O que é a vazante do Pantanal?

Perguntado por: Patrícia Luciana Macedo Cunha Tavares  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (53 avaliações)

A vazante é um fenômeno típico de períodos de seca, quando o nível das águas baixa, expondo mais áreas de campos e morros. Nesse período, o céu fica mais estrelado e os animais que haviam se dispersado com a cheia, ocorrida entre outubro e março, voltam às planícies.

O que é o período de vazante?

Período de baixa no nível das águas de rio ou mar; REFLUXO; VAZA [ Antôn.: cheia. ]

Qual é a diferença entre Várzea e vazante?

De modo geral, esses terrenos estão dispostos a partir da várzea e sucedem as áreas de baixos níveis. As fases da várzea são os períodos da vazante – época em que o rio apresenta o menor volume de águas – e enchente – quando as águas, ao transbordarem, provocam inundação das terras marginais.

O que é a vazante do rio?

O que é a vazante? Segundo Luna Gripp, pesquisadora do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), o processo de vazante é caracterizado quando o nível da água desce ao longo de vários dias, durante um intervalo de tempo que é específico para cada rio.

O que é vazante geografia?

Significado de Vazante

[Brasil] Qualquer terra baixa e plana, temporariamente alagada, ao longo dos rios, lagoas e aguadas; várzea. [Brasil: Nordeste] Cultura feita à margem dos açudes ou no leito dos rios, quando estes voltam ao seu nível normal na época da estiagem.

Fazenda San Francisco - Conheça a Vazante do Pantanal!

42 questões relacionadas encontradas

O que são cheias e vazantes?

Quando a variação da quantidade de água de um determinado rio (cheias e vazantes) é proveniente das águas das precipitações, o processo é chamado de regime pluvial. Quando a oscilação do volume das águas acontece em razão do processo de derretimento de geleiras, tal fenômeno é denominado de regime nival.

O que é a foz de um rio?

Foz: é o local onde uma corrente de água, como um rio, deságua. Sendo assim, um rio pode ter como foz outro rio, um grande lago, uma lagoa, um mar ou o oceano; Afluente: é o curso d'água que deságua em um rio principal ou em um lago.

Quais são as partes de um rio?

As partes de um rio mais conhecidas são a nascente, leito e foz. Entretanto, existem outros conceitos que se relacionam com a estrutura de um curso d'água. Rio é uma corrente de água natural que se dirige para o mar, para um lago ou para outro rio.

Porque que o rio enche e seca?

Entre os fatores que contribuem para a quantidade de água de um rio estão as chuvas, a preservação das matas e o derretimento de neve acumulado nas montanhas. O Rio Amazonas, por exemplo, é alimentado pela neve derretida da Cordilheira dos Andes.

Como os rios funcionam?

Um rio (do latim rivus) é um curso de água, usualmente de água doce, que flui por gravidade em direção a um oceano, um lago, um mar, ou um outro rio. Em alguns casos, um rio simplesmente flui para o solo ou seca completamente antes de chegar a um outro corpo d'água.

O que são lagos de várzea?

O rio Solimões é um típico rio de águas brancas que percorre a Bacia Amazônia de oeste para leste, no centro da planície sedimentar. Adjacente a este rio, estão os chamados lagos de várzea. A heterogeneidade espacial e a sazonalidade são fatores determinantes para a diversidade de peixes observada nessa região.

Qual a diferença da cheia e vazantes do Pantanal?

A vazante, nesse caso sinônimo de cheia, e não enchente, característica da paisagem do Pantanal, ocorre após o período das chuvas, que vai de outubro a março.

O que caracteriza o solo de várzea?

Machado et al (1996), ressaltam que os solos de várzea são aqueles encontrados nas planícies adjacentes aos rios e lagos, desenvolvidos sobre sedimentos que se depositaram pelas águas.

Quais são as principais características do período de vazante?

O lago está submetido a flutuação do nível da água, em torno de 10 m, resultando em períodos definidos de cheia e seca. ... Durante a vazante a água flui do lago para o rio, secando quase completamente em outubro. Os períodos de cheia e seca podem variar conforme a pluviosidade na cabeceira do rio Solimões.

Em qual período ocorre as vazantes na Amazônia?

A bacia Amazônica possui o seu ciclo natural: de junho a novembro a água desce, ocorrendo a chamada “vazante” e de dezembro a maio a água sobe, realizando a “cheia”. De tempos em tempos ocorre uma cheia histórica, quando a água atinge uma altura como nunca antes.

Quais meses ocorre a vazante dos rios?

“Esse processo de vazante terá seu fim entre os meses de outubro e novembro, quando se iniciará outro ciclo de subida das águas para os rios de regime equatorial. Por outro lado, o acompanhamento das áreas inundadas na Região Metropolitana de Manaus ainda não apresentou mudanças drásticas.

Qual é a causa da seca?

As secas são o resultado de mudanças na atmosfera da Terra. Algumas são provocadas por modificações nos ventos que normalmente levam a chuva para uma determinada área. Outras são causadas pela mudança nas correntes oceânicas, que afetam a temperatura e a umidade do ar. As secas fortes podem durar meses ou anos.

Porque os rios perenes não secam?

Rios perenes: Os rios perenes são aqueles que correm durante o ano todo, mesmo durante a estação seca ou fria. Os rios perenes não secam devido ao fato de receber uma alimentação contínua e suficiente para manter o nível do rio acima da superfície terrestre mesmo na época de estiagem.

Porque acontece a cheia do Rio Negro?

A atual cheia recorde do Rio Negro é fruto do aumento dos eventos climáticos extremos que temos observado na Amazônia, causado pelo aquecimento global. O número de secas seguidas - em 2005, 2010 e 2015 - e o número de cheias extremas como essa de 2021 não param de aumentar", diz Artaxo, que também é membro do IPCC.

Quais são as partes de um rio caracterize de forma breve cada uma?

Subafluente: é o rio que deságua no rio afluente; Confluência: é o ponto de junção entre dois fluxos d'água, que se reúnem para formar um novo rio; Meandro: é o caminho tortuoso de um curso d'água; Foz ou embocadura: é o local onde uma corrente de água, como um rio, deságua.

Como se formam os rios?

Na maioria das vezes, um rio nasce depois de chuvas em regiões montanhosas. As águas do rio, que ainda está para nascer, escorrem pela superfície ou se infiltram no solo através dos espaços vazios entre as rochas, até encontrarem uma área impermeável, formando um lençol freático.

Quais são as características de um rio?

Veja os componentes de um rio e suas respectivas características. Nascente (cabeceira): local onde o rio nasce, situado sempre em um ponto mais elevado do terreno. Foz (desembocadura): ponto onde o rio termina, geralmente desaguando no mar, lago ou outro rio. Curso: caminho que o rio percorre da nascente até a foz.

Como se chama a foz de um rio?

Foz, também conhecida como desembocadura, é o local onde um curso d'água (como um rio) deságua em uma significativa acumulação de água como um lago, outro rio, mar ou o oceano.

O que é delta e foz?

Foz dos rios

Ela pode ser dividida em dois tipos: Foz estuário: quando as águas dos rios desaguam no mar ou oceano, através um único canal. Foz delta: quando as águas do rio desembocam no mar ou oceano através de redes de canais.

O que é nascente e foz de um rio?

Nascente ou cabeceira: é o local onde o rio nasce, em geral do afloramento de água do lençol freático; Curso: é a direção das águas da nascente até a foz; Leito: é caminho percorrido pelo rio, isto é, o local por onde fluem as águas; Não pare agora...

Artigo anterior
Pode congelar peça de mussarela?
Artigo seguinte
Quando vai ser o Carnaval de 2022?