variável desde valores pequenos até muito elevados. As radiações electromagnéticas mais conhecidas são: luz, microondas, ondas de rádio, radar, laser, raios X e radiação gama.

Como a radiação é transmitida?

A radiação emitida ao incidir sobre a superfície de outra matéria pode ser refletida, absorvida ou transmitida. Quando absorvida, a energia é geralmente reemitida, em diferentes comprimentos de onda.

Qual o principal componente atmosférico que absorve radiação terrestre?

O vapor d'água e o dióxido de carbono são os principais gases absorvedores neste intervalo. O vapor d'água absorve aproximadamente 5 vezes mais radiação terrestre que todos os outros gases combinados e responde pelas temperaturas mais altas na baixa troposfera, onde está mais concentrado.

Como a radiação solar é absorvida pela Terra?

Como a radiação solar chega à Terra? A radiação solar atravessa a atmosfera e chega até a superfície terrestre, aquecendo-a. Boa parte da radiação recebida é absorvida, sendo esta parte a responsável pelo aquecimento do planeta. Outra fração - a infravermelha - é refletida e não chega à Terra.

Qual o papel da atmosfera em relação à radiação solar?

Transferência de Energia na Atmosfera

A atmosfera recebe calor da radiação solar de onda curta, da radiação terrestre de onda longa e ainda da convecção, pela qual as correntes verticais de ar ascendentes libertam energia calorífica (quer sensível, quer latente) da superfície da Terra.

O que aconteceria se toda a radiação solar chegasse a Terra?

A energia do sol é parcialmente absorvida e refletida pela atmosfera pois, se ela chegasse totalmente à superfície do planeta, não existiria vida na Terra.

Quantos de radiação solar é absorvida pela Terra?

Dessa energia, apenas 6% é emitida directamente para o espaço (emissão terrestre) e 111% é absorvida pelos gases de estufa da atmosfera, que reemite depois, de volta para a superfície, uma energia correspondendo a 96% da radiação solar incidente.

Quais são os principais tipos de espalhamento da radiação solar pela atmosfera terrestre?

Espalhamento: nesse processo a radiação solar incide na atmosfera e ao interagir com esta, gerará um campo de luz difusa que se propagará em todas as direções. São três os tipos de espalhamentos: Rayleigh, Mie e não seletivo.

O que são radiações não ionizantes?

A radiação não ionizante é uma modalidade de radiação de baixa frequência e baixa energia, também denominada de campo eletromagnético, que se propaga através de uma onda eletromagnética, constituída por um campo elétrico e um campo magnético, podendo ser provenientes de fontes naturais e não naturais (UNITED STATES, ...

Quais são os tipos de radiações ionizantes?

As radiações ionizantes podem ser classificadas como diretamente ou indiretamente ionizantes, dependendo do mecanismo de ionização a elas associados. Entre as radiações diretamente ionizantes, que têm carga elétrica, destacamos as Partículas Alfa e as Partículas Beta.

Onde encontramos radiação não ionizante?

O sol é a principal fonte emissora de radiação não ionizante, pois ele emite, simultaneamente, luz visível, infravermelho e ultravioleta. Mesmo com a proteção atmosférica, onde parte da radiação é refletida, essas ondas eletromagnéticas contendo altíssimos valores energéticos conseguem alcançar o solo terrestre.

O que é espalhamento atmosférico?

É um fenômeno que ocorre quando partículas da atmosfera (gases e aerossóis) modificam a direção de propagação da radiação eletromagnética (REM) aleatoriamente, dispersando-a em todas as direções, sem que haja mudança no seu comprimento de onda.

Como são empregadas as imagens orbitais para a aquisição de dados?

Os dados que formam as imagens de satélites podem ser obtidos em sistemas passivos, por meio da captura da radiação solar refletida pela superfície da Terra. Para que tenhamos acesso às mesmas, estas devem ser enviadas para terra, por meio da conexão de antenas distribuídas ao longo da superfície (Figura 1).

Qual é a importância da radiação eletromagnética para a técnica do sensoriamento remoto?

Qual é a importância da radiação eletromagnética para a técnica do sensoriamento remoto? Resposta: É por meio da radiação eletromagnética que a energia refletida pela superfície terrestre pode ser transformada em imagem.

Artigo anterior
Qual a transitividade do verbo voltar?
Artigo seguinte
Qual é o animal que produz a seda?