O que é a Zona Franca de Manaus?

Perguntado por: João Paiva  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (39 avaliações)

A Zona Franca de Manaus ou Polo Industrial de Manaus é um parque industrial brasileiro localizado na cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas.

O que é a Zona Franca de Manaus explique?

A Zona Franca de Manaus é uma área industrial criada pelo governo brasileiro na região amazônica com o objetivo de atrair fábricas para uma região pouco povoada no país e promover uma maior integração territorial na Região Norte.

O que é a Zona Franca?

Zona franca é uma área do país que se caracteriza por oferecer benefícios fiscais para as empresas ali instaladas. Seu principal objetivo é incentivar o desenvolvimento econômico de uma determinada região.

Qual é o objetivo da criação da Zona Franca de Manaus?

A Zona Franca de Manaus (ZFM) foi criada pelo Decreto-Lei no. 288, de 1967, como área de livre comércio, beneficiária de incentivos fiscais, com o objetivo de ocupação do território amazonense.

Qual a importância da Zona Franca?

A criação de novas zonas francas pode contribuir – e muito – para melhorar a situação econômica do país. Para isso, contudo, é necessário que haja um alinhamento entre a União, Estados e Municípios, tendo como premissa de curto prazo a diminuição da carga tributária pelos incentivos fiscais.

A história da Zona Franca de Manaus - TecMundo

28 questões relacionadas encontradas

Quais os pontos positivos da Zona Franca de Manaus?

Redução de 75% do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica, inclusive adicionais de empreendimentos classificados como prioritários para o desenvolvimento regional, calculados com base no Lucro da Exploração até 2013; e. Isenção da contribuição para o PIS/PASEP e da Cofins nas operações internas na Zona Franca de Manaus.

Qual foi a importância da criação da Zona Franca de Manaus para região Norte?

Com a criação da Zona Franca de Manaus, a região Norte foi efetivamente colocada no mapa do Brasil, possibilitando com que a cidade de Manaus alcançasse o oitavo PIB brasileiro, sendo a primeira do ranking no eixo Norte/Nordeste, além de ser a sétima cidade mais populosa do país.

Qual a finalidade da criação das áreas de livre comércio?

Os objetivos principais das ALCs são a melhoria na fiscalização de entrada e saída de mercadorias, o fortalecimento do setor comercial, a abertura de novas empresas e a geração de empregos.

Quem faz parte da Zona Franca de Manaus?

Esta área compreende um total de dez mil quilômetros quadrados que inclui a cidade de Manaus, capital do Estado do Amazonas, e mais os municípios de Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva3 .

Quais são as zonas francas do Brasil?

Além de Manaus, as zonas de isenção de tributos questionadas são: Boa Vista e Bonfim (RR), Tabatinga (AM), Guajará-Mirim (RO), Macapá e Santana (AP), além de Brasiléia e Cruzeiro do Sul , no Acre.

Qual a diferença entre zona franca e Loja França?

Não confundir com outro regime especial, a zona franca. A loja franca foi criada como uma forma de permitir que a mercadoria estrangeira entre no território aduaneiro do Brasil e seja vendida sem o pagamento dos impostos incidentes sobre a importação a turistas em viagens internacionais (entre outros).

O que significa zona franca Verde e qual seu objetivo?

Zona Franca Verde é um dos incentivo, concedido pelo Governo Federal, para produção industrial nas Áreas de Livre Comércio implantadas no Brasil, dentro dos seus limites territoriais, a exemplo a de Macapá e Santana - AP , com obrigatoriedade da preponderância de matéria-prima de origem regional da Amazônia resultante ...

Quais as desvantagens da Zona Franca de Manaus?

O ponto fraco, digamos assim, do modelo é a distância a que se encontra dos demais centros consumidores do país, concentrados principalmente na região da costa.

Quais são os estados que têm Suframa?

Suframa significa Superintendência da Zona Franca de Manaus e foi criada para ajudar o desenvolvimento das regiões dos estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima e Amapá. É uma entidade autônoma.

Quantas empresas existem na Zona Franca de Manaus?

A Zona Franca de Manaus é uma área empresarial e industrial criada na cidade de Manaus, capital do Estado do Amazonas, cujo objetivo principal é atrair empresas e promover uma maior ocupação e integração territorial com a região Norte do país. Atualmente, existem mais de 500 empresas instaladas em seus domínios.

Como foi formada a Zona Franca de Manaus?

A Zona Franca de Manaus surgiu em 1967, durante o regime militar, por meio do Decreto-Lei nº 288/67. A finalidade inicial desse projeto era estabelecer incentivos fiscais por 30 anos para criar um pólo industrial, comercial e agropecuário na Amazônia.

São objetivos das áreas de livre comércio ALCs?

Desse modo, podemos afirmar que os objetivos principais das ALCs são:
  • a melhoria na fiscalização de entrada e saída de mercadorias;
  • o fortalecimento do setor comercial entre os países vizinhos;
  • desenvolvimento regional com a abertura de novas empresas e a geração de empregos.

Quais são as área de livre comércio?

Dá-se o nome de área de livre comércio ou zona de livre comércio a um grupo de países que concordaram em eliminar as tarifas, quotas e preferências que recaem sobre a maior parte dos (ou todos os) bens importados e exportados entre aqueles países.

Quais são as características da área de livre comércio?

Zona de livre comércio: os países unem-se para a liberação gradual de mercadorias e capitais dentro dos limites territoriais do bloco. É uma integração tímida, visando apenas aos produtos e aos lucros obtidos nessa produção.

Qual a importância dos indígenas para a cultura da região Norte?

O artesanato também recebeu intensamente a influência da cultura indígena. Faz parte do artesanato nortista objetos feitos a partir de barro, cerâmica, couro, madeira, pedra-sabão e sementes, os quais dão forma a bijuterias, artigos de decoração, entre outros.

Qual a importância dos rios para a comunidade local e para a economia da região Norte?

Os rios e o regime das águas são características peculiares da região, e, como tais, são essenciais para a sobrevivência dos povos que aqui habitam. Tanto é que se costuma dizer que “os rios são nossas estradas”, nosso meio de transporte para mobilidade e escoamento de produção e desenvolvimento da economia amazônica.

Quais são as principais atividades econômicas da região Norte?

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a economia da Região Norte do Brasil é formada, em ordem de importância, pelo extrativismo vegetal e mineral, com ênfase nas jazidas de ferro, a agropecuária, a indústria de transformação e serviços.

Quais os pontos negativos e positivos da Zona Franca de Manaus?

Pontos Positivos e Negativos
  • Desenvolvimento comercial e econômico da região.
  • Mercadorias beneficiadas com incentivos fiscais.
  • Taxas alfandegárias reduzidas.
  • Benefícios para as empresas e indústrias.
  • Geração de emprego e renda.

Quais os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus?

Na produção em Manaus, há restituição de 55% a 100% da alíquota devida de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrado pelo Estado do Amazonas. Para os federais, pode haver redução de até 88% sobre os insumos importados; e isenção do IPI, inclusive na cadeia de suprimentos subsequente do produto.

Qual o principal fator que contribuiu para atrair indústrias para a Zona Franca de Manaus?

A Zona Franca de Manaus tem como objetivos principais a consolidação da região Norte como um novo polo industrial do Brasil (atraindo empresas por meio de isenção de impostos sobre a importação de equipamentos) e como exportador de produtos.

Artigo anterior
Como saber o intervalo de uma função?
Artigo seguinte
Como calcular o conjunto das partes de um conjunto?