O que é a teoria do crime?

Perguntado por: António Carlos Almeida Araújo Cunha  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (27 avaliações)

A Teoria do Crime é uma disciplina do Direito Penal que abrange vários conceitos, como crime, fato típico, ilicitude e culpabilidade. Serve para verificar se um fato é enquadrado como um crime previsto na lei penal.

Quais são as teorias do crime?

TEORIAS: > TEORIA DA VONTADE - é a vontade de concretizar os elementos do tipo, desejando o resultado; > TEORIA DA REPRESENTAÇÃO - basta que o agente preveja o resultado; > TEORIA DA ANUÊNCIA - exige a ação voluntária, mas basta que o agente assuma o risco de produzir o resultado.

Qual é a teoria do crime adotada no Brasil?

A teoria do lugar do crime adotada no Brasil é a teoria da ubiquidade, expressa no art. 6º do CP, que dita que será considerado lugar do crime tanto o lugar da ação ou omissão quanto o lugar em que se produziu ou deveria produzir-se o resultado.

O que se estuda em teoria do crime?

Seus elementos são o fato típico, a ilicitude, a culpabilidade e a punibilidade. Vale ressaltar que a punibilidade, de acordo com grande parte da doutrina, não deve ser considerada característica do crime, mas sim o resultado do delito, uma vez que pela ação danosa se tem a punição.

Qual a teoria do crime adotada pelo Código Penal?

Crime é um fato típico, ilícito e praticado por agente culpável (teoria tripartite – adotada) ou um fato típico e ilícito (teoria bipartite – considera a culpabilidade como pressuposto de aplicação da pena).

TEORIA DO CRIME: entenda de uma vez por todas!

42 questões relacionadas encontradas

Quais são os três elementos do crime?

Elementos do crime

Um crime é formado por três componentes: tipicidade, ilicitude e culpabilidade.

Quais são os tipos de crimes?

  • CRIMES COMUNS E ESPECIAIS. ...
  • CRIMES COMUNS E PRÓPRIOS. ...
  • CRIMES DE MÃO PRÓPRIA OU DE ATUAÇÃO PESSOAL. ...
  • CRIMES DE DANO E DE PERIGO. ...
  • CRIMES MATERIAIS, FORMAIS E DE MERA CONDUTA. ...
  • CRIMES COMISSIVOS E OMISSIVOS. ...
  • CRIMES INSTANTÂNEOS, PERMANENTES E INSTANTÂNEOS DE EFEITOS PERMANENTES. ...
  • CRIME CONTINUADO.

O que se configura como crime?

Art 1º - Considera-se crime a infração penal que a lei comina pena de reclusão ou de detenção, quer isoladamente, quer alternativa ou cumulativamente com a pena de multa; contravenção, a infração penal a que a lei comina, isoladamente, pena de prisão simples ou de multa, ou ambas, alternativa ou cumulativamente.

O que é teoria finalista bipartida e tripartida?

Logo, para o sistema clássico, crime é o fato típico e ilícito, praticado por agente culpável. Para o sistema finalista, igualmente, crime é fato típico e ilícito, praticado por agente culpável (teoria tripartida); ou, ao revés, crime é fato típico e ilícito (teoria bipartida).

Quais são as três teorias da culpabilidade?

A seguir, analisaremos as três principais teorias que retratam os estudos feitos até hoje sobre a culpabilidade: teoria psicológica, teoria psicológico-normativa e por fim, a teoria normativa pura da culpabilidade.

O que é teoria Geral da pena?

Desse modo, a teoria absoluta da pena (ou teoria retributiva da pena) visa tão somente à imposição de pena como retribuição ao mal causado, tratando-se de consequência lógico-jurídica pelo descumprimento da lei penal.

O que a teoria finalista defende?

A Teoria Finalista da Ação funda-se no conceito de que a conduta delitiva é, como toda conduta, um comportamento humano dirigido a uma finalidade. À exceção de atos involuntários, ou reações impulsivas como aquelas decorrentes de impulsos inatos, toda conduta do homem só se concretiza para que um fim seja atingido.

O que é teoria bipartida do crime?

Para a teoria bipartida o crime é um fato típico e antijurídico (ilícito), sendo a culpabilidade apenas um pressuposto de aplicação da pena. Já para a tripartida, o crime é um fato típico, antijurídico (ilícito) e culpável.

O que diz a teoria bipartida?

A) CONCEPÇÃO BIPARTIDA

Segundo a concepção bipartida, crime é um fato típico e ilícito, pouco importando, para haver crime, se há culpabilidade e/ou punibilidade.

O que é fato típico antijurídico e culpável?

Fato típico é conduta assim descrita pela lei. Antijurídico é conduta contrária aquela descrita pela lei.... Culpável é conduta que possibilita atribuição de valor reprovável à conduta típica e antijurídica.... O Fato típico tem como seus elementos, a conduta, o resultado, o nexo de causalidade e a tipicidade.

Quais são as fases de um crime?

Essas fases percorridas pelo agente, até o momento da consumação, são o que chamamos, no direito penal, de iter criminis, que compreende quatro fases, quais sejam: cogitação, preparação, execução e consumação.

Quem comete crime é o quê?

Pessoa que cometeu um crime: 1 réu, culpado, delinquente, infrator, transgressor. Pessoa que comete faltas ou crimes: 2 bandido, bandoleiro, celerado, facínora, flagicioso, infame, malfeitor, malvado, marginal, perverso.

Quantos tipos de crimes existem no Brasil?

Apenas o Código Penal Brasileiro (decreto-lei) prevê aproximadamente 300 (trezentos) crimes.

Quais são os tipos de crimes mais comuns?

Furto; roubo; latrocínio; receptação; dano; extorsão; estelionato; e violação de direito autoral ou de direito de marca.

Quais são os crimes no Brasil?

Os tipos de crimes mais comuns no Brasil
  • crimes contra a administração pública;
  • crimes contra a pessoa;
  • crimes contra o patrimônio;
  • crimes de imprensa e contra a honra;
  • crimes ambientais;
  • crimes eleitorais;
  • crimes de resposabilidade;
  • crimes contra a propriedade imaterial;

Quais são os elementos do tipo penal?

Os elementos que compõem o tipo penal podem ser objetivos, normativos e subjetivos. Os elementos objetivos são facilmente constatados pelo sistema sensorial de cada indivíduo. Já os elementos normativos, para serem constatados, exigem a aplicação de uma atividade valorativa, ou seja, um juízo de valor.

Quais são os elementos do conceito analítico de crime?

1.2 Conceito analítico de crime (ou estratificado de crime):

O conceito analítico de crime compreende a estrutura do delito. Quer se dizer que crime é composto por fato típico, ilícito e culpável. Com isso, podemos afirmar que majoritariamente o conceito de crime é tripartite e envolve a análise destes três elementos.

Quais são os elementos da infração penal?

TIPICIDADE, ILICITUDE, CULPABILIDADE, PUNIBILIDADE.

O que é o Sistema finalista?

Teoria finalista da ação é uma teoria de Direito Penal que estuda o crime como atividade humana. Como principal nome e considerado criador pode-se citar o alemão Hans Welzel, que a formulou na Alemanha na Década de 1930.

O que é a teoria finalista da ação?

A teoria finalista considera que não existe conduta sem finalidade, passando a integrar o fato típico a relação entre o dolo e a culpa.

Artigo anterior
Qual o tratamento para lesão intraepitelial de alto grau?
Artigo seguinte
Quem pode fazer curso de limpeza de pele?