O que é a substância na filosofia?
Perguntