O que é a técnica de esgotamento?

Perguntado por: Marco Jesus Loureiro  |  Última atualização: 10. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (66 avaliações)

A técnica de esgotamento em placa consiste em depositar o material coletado sobre uma parte da placa e depois espalhá-lo com a alça de platina em campos diferentes de modo a obter quantidades progressivamente menores do material.

O que é técnica de semeadura por esgotamento?

A técnica de semeadura por esgotamento é uma das mais utilizadas quando se quer isolar culturas puras em amostras com culturas mistas, formando colônias isoladas e possibilitando a identificação dos microrganismos que cresceram nesse meio.

O que é inoculação por esgotamento?

Isolamento em meios sólidos

- Técnica da sementeira ou esgotamento de inóculo: o isolamento em superfície é o processo mais usado e consiste em esgotar uma pequena amostra da cultura mista, através do processo de estrias feitas com alça de inoculação.

Quais são as técnicas de semeadura?

As técnicas de semeadura são utilizadas para se obter colônias isoladas em meio sólido, para identificação de bactérias ou leveduras presentes em materiais biológicos em seus diferentes tipos morfológicos. Lembre-se de: Sempre flambar a alça bacteriológica quando necessário, ou usar alça descartável.

Qual a finalidade da técnica de múltiplas estrias?

➢ Estrias Múltiplas para Isolamento: Consiste em espalhar o material com o auxílio de uma alça bacteriológica, fazendo estrias sucessivas até o esgotamento do material, de modo a obter-se um perfeito isolamento das bactérias existentes na amostra.

Microbiologia: Técnica de Esgotamento

27 questões relacionadas encontradas

Qual a finalidade de inocular microrganismos em tubos?

Esse tipo de meio de cultura pode ser utilizado como agente gelificante em meio de cultura bacteriológico ou para determinar motilidade e crescimento de anaeróbios e microaerófilos.

Qual é a finalidade da técnica do spread Plate ou técnica do espalhamento?

Semeadura em placa Spread-Plate (espalhamento): consiste em espalhar o material (suspensão de células) com o auxílio de uma alça de Drigalski (para obtenção de colônias isoladas após diluição), fazendo a semeadura por toda a superfície da placa de Petri.

Qual a diferença entre as técnicas spread Plate e Pour Plate?

A técnica “Pour Plate”, é mais trabalhosa, dificulta a visualização de microrganismos que produzem micélio (fungos filamentosos – bolores e actinobactérias), porém é mais exata. Técnica "Spreader Plate": é um método comumente empregado na análise de alimentos.

Como semear em meio de cultura?

Procedimento - Semear o material ou a cultura microbiana com auxílio de uma alça de níquel cromo, fazendo sequências de estrias na superfície do meio de cultura da placa de Petri, como apresentado na figura ao lado. Inicie transferindo o material para o meio (“Esgotamento” Inicial).

Quais as técnicas de inoculação utilizadas para meios de cultura sólidos em placa de Petri?

A placa é dividida em 4 quadrantes e a inoculação pode ser feita de 2 tipos: 3 estrias: estriar em metade da placa, com movimentos de zig-zag. Quando atingir a metade, girar a placa 90° e estriar até a metade (1/4 da placa), girar mais 90° e estriar o meio restante.

Como fazer a inoculação?

Não fazer a inoculação dentro das caixas da semeadora; Inocular e semear em seguida; Não utilizar menos de 100 mL de inoculante líquido por saca de 50 kg de sementes; Ao usar inoculante turfoso, você pode utilizar uma solução açucarada a 10% para aumentar a aderência.

O que é inoculação de bactérias?

Inoculação é o processo por meio do qual bactérias fixadoras de nitrogênio, selecionadas pela pesquisa, são adicionadas às sementes das plantas antes da semeadura. A inoculação é feita com um produto chamado de inoculante ou biofertilizante.

O que é inocular em microbiologia?

A inoculação de um meio líquido envolve a adição de uma parte da amostra ao meio. A inoculação de um meio sólido ou meio em placa envolve a utilização de uma alça de inoculação estéril para a aplicação de uma parte da amostra à superfície do meio. Esse processo é conhecido como semeadura em estrias.

Qual a diferença entre semear por Estriamento e Estriamento por esgotamento?

Estria simples: transferir uma alçada da cultura para meio sólido em placa e estriar com a alça bacteriológica sobre o meio. ... Esgotamento em estrias ou estrias múltiplas: transferir uma alçada da cultura para meio sólido em placa e estriar com a alça bacteriológica sobre o meio.

Qual técnica de semeadura é a mais indicada para realização da urocultura?

Semeadura semi-quantitativa em placa – certamente é a técnica mais empregada, em que homogeiniza-se a urina e, com auxílio de alças calibradas (0,01 ou 0,001 mL), realiza-se o esgotamento do material em uma linha centra, fazendo estrias com auxílio da própria alça.

Quais são os meios de cultura?

Quais são os tipos de meios de cultura?
  • Meio de cultura enriquecido. ...
  • Meio de cultura seletivo. ...
  • Meio de cultura diferencial. ...
  • Meio de cultura de transporte. ...
  • Meio de cultura de triagem. ...
  • Meio de cultura de identificação. ...
  • Meio de cultura de contagem. ...
  • Meio de cultura de estocagem e manutenção.

Como fazer um meio de cultura de bactérias?

O primeiro passo é a coleta dos materiais biológicos que estejam contaminados com as bactérias, por isso, o médico pode solicitar a coleta de fezes, sangue, urina, saliva, catarro ou até mesmo células de um órgão que esteja contaminado.

Como semear antibiograma?

Imergir um swab estéril na suspensão bacteriana e, retirando o excesso de inóculo através da compressão do swab nas paredes do tubo, semear a placa uniformemente em estrias. A placa é uniformemente semeada por rotações a cada 60 graus.

Quais as vantagens da técnica do spread Plate em relação ao Pour Plate?

Este resultado indica que a utilização do método spread plate favoreceu o isolamento de maiores quantidades de colônias fúngicas em camarões salgados e secos do que o pour plate.

Como funciona a técnica de membranas filtrantes?

Esta técnica se baseia na filtração de volumes adequados de água, em que as bactérias ficarão retidas na membrana, com porosidade de 0,45μm, que consegue reter os organismos com tamanhos maiores que seu poro.

O que é a técnica de inoculação de microrganismos?

A inoculação de microrganismos nada mais é que adicionar microrganismos benéficos às plantas. Esses microrganismos trazem algumas vantagens às culturas como: aumento do crescimento, melhor desenvolvimento e melhora na absorção de nutrientes.

Para que serve a técnica de diluição seriada?

A diluição seriada é a técnica que permite a contagem do número de microorganismos de amostras com concentrações muito elevadas.

Qual a importância da coloração de Gram?

A Técnica da Coloração de gram é uma importante ferramenta laboratorial dentro da Microbiologia, auxiliando o laboratório no diagnóstico. A partir de características bioquímicas das bactérias as mesmas podem ser classificadas como gram positiva ou gram negativas, corando-se de roxo ou rosa respectivamente.

Qual a importância de empregar as manobras assépticas no cultivo de microrganismos?

INTRODUÇÃO Quando se trata de experimentos microbiológicos ou qualquer tipo de procedimento o qual possa ocorrer contaminação por meio de microrganismos, é estritamente necessária a prática de manobras assépticas, que são uma série de procedimentos que têm como função principal evitar a contaminação tanto do ...

Artigo anterior
O que diz o artigo 59 da CLT?
Artigo seguinte
Como incluir o leite na dieta?