O que é a teoria da pena?

Perguntado por: Isabela Melissa de Matias  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (67 avaliações)

Prosseguindo o nosso estudo sobre teoria da pena, segundo a teoria absoluta da pena ou teoria retributiva da pena, o agente que praticar o delito será punido exclusivamente pelo fato de ter delinquido, ou seja, a pena visa retribuir o agente pela prática do crime.

O que estuda a teoria da pena?

Sanção Penal: É a resposta estatal, no exercício do ius puniendi e após o devido processo legal, ao responsável pela prática de um crime ou de uma contravenção penal. Divide-se em duas espécies: penas e medidas de segurança. – Tem como pressuposto a culpabilidade.

O que diz a teoria extremada da pena?

Teorias Extremadas da Pena

É considerada a corrente mais “rígida” ao defender a ampliação das leis penais; ou seja, mais condutas devem ser consideradas crime para que toda ofensa ao bem jurídico possa ser penalizada.

Quais são os princípios que regem a teoria da pena?

Consistem nos seguintes: princípio da intranscendência da pena; princípio da legalidade; princípio da Inderrogabilidade; princípio da proporcionalidade; princípio da Individualização da pena e princípio da humanidade.

Qual é a teoria adotada pelo Código Penal?

O nosso Código adotou a doutrina objetiva. É o que se contém no art. 14, parágrafo único (...)” (Damásio Evangelista de Jesus in Direito Penal, volume 1: parte geral. 33ª ed.

Teoria da Pena - Aula 01 (Direito Penal)

28 questões relacionadas encontradas

Qual a teoria adotada pelo Código Penal em relação ao tempo do crime?

1) Tempo do crime:

Teoria da Atividade: Para essa é a teoria, considera-se praticado o crime no momento da ação ou omissão, ainda que outro seja o momento do resultado. Essa é a teoria adotada pelo nosso Código Penal em seu artigo 4º.

Qual sistema adota o Código Penal Brasileiro?

Diante dessa alteração legislativa, afirma-se que o legislador pátrio passou a adotar expressamente o Sistema VICARIANTE ou UNITÁRIO, superando o sistema do duplo binário. Assim, ao semimputável será aplicada a pena reduzida de 1/3 a 2/3 OU a medida de segurança, conforme seja mais adequado ao caso.

Quais são os princípios norteadores da pena no Brasil?

De acordo com a doutrina, a Execução Penal é regida pelos princípios: da humanidade das penas; da legalidade; da personalização da pena; da proporcionalidade da pena; da isonomia; da jurisdicionalidade; da vedação ao excesso da execução e, finalmente, da ressocialização.

Quais são as principais características da pena?

Deixando de existir a pena como forma de vingança passando a ter um caráter corretivo, ressocializador e mais humanista. Segundo Código Penal Brasileiro, decreto-lei Nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940, as penas são: privativas de liberdade, restritivas de direitos, de multa.

Quais são os três tipos de pena?

O Direito Penal brasileiro tipifica a punição para quem comete crimes em três espécies de pena: penas privativas de liberdade, penas restritivas de direitos e multas.

Qual é a teoria adotada pelo art 59 do Código Penal?

A teoria adotada pelo Código Penal Brasileiro em seu artigo 59, é chamada de Teoria Mista ou Unificadora da Pena. Justifica-se esta teoria pela necessidade de conjugar os verbos reprovar e prevenir o crime.

Qual a teoria adotada em nosso ordenamento jurídico no art 59 do Código Penal sobre pena?

59 DO CÓDIGO PENAL. A lei penal brasileira adota uma teoria mista ou unificadora da pena, em função da redação contida no caput do art. ... Segundo Mir Puig: “a retribuição, a prevenção geral e a especial são distintos aspectos de um fenômeno complexo da pena”.

Qual a diferença entre detenção e reclusão?

A pena de reclusão é aplicada a condenações mais severas, o regime de cumprimento pode ser fechado, semi-aberto ou aberto, e normalmente é cumprida em estabelecimentos de segurança máxima ou media. A detenção é aplicada para condenações mais leves e não admite que o inicio do cumprimento seja no regime fechado.

Quais são os objetivos da pena?

Pena é a resposta estatal consistente na vedação ou restrição de um bem jurídico ao autor de um fato punível não atingido por causa extintiva da punibilidade. No Brasil, esta sanção penal tem tríplice finalidade: retributiva, preventiva geral e especial e reeducativa ou ressocializadora.

Qual é a função da pena?

A pena é aplicada como retribuição a infração praticada, como também, prevenção de novos delitos. É totalmente diferente da medida de segurança, já que esta possui uma finalidade terapêutica ou curativa. Ou seja, é aquela aplicada ao inimputável, que é aquele que não pode ser responsabilizado por seus atos.

O que é a pena?

É a sanção imposta pelo Estado ao criminoso, por meio da ação penal, com dupla finalidade: de retribuição ao delito praticado e de prevenção a novos crimes.

Como identificar uma pena?

As penas cobrem o corpo variam e possuem um nome e função próprias:
  1. Tetrizes (penas de contorno): são pequenas e cobrem o corpo da ave, fazendo com que fique mais fácil de voar.
  2. Plúmulas: ficam por baixo das penas de contorno. ...
  3. Penas de vôo: são longas e muito resistentes. ...
  4. Filoplumas e cerdas: são penas modificadas.

É característica da sanção penal?

Legalidade: a sanção penal dever ser cominada conforme à lei vigente à data do fato. ... Personalidade: a pena não pode passar da pessoa do condenado. Desse modo, cabe apenas ao transgressor cumpri-la, mesmo nos casos de pena de multa (CF, art. 5º, XLV).

Quais as características das penas restritivas de direitos?

As penas restritivas de direitos são dotadas de duas características essenciais: autonomia e substitutividade. Dispõe o artigo 44 do Código Penal que as penas restritivas de direitos são autônomas e substituem as privativas de liberdade quando presentes os requisitos legais.

São princípios norteadores da aplicação e execução da pena?

são princípios norteadores da aplicação e execução da pena o da legalidade, o da intranscendência da pena e o da intervenção mínima do direito penal.

O que é o princípio acusatório?

O princípio acusatório que unifica o sistema homônimo é regido pela ideia de dialeticidade processual, no sentido de que aquilo que é introduzido para julgamento posterior é feito pelas próprias partes, sendo o juiz tão somente o destinatário final da prova.

O que é o sistema vicariante ou unitário?

Sistema vicariante é o de substituição. É um sistema em que haverá pena ou medida de segurança, um substituindo o outro.

O que é sistema Tricotomico?

No Código Penal brasileiro, adota-se, em relação ao conceito de crime, o sistema tricotômico, de acordo com o qual as infrações penais são separadas em crimes, delitos e contravenções.

Quanto a imputabilidade penal O Código Penal Brasileiro adotou o sistema duplo binário para o agente imputável?

São causas de inexigibilidade de conduta diversa: a coação moral irresistível e a obediência hierárquica. Quanto à imputabilidade penal, o Código Penal Brasileiro adotou o sistema do duplo binário para o agente imputável.

Quais são as teorias do crime?

TEORIAS: > TEORIA DA VONTADE - é a vontade de concretizar os elementos do tipo, desejando o resultado; > TEORIA DA REPRESENTAÇÃO - basta que o agente preveja o resultado; > TEORIA DA ANUÊNCIA - exige a ação voluntária, mas basta que o agente assuma o risco de produzir o resultado.

Artigo anterior
Quantos anos tem o Geralt?
Artigo seguinte
Como fazer um programa minimizar automaticamente?