O que é a transferência na psicologia?

Perguntado por: Erica Antunes de Guerreiro  |  Última atualização: 22. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (74 avaliações)

A transferência, segundo conceitos psicanalíticos, ocorre quando se projeta em pessoas do convívio presente, figuras importantes do passado do paciente. Esse processo acontece de maneira inconsciente e simbólica, sendo de grande relevância para o processo de cura.

O que é transferência para psicologia?

A transferência é o deslocamento do sentido atribuído a pessoas do passado para pessoas do nosso presente. Esta transferência é executada pelo nosso inconsciente. Para a teoria freudiana, esse fenômeno é fundamental para o processo de cura. ... O manuseio da transferência é a parte mais importante da técnica de análise.

O que Freud fala sobre transferência?

A transferência, segundo Freud, pode emergir como um exigência intensa de amor, de atenção, de reconhecinto, ou sob formas mais moderadas: desejo se ser recebido como filho(a) predileto(a), de ser alvo de uma estreita amizade (necessidade libidinal sublimada) etc.

Quais os tipos de transferência psicanálise?

Em 1912, através de sua obra “A Dinâmica da Transferência”, Freud aprofundou os seus estudos sobre a transferência, classificando-a em dois diferentes tipos: a transferência positiva e a transferência negativa.

O que é manejo da transferência?

O termo manejo da transferência é utilizado por Freud para indicar como agir com a transferência que se manifesta no início do tratamento. Todavia, o instrumento principal para reprimir a compulsão do paciente à repetição e transformá-la num motivo para recordar reside no manejo da transferência.

O que é a transferência? | Christian Dunker | Falando nIsso 30

44 questões relacionadas encontradas

O que é manejo na psicanálise?

O sujeito faz sintomas para atender às determinações desse Outro, evidenciando sua posição subjetiva frente ao que o determina, no campo do Grande Outro da linguagem. Nessa via, trabalha-se em uma análise com vários elementos para apontar a posição subjetiva daquele que nos vem falar.

Qual a função da transferência no tratamento psicanalítico?

Por meio da transferência, o paciente pode reconstruir e resolver conflitos reprimidos (causadores de sua doença). Principalmente conflitos da infância com seus pais. A transferência, segundo conceitos psicanalíticos, ocorre quando se projeta em pessoas do convívio presente, figuras importantes do passado do paciente.

Qual a diferença entre transferência e contratransferência?

A transferência e a contratransferência são uma forma de projeção típica da relação terapêutica entre paciente e terapeuta e pode-se caracterizar de forma positiva, com sentimentos de afeto e admiração, ou negativa, com sentimentos de agressividade e resistência, dependendo dos laços inconscientes e emocionais que ...

O que é transferência positiva e negativa?

A transferência pode se apresentar de três maneiras A transferência positiva, conforme definiu Freud (1912, p. 31), é constituída de sentimentos amorosos que são admissíveis à consciência, e a negativa é composta de sentimentos hostis e agressivos em relação ao terapeuta.

O que é transferência afetiva?

Em psicologia profunda, que estuda a nossa psicodinâmica inconsciente, transferência afetiva é a onda emocional de lançamos ao Outro. Ela tem duas mãos, o retorno dessa onda é a contra-transferência. Pode ser positiva, quando há simpatia agradável, ou negativa, quando há antipatia.

Por que Freud afirma que a transferência poderá comparecer como exemplo de resistência a análise?

A transferência é uma forma de retomar o amor dos pais

Podemos também associar que esse temor está próximo às experiências que o indivíduo vivenciou quando era bebê. Assim, o ambiente pode não tê-lo acolhido suficientemente bem, de modo que ele não foi capaz de se sentir existindo independentemente do olhar do outro.

O que é transferência para a psicanálise e como este conceito se aplica ao contexto de sala de aula?

Transferir é "atribuir um sentido especial àquela figura determinada pelo desejo" (Kupfer, 2005, p. 92). O professor, na transferência, carrega algo que é do aluno e é por este revestido de uma importância especial, a qual lhe garantirá poder e autoridade em sala de aula.

Por que a transferência é fundamental a uma análise?

