O que é a supremacia da Constituição?

Perguntado por: Joana Patrícia Fernandes  |  Última atualização: 29. Januar 2022
Pontuação: 4.3/5 (51 avaliações)

A Constituição se revela suprema, sendo o fundamento de validade de todas as demais normas. Por força dessa supremacia, nenhuma lei ou ato normativo — na verdade, nenhum ato jurídico — poderá subsistir validamente se estiver em desconformidade com a Constituição.

O que é o princípio da supremacia da Constituição?

a) Princípio da Supremacia Constitucional – A Constituição está no ápice do ordenamento jurídico constitucional e nenhuma norma jurídica pode contrariá-la material ou formalmente, sob pena de inconstitucionalidade.

Quem deve garantir a supremacia da Constituição?

Para assegurar tal supremacia, necessário se faz um controle sobre as leis e os atos normativos, o chamado controle de constitucionalidade.

Qual a causa criadora e recriadora da Constituição?

“a Constituição é algo que tem, como forma, um complexo de normas (escritas ou costumeiras), como conteúdo, a conduta humana motivada pelas relações sociais (econômicas, políticas, religiosas, etc); como fim, a realização dos valores que apontam para o existir da comunidade; como causa criadora e recriadora, o poder ...

O que é supremacia constitucional Quem deveria Garanti-la Por quê?

A Constituição se revela suprema, sendo o fundamento de validade de todas as demais normas. Por força dessa supremacia, nenhuma lei ou ato normativo — na verdade, nenhum ato jurídico — poderá subsistir validamente se estiver em desconformidade com a Constituição.

Supremacia da Constituição

16 questões relacionadas encontradas

Como se sabe o princípio da supremacia da Constituição produz efeitos?

O principio constitucional da Supremacia da Constituição produz efeitos em todas os poderes da República, preconizando que todos devem cumprir as leis que se coadune com a Constituição. Prevalece a tese, no ordenamento jurídico brasileiro, de que o executivo poderá descumprir lei que considere inconstitucional.

O que é o princípio da justeza?

Pelo princípio da justeza, também denominado princípio da conformidade, exatidão ou correção funcional), estabelece-se que a interpretação constitucional não pode chegar a um resultado que subverta ou pertube o esquema organizatório funcional estabelecido pela Constituição.

O que é o princípio do efeito integrador?

O princípio do efeito integrador é originário do princípio da unidade da Constituição, ele perfilha que como a Constituição Federal é o principal elemento de integração comunitária a sua interpretação deve ter como escopo a unidade política.

O que são princípios de interpretação constitucional?

“Tais princípios, para a maioria dos autores, são os da unidade da Constituição, da concordância prática, da correção funcional, da eficácia integradora, da força normativa da Constituição, e da máxima efetividade.

Quais os princípios da hermenêutica?

Hermenêutica é a ciência filosófica que possui regras e princípios próprios norteadores da interpretação de textos. A interpretação transforma textos normativos em normas jurídicas, viabilizando sua aplicação para as situações que se apresentarem em con- creto.

Quais são os princípios Hermeneuticos?

Os princípios de interpretação constitucional defendidos pela corrente que vê a Hermenêutica Constitucional como espécie da Hermenêutica Geral, originalmente expostos por Hesse e sobre os quais discorrem, dentre outros, Alexandre de Moraes, J. J. Gomes Canotilho e Inocêncio Mártires Coelho, são: 1) a Unidade da ...

O que é o princípio da conformidade?

O princípio da conformidade funcional impede que os órgãos encarregados da interpretação constitucional cheguem a uma interpretação que altere a divisão de funções ou invada a competência atribuída pela CF/1988 a outros órgãos estatais. ... Como se sabe, a CF/1988 assim dispõe sobre a competência do Senado Federal: "Art.

O que é o princípio da concordância prática?

De fato, o princípio da concordância prática afirma que a aplicação de uma norma constitucional deve realizar-se em conexão com a totalidade das normas constitucionais. Por conseguinte, a concordância prática afirma que as normas constitucionais devem ser interpretadas em uma unidade[2].

O que vem a ser o princípio da razoabilidade?

O princípio da razoabilidade é conceituado por Barroso (2014) como um basilar de valoração dos atos do Poder Público, para aferir se eles estão informados pelo valor superior inerente a dado ordenamento jurídico: a Justiça. ...

Como se sabe o princípio da supremacia da Constituição produz efeitos irradiantes em todos os poderes da República?

Afinal, o princípio da supremacia da Constituição produz efeitos irradiantes em todos os Poderes da República, os quais, por sua vez, devem guardar cumprimento as normas jurídicas que se compatibilizem com a Lei Maior. BRASIL. Lei nº 9.868, de 10 de novembro de 1999.

O que é ponderação no direito?

A ponderação consiste no método necessário ao equacionamento das colisões entre princípios, em que se busca alcançar um ponto ótimo, em que a restrição a cada um dos direitos fundamentais envolvidos seja a menor possível, na medida exata à salvaguarda do direito contraposto.

Quais são os métodos de interpretação constitucional?

Os principais métodos de interpretação constitucional defendidos pela Moderna Hermenêutica são: 1) Método Tópico-Problemático; 2) Método Hermenêutico-Concretizador; 3) Método Científico-Estrutural e 4) Método Normativo-Estruturante.

Como se faz a interpretação da Constituição?

A interpretação da Constituição consiste na interpretação de seu próprio texto em relação aos seus princípios e regras, da busca do significado e sentido de suas normas, tendo em vista a harmonização do sistema, bem como à sua aplicação no plano fático.

O que é o princípio da conformidade funcional?

Portanto, a conformidade funcional é um princípio hermenêutico que tem como escopo evitar que as funções atribuídas a cada Poder não seja desviada, ou seja, cada um deve agir conforme a função que lhe foi cominada.

O que é conformidade constitucional?

Seria uma adequação entre a legislação nacional e os compromissos internacionais assumidos pelo país perante a comunidade internacional para proteção dos direitos humanos. Este controle não se aplica quando a norma for incompatível com a Constituição, por si só, o que configuraria caso de inconstitucionalidade.

O que é o princípio da máxima efetividade?

O princípio da máxima efetividade das normas constitucionais (ou princípio da interpretação efetiva) consiste em atribuir na interpretação das normas oriundas da Constituição o sentido de maior eficácia, utilizando todas as suas potencialidades.

Quais são os princípios constitucionais?

Os princípios constitucionais são aqueles que guardam os valores fundamentais da ordem jurídica. Nos princípios constitucionais condensa-se bens e valores considerados fundamentos de validade de todo sistema jurídico. ... Os princípios, porém, exercem dentro do sistema normativo um papel diferente dos das regras.

Quais são os métodos da Hermeneutica jurídica?

Por fim, o texto apresentará, de forma objetiva e sistemática, os principais métodos de interpretação da hermenêutica jurídica clássica, quais sejam: métodos gramatical, lógico, sistemático, histórico, sociológico, teleológico e axiológico.

São princípios que regem a hermenêutica constitucional exceto?

São princípios constitucionais condicionantes da interpretação constitucional, EXCETO: ... Princípio do acesso ao Poder Judiciário. Princípio da interpretação conforme a Constituição. Princípio da presunção de constitucionalidade das leis e atos do poder público.

Artigo anterior
Quanto chá por dia?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre enzima e coenzima?