O que é abdome agudo e quais são os cuidados a esse paciente?

Perguntado por: Ricardo Gonçalo Miranda Gomes Vieira  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (73 avaliações)

Abdome agudo é uma síndrome clínica caracterizada por dor na região abdominal, não traumática, súbita e de intensidade variável associada ou não a outros sintomas e que necessita de diagnóstico e conduta terapêutica imediata, cirúrgica ou não.

Quais os cuidados de enfermagem ao paciente com abdome agudo?

Manter o equilíbrio hidroeletrolítico; Registrar manifestações cutâneas gerais, especialmente aquelas que podem denunciar alterações na circulação sanguínea; Relatar característica, intensidade, localização e fatores que agravam ou aliviam a dor do paciente.

O que é o abdome agudo?

O termo Abdome Agudo pode ser definido como um processo intra-abdominal causando dor severa e, frequentemente, requerendo intervenção cirúrgica de emergência.

Quais os tratamentos para abdome agudo?

Tratamento do abdome agudo

Os pacientes com dor abdominal intensa devem ser tratados criteriosamente com analgésicos apropriados, como a morfina. Na maioria dos casos, a conduta é cirúrgica.

Qual é a rotina de abdome agudo?

A rotina de abdome agudo inclui: radiografia de abdome AP em ortostase e decúbito dorsal + radiografia do tórax em ortostase (3 incidências no total).

Abdome agudo (Parte 1) - Dor abdominal - Aula SanarFlix

39 questões relacionadas encontradas

Como é feito o exame de abdome agudo?

O raio-x de abdome agudo consiste na obtenção de 3 imagens, previamente: Raio-x de tórax, que deverá ser realizado com o paciente em pé e posicionado à frente do filme, conforme orientação do radiologista; raio-x de abdome, também com o paciente em pé à frente do filme conforme orientações; e outra imagem da área do ...

Quais são os exames de imagem que ajudam no diagnóstico do abdômen agudo?

Nos últimos anos têm entrado na rotina métodos diagnósticos de imagem cada vez mais sofisticados. Entre eles, destacam-se o ultra-som e a tomografia computadorizada.

Quais as complicações do abdome agudo?

Em se tratando de uma anomalia, sua manifestação decorre das complicações que o envolvem. Entre elas, a obstrução intestinal é a mais comum, depois o sangramento intestinal, a diverticulite, a perfuração e sua apresentação dentro da hérnia inguinal (hérnia de Littré).

Quais os cinco tipos de abdome agudo?

A classificação mais utilizada do abdome agudo é de acordo com o seu processo desencadeante:
  • Abdome agudo obstrutivo.
  • Abdome agudo perfurativo.
  • Abdome agudo vascular isquêmico.
  • Abdome agudo inflamatório.
  • Abdome agudo hemorrágico.

O que causa dor abdominal aguda?

Causas da dor abdominal aguda

A dor pode ter muitas causas como, por exemplo, infecção, inflamação, úlceras, perfuração ou ruptura de órgãos, contrações musculares descoordenadas, bloqueio devido a uma obstrução ou bloqueio do fluxo sanguíneo aos órgãos.

O que é abdome agudo na gestante?

O abdome agudo na gravidez é entidade rara, cujo diagnóstico é dificultado devido às alterações fisiológicas típicas da gravidez que tornam os achados menos evidentes. Embora o abdome agudo obstétrico seja mais comum, a dor abdominal não obstétrica apresenta considerável impacto na morbimortalidade materno-fetal.

O que significa morte por abdome agudo?

Abdôme agudo, é uma abreviação para dor abdominal aguda, e se refere a qualquer dor súbita e intensa no abdome que leva a vítima a procurar socorro médico. Se não tratado, costuma evoluir para deterioração clínica do doente. Em muitos casos é uma condição de urgência que requer diagnóstico rápido e específico.

Quais são os tipos de abdome?

Avalie o tipo de abdome, cujas formas de apresentação mais frequentes são: abdome normal ou atípico, abdome globoso, abdome em ventre de batráquio, abdome em avental, abdome pendular ou abdome escavado. Abdome normal ou atípico: plano, sem alteração do volume abdominal (Imagem 4). Imagem 4: Abdome normal ou atípico.

O que são os cuidados de enfermagem?

Quais são os principais cuidados de enfermagem?
  • Monitorar sinais vitais é o básico em cuidados de enfermagem. ...
  • Aplicar medicamentos é feito nos cuidados de enfermagem. ...
  • Promover a segurança do paciente. ...
  • Prevenir complicações de doenças. ...
  • Realizar procedimentos básicos são cuidados de enfermagem. ...
  • Prevenção de lesões por pressão.

Quais os cuidados de enfermagem para pacientes com obstrução intestinal?

Cuidados de Enfermagem ✓ Administrar somente com soluções de infusão recomendadas e prescrita. ✓ Verificar se não há hipocalemia ou hipomagnesemia antes da administração. ✓ Pacientes com obstrução intestinal devem ser monitorados após a administração, já que prolonga o tempo de trânsito no intestino grosso.

Quais os principais cuidados de enfermagem nas afecções gastro intestinais?

Resumidamente as intervenções de enfermagem nas afecções gastrintestinais incluem: evitar a infecção, alivia a dor, reduzir a ansiedade, proporcionando cuidados adicionais de enfermagem e promover a orientação perceptiva e psicológica8.

Como é classificado o abdome agudo quanto ao processo desencadeante?

Processo desencadeante: geralmente utilizada pela cirurgia de urgência. Inflamatório: apendicite, colecistite aguda, pan- creatite aguda, diverticulite, doença inflamatória pélvica, abscessos intra-abdominais, peritonites primárias e secundárias, dentre outros.

O que é o sinal de Blumberg?

O sinal de Blumberg é um sinal semiológico caracterizado por dor à descompressão brusca da parede abdominal no ponto apendicular, mais conhecido como ponto de McBurney.

O que é o ponto de McBurney?

O ponto de McBurney, também conhecido como ponto apendicular, é uma região abdominal descrita pelo cirurgião Charles McBurney. Ele encontrou a área exata que, quando comprimida profundamente e descomprimida bruscamente, desencadeia dor no paciente que tem indicativo de peritonite causada por um tipo de abdome agudo.

Quais patologias desencadeia o abdome agudo no paciente?

Sem sombra de dúvidas, a causa mais comum em jovens é a apendicite. Já em idosos é doença biliar, obstrução intestinal e isquemia/infarto intestinal. A adenite mesentérica é comum em crianças.
...
Abdome Agudo Inflamatório
  • apendicite aguda;
  • colecistite aguda;
  • diverticulite aguda;
  • pancreatite;
  • anexite aguda.

São fatores que indicam alto risco em pacientes com dor abdominal?

Dentre essas podem se destacar os cânceres em geral, doença inflamatória intestinal, história de litíase renal e biliar, quadros dispépticos, aterosclerose e aneurismas, e doenças hereditárias, como anemia falciforme e fibrose cística.

Qual melhor exame para dor abdominal?

A TC de abdomem é frequentemente utilizada na avaliação do paciente com dor abdominal, mas ainda apresenta imperfeições no diagnóstico diferencial da dor abdominal nos serviços de emergência, o exame tem excelente acurácia para vários diagnósticos como litíase renal, apendicite, dissecção de aorta, diverticulite entre ...

Qual exame para detectar causa de dor abdominal?

Hemograma; sumário de urina; amilase; RX. de tórax PA de pé; RX. de abdome PA de pé e deitado; Ultra Sonografia (US) de abdome total (após ver RX.)

O que é detectado no ultrassom de abdome total?

Doenças que o Ultrassom de abdômen total pode detectar. Os principais órgãos analisados pelo ultrassom de abdômen total são: vesícula biliar, pâncreas, fígado, baço, bexiga e rins. O exame também é capaz de analisar uma série de artérias e veias, como a veia cava inferior e a aorta.

Quais os tipos de abdome enfermagem?

Som normal: maciço (baço e fígado), timpânico (vísceras ocas); Percussão normal: macicez hepática no hipocôndrio direito; timpanismo no espaço de Traube, timpanismo nas demais regiões. Massas abdominais sólidas ou líquidas (ascite) são maciços.

Artigo anterior
O que compoe a vida?
Artigo seguinte
Quais os prazos dos recursos trabalhistas?