O que é a tentativa branca?

Perguntado por: Iara Soraia Pinho de Nascimento  |  Última atualização: 28. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (57 avaliações)

A tentativa incruenta, também chamada de branca, acontece quando o objeto material (pessoa ou coisa) não é atingido. Por exemplo, quando, no crime de homicídio, um golpe de faca é desferido, mas não atinge o corpo da vítima, não gerando lesão efetiva, palpável à integridade corporal do ofendido.

O que vem a ser tentativa branca?

Há tentativa branca (incruenta) quando o golpe desferido não atinge o corpo da vítima e não gera lesão efetiva, palpável, à integridade corporal do ofendido.

O que é tentativa de homicídio branca?

A tentativa branca (Incruenta) é aquela que o objeto material do delito não foi atingido....Já a tentativa vermelha (Cruenta) o objeto material do delito foi atingido 2.... Como, por exemplo tentar o crime de homicídio de um cadáver, ou seja, a vítima já está morta. No crime impossível o agente está isento de pena.

Em que consiste a chamada tentativa branca e a tentativa vermelha?

· Tentativa Cruenta ou Tentativa Vermelha: Acontece quando o atinge o alvo (acerta o alvo). · Tentativa Incruenta ou Tentativa Branca: Acontece quando NÃO o atinge o alvo ( NÃO acerta o alvo).

Quais são os tipos de tentativa?

Vejamos os tipos de tentativa:
  • Branca/Incruenta: O agente não conseguiu nem mesmo atingir o objeto pretendido. ...
  • Vermelha/Cruenta: O agente conseguiu atingir o objeto, mas não conseguiu consumar o delito. ...
  • Perfeita/Acabada: O agente utilizou todos os meios que estavam ao seu alcance, e mesmo assim não consumou o crime.

PCSP: O que é tentativa branca e vermelha? Cruenta e Incruenta?

25 questões relacionadas encontradas

Quais são os crimes tentado?

Crime tentado é o crime que, tendo sido iniciada sua execução, não se consumou por circunstâncias alheias à vontade do agente, nos termos do artigo 14, inciso II, do Código Penal Brasileiro.

O que é tentativa e quais suas formas?

A tentativa (conatus), prevista no art. 14, inciso II do Código Penal, ocorre quando, iniciada uma conduta, o delito não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente. Assim sendo, o inciso II do art. 14 esclarece o momento ou quando ocorre a tentativa, mas não estabelece o que é a tentativa (conceito).

Em que consiste a chamada tentativa imperfeita?

Há tentativa imperfeita quando, por ineficácia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto, é impossível consumar-se o crime. Tentativa imperfeita não se confunde com crime impossível. Nela, o agente é impedido de prosseguir no seu intento, deixando de praticar todos os atos executórios à sua disposição.

Qual é o conceito de tentativa?

Conceito de Tentativa A tentativa é a mão consumação de um crime, cuja execução foi iniciada, por circunstâncias alheias á vontade do agente. ... O agente não chega a praticar todos os atos de execução do crime, por circunstancia alheia á sua vontade.

O que é a tentativa perfeita?

A tentativa perfeita, também conhecida como crime falho, ocorre quando o sujeito externa todos seus atos preparatórios na esfera objetiva, alterando a matéria fática, porém, o resultado não vem a se consumar por circunstâncias alheias a sua vontade.

O que é uma tentativa de homicídio?

Já no crime de tentativa de homicídio, o autor tem como objetivo tirar a vida de uma pessoa (ou várias), apesar de não haver conseguiu. Nesse tipo de caso, pode até haver lesões corporais e comprometimento da integridade física ou da saúde da vítima, mas não há morte.

Qual a pena a tentativa de homicídio?

Art 121. Matar alguem:Pena - reclusão, de seis a vinte anos.

Quanto é uma pena para tentativa de homicídio?

De acordo com o parágrafo único do art. 14 do Código Penal, “Salvo disposição em contrário, pune-se a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado, diminuída de um a dois terços”.

Quando o crime e tentado?

O crime tentado ocorre quando o agente inicia a execução do delito mas este não se consuma por circunstâncias alheias à sua vontade. ... 14, do Código Penal, "salvo disposição em contrário, pune-se a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado, diminuída de um a dois terços".

Como se pune a tentativa?

A tentativa é punida com a mesma pena do crime consumado, reduzida de 1/3 a 2/3. O critério para essa redução é a proximidade do momento consumativo, ou seja, quanto mais próximo chegar da consumação, maior será a pena.

Quando o agente voluntariamente desiste de prosseguir?

Art. 15 - O agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execução ou impede que o resultado se produza, só responde pelos atos já praticados. Na desistência voluntária, o agente, embora tenha iniciado a execução, não a leva adiante, desistindo da realização típica.

O que é Consumação e tentativa?

Art. 14 - Diz-se o crime: Crime consumado I - consumado, quando nele se reúnem todos os elementos de sua definição legal; Tentativa II - tentado, quando, iniciada a execução, não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente.

Quando se inicia a tentativa?

Sabe-se, pois, que a tentativa situa-se no iter criminis a partir da prática de um ato de execução, desde que não haja consumação por circunstâncias alheias à vontade do agente. ... São elementos da tentativa: a conduta (ato de execução) e a não-consumação por circunstâncias independentes da vontade do agente.

Como se aplica a pena na tentativa?

Como se pode verificar do parágrafo único do artigo 14, a pena de tentativa é punida com a pena correspondente ao crime consumado, sendo a essa pena aplicada a redução de 1 a 2/3. ...

Quais são os crimes Unissubsistentes?

Crimes unissubjetivos e plurissubjetivos

Os crimes unissubjetivos são aqueles que somente podem ser praticados por uma só pessoa (aborto, epidemia, constrangimento ilegal etc), ao passo que os crimes plurissubjetivos são aqueles cometidos por mais de uma pessoa (rixa, quadrilha, bigamia etc).

O que significa tentativa cruenta?

[Pensar Criminalista]: Tentativa cruenta e incruenta

A tentativa incruenta, também chamada de branca, acontece quando o objeto material (pessoa ou coisa) não é atingido. ... De outro modo, na tentativa cruenta ou vermelha a vítima é efetivamente atingida.

O que é tentativa perfeita ou crime falho?

É também chamado de tentativa perfeita, pois ocorre quando o agente percorre todo o "iter criminis", porém não consegue consumar o delito. Ou seja, o agente emprega todos os meios executórios postos à sua disposição, mas, ainda assim, não obtém o resultado almejado.

O que é um crime tentado e consumado?

No crime subjetivamente consumado a intenção do agente era de matar; no crime objetivamente consumado, efetivamente o agente matou a pessoa; no crime objetivamente tentado, o agente não conseguiu matar a pessoa por circunstâncias alheias, a qual justifica a diminuição da pena.

Quais são os crimes hediondos?

1º São considerados hediondos os crimes de latrocínio (art. 157, § 3º, in fine), extorsão qualificada pela morte, (art. ... 223, caput e parágrafo único), epidemia com resultado morte (art. 267, § 1º), envenenamento de água potável ou de substância alimentícia ou medicinal, qualificado pela morte (art.

Qual artigo tentativa?

A tentativa está prevista em nosso Código Penal, mais precisamente, no artigo 14 inciso II do referido código: Art. 14 - Diz-se o crime: Tentativa II - tentado, quando, iniciada a execução, não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente. ... (CP, DECRETO-LEI No 2.848, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1940).

Artigo anterior
Qual a principal forma de evitar as infecções e surtos alimentares?
Artigo seguinte
Como funciona um acordo amigável?