Quando a transferência é positiva, ela é útil ao analista, pois o paciente irá agradá-lo com o objetivo de conquistar seu aplauso e amor. Por outro lado, como as relações são ambivalentes, a transferência também irá se manifestar de forma ambivalente e, neste momento, pode aparecer uma ocasião para a mudança.

Qual é a diferença entre projeção e transferência?

Para Jung a transferência acontece em todos os relacionamentos humanos e é definida com tal, para diferenciar a projeção que acontece dentro do encontro analítico, já que qualquer relação possui aspectos projetivos.

Quais são os tipos de transferências?

Existem dois tipos de transferência: DOC e TED. Muitas pessoas ficam em dúvidas sobre a diferença entre elas e qual é a mais indicada. Para realizar a transferência bancária, seja DOC ou TED, são necessárias apenas algumas informações básicas do destinatário, como nome completo, CPF ou CNPJ, o tipo e os dados da conta.

Quando a transferência para o analista se torna uma resistência?

No tratamento, o analista deve tentar controlar esses fenômenos da transferência, esses fenômenos em que a transferência se torna uma resistência – ou quando ela é erótica ou quando negativa - e possibilitar que a transferência seja utilizada a serviço da recordação, da fala, da tomada de posição pelo paciente.

Quando o paciente se apaixona pelo psicólogo o que fazer?

“Apaixonar-se” pelo Psicólogo às vezes é um processo normal de terapia. Significa apenas que o paciente está tendo sentimentos positivos e intensos por outra pessoa que o está ajudando em questões importantes. Não fuja desses sentimentos, ou de seu Psicólogo com medo.

Quando ocorre a contratransferência?

Entende-se por contratransferência as emoções que o terapeuta experimenta no decorrer de uma análise, em relação ao paciente, e que são relacionadas com circunstâncias sentidas na sua própria vida, que o afetaram consciente e inconscientemente.

O que é contratransferência para Lacan?

Para Lacan a contratransferência seria o conjunto de obstáculos imaginários que se opõem a essa ocupação do lugar do objeto. Assim, como Nasio afirma, o termo contratransferência se define não no interior da relação do psicanalistacom o seu paciente, mas no interior da relação do psicanalista com o lugar do objeto.

Qual a importância dos conceitos de transferência e contratransferência dentro da psicanálise freudiana?

Transferência e contratransferência são conceitos centrais na compreensão da relação terapêutica nas diversas vertentes da psicanálise. ... Desta forma, a transferência seria um mecanismo de resistência que se manifesta pela tentativa de impedir que a análise continue.

O que é transferência hospitalar?

A transferência de pacientes para outros hospitais é uma prática comum que, geralmente, acontece para adequar o atendimento prestado ao paciente à infraestrutura necessária e compatível à complexidade do caso. ... Quando há essa compatibilidade, a transferência é autorizada.

O que é manejo na psicologia?

O manejo será pois, a capacidade do psicoterapeuta de criar condições para que surgindo momentos regressivos seja capaz de lidar com eles, dando um suprimento, uma sustentação, exatamente ali onde o ambiente inicial falhou.

O que é o manejo clínico?

O objetivo é garantir uma assistência segura e de qualidade, ao mesmo tempo em que se impede a continuidade da transmissão do vírus. Todos os outros entram no sistema de saúde por outras vias, não relacionadas à COVID-19.

Como funciona a terapia Winnicottiana?

A Psicanálise Winnicottiana afirma que a mãe assume uma postura de acordo com as necessidades do bebê. Isso porque a mesma costuma alimentar suas ilusões, correspondendo ao que este quer. Todavia, também faz o papel inverso, o desiludindo sempre que necessário. Tudo é parte da construção do menor enquanto este cresce.

Para que a transferência surja claramente e possa ser analisada dizia Freud em 1912 o analista deve ocupar?

Para que a transferência surja claramente e possa ser analisa- da, dizia Freud em 1912, o analista deve ocupar o lugar de um espelho que só reflete o que lhe é mostrado (hoje, diría- mos o que lhe projeta o paciente).

Artigo anterior
O que acontece se a mala for maior?
Artigo seguinte
Qual é o melhor site para ganhar dinheiro na internet?