O que é a taxa judiciária?

Perguntado por: Érica Branco de Neves  |  Última atualização: 4. Juni 2025
Pontuação: 4.4/5 (41 avaliações)

TAXA JUDICIÁRIA. A Taxa é um tributo que poderá ser instituído pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, conforme previsto no art 145 da Constituição Federal de 1988. O fato gerador da Taxa Judiciária é a prestação de serviços de natureza judiciária, pelos órgãos do Poder Judiciário do Estado.

Quem paga taxa judiciária?

A TAXA JUDICIÁRIA É DEVIDA POR TODAS AS AUTARQUIAS FEDERAIS E MUNICIPAIS AO FUNDO ESPECIAL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA, EXCLUÍDAS AS ESTADUAIS POR FORÇA DA ISENÇÃO PREVISTA NO ARTIGO 115 E PARÁGRAFO ÚNICO DO CÓDIGO TRIBUTÁRIO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, COMPETINDO-LHES ANTECIPAR O PAGAMENTO DO TRIBUTO SE AGIREM NA CONDIÇÃO ...

O que é cobrança de taxa judiciária?

As custas processuais são despesas pagas pela parte que correspondem à taxa para prestação do serviço público dos Tribunais. Dentro das custas processuais existem três tipos de despesas: a taxa de justiça, os encargos e as custas da parte.

Qual o valor mínimo da taxa judiciária?

Qual é o valor mínimo de recolhimento da taxa judiciária? O valor mínimo é de 05 (cinco) UFESPS. Caso tenha que depositar acima do valor, solicitar a restituição do valor.

Quando é devida a taxa judiciária?

Taxa judiciária prevista em lei estadual deve ser paga mesmo que partes façam acordo antes da sentença. As partes devem pagar a taxa judiciária ao fim do processo se houver essa previsão na legislação estadual, ainda que tenham feito acordo antes da sentença.

TAXAS JUDICIARIA - PARA FAZER UM PROCESSO TEM QUE PAGAR ?

33 questões relacionadas encontradas

O que acontece se eu não pagar a taxa judiciária?

O devedor será advertido de que em caso de não pagamento da taxa judiciária no prazo, o débito poderá ser protestado e inscrito em Dívida Ativa Estadual (§§ 2º e 3º do art. 140 do CNCGJ/2020).

Qual a diferença entre taxa judiciária e custas processuais?

O que diferencia essas duas taxas não é a natureza da cobrança, mas o tipo de serviço que está sendo financiado por cada uma delas.

Qual o percentual da taxa judiciária?

A Lei 17.785/23, publicada em outubro, aumentou de 1% para 1,5% o valor da taxa judiciária sobre o valor da causa no momento da distribuição (custas iniciais).

Como pagar taxa judiciária?

Após a inscrição em dívida ativa, o pagamento da taxa judiciária inscrita deverá ser feito por meio do Site do Contribuinte, através de DARE com código de arrecadação 231-8.

Como saber o valor das custas de um processo?

O valor das custas processuais, em primeiro lugar, dependerá o juízo de apreciação da causa. Cada órgão, inclusive em cada estado, possui regras diferentes para essa contabilização. Portanto, o primeiro passo é identificar o local de processamento e buscar, então, a legislação específica.

Sou obrigado a pagar custas judiciais?

De quem é a responsabilidade do pagamento das custas processuais? É dever da parte, e não do advogado, o recolhimento das despesas processuais, em conformidade com o disposto no artigo 82, do Código de Processo Civil, excepcionadas as disposições concernentes à gratuidade de justiça.

Como consultar taxa judiciária?

No endereço eletrônico https://www.pagamentos.fazenda.sp.gov.br.

Como emitir guia de taxa judiciária?

O acesso para emissão de uma guia é realizado através da página principal do Portal TJSP. Para emitir uma guia selecione o botão “Emissão de Guias”, em seguida selecione o menu “Custas> Emitir Guias.

Como simular o valor das custas processuais?

Para acessar basta clicar no banner do Departamento de Controle e Arrecadação (DCA), na página principal do Tribunal de Justiça, clicar em Simulador, escolher o tipo de ação e inserir o valor da causa. É bem simples.

Quem tem que pagar as custas do processo?

Quem paga as custas processuais autor ou réu? Também conhecidas como custas judiciais, elas são consideradas despesas processuais devidas pelas partes ao Estado. É o preço pago pelos litigantes por usarem o serviço público dos Tribunais, de acordo com o que fala a Constituição Federal e o Código de Processo Civil..

Como é feito o pagamento de uma causa ganha na justiça?

Como é feito o pagamento de uma causa ganha na justiça? O depósito judicial funciona como uma garantia de pagamento durante o andamento do processo judicial. Desse modo, o juiz determina que a quantia seja depositada em uma conta específica para garantir o pagamento à parte vencedora do processo.

Tem juros sobre custas processuais?

NÃO INCIDEM JUROS MORATÓRIOS SOBRE AS CUSTAS JUDICIAIS PORQUE O REEMBOLSO DE TAL DESPESA SE TRATA DE MERA REPOSIÇÃO DE QUANTIA ADIANTADA PELA PARTE AUTORA, CONTANDO SOBRE TAL VALOR APENAS CORREÇÃO MONETÁRIA QUE CONSTITUI MERA REPOSIÇÃO DO VALOR NOMINAL DA MOEDA. ART. 1º DA LEI Nº 6.899 /81.

Quem é isento de custas judiciais?

Quem está isento hoje

os municípios, suas respectivas autarquias e fundações públicas, o Ministério Público do Trabalho, os beneficiários de justiça gratuita estabelecidos pela Lei 1.060/50 e pelo Código de Processo Civil.

Como se livrar das custas processuais?

A Gratuidade da Justiça e um benefício usado por pessoas que possui insuficiência financeira par arca com as custas processuais. ▶️Como posso solicitar esse benefício? Poderá ser formulado na petição inicial na contestação ou na petição para ingresso de terceiro ou em recurso.

O que a justiça gratuita não cobre?

A isenção deste benefício alcança as taxas ou custas processuais; honorários de advogado (sucumbência), perito, contador ou tradutor; eventuais indenizações a testemunhas; custas como exames de DNA e outros necessários ao processo; depósitos para interposição de recursos ou outros atos processuais; despesas com envio ...

O que é taxa judiciária SP?

Artigo 2° - A taxa judiciária abrange todos os atos processuais, inclusive os relativos aos serviços de distribuidor, contador, partidor, de hastas públicas, da Secretaria dos Tribunais, bem como as despesas com registros, intimações e publicações na Imprensa Oficial.

Quais são as custas iniciais de um processo TJSP?

O texto sancionado traz mudanças na Lei Estadual 11.608/03, aumentando a taxa sobre o valor da causa no momento do ajuizamento da ação, a título de custas iniciais, de 1% para 1,5%.

Qual o valor das custas judiciais TJSP?

RECOLHIMENTO PELO PORTAL DE CUSTAS. Deverá ser observado o valor mínimo de 5 (cinco) e máximo de 3.000 (três mil) UFESPs - Unidades Fiscais do Estado de São Paulo, segundo o valor de cada UFESP vigente no primeiro dia do mês em que deva ser feito o recolhimento. Para o exercício de 2024, o valor da UFESP é de R$ 35,36.

Como saber se devo alguma coisa na Justiça?

Acesse o site do Tribunal de Justiça do estado onde tramita o processo; Clique em processos e depois em acompanhamento processual; Selecione consultar por documento da parte, podendo ser o número de CPF ou até RG do autor ou do réu; Insira o número do documento e clique em pesquisar.

É possível pagar as custas processuais ao final do processo?

É admitido ao juiz, excepcionalmente, autorizar o parcelamento das custas judiciais ou deferir seu pagamento ao final do processo. Enunciado nº 27, do Fundo Especial do Tribunal de Justiça.

Artigo anterior
Qual a varinha do Rony?
Artigo seguinte
O que é preciso para hipotecar um imóvel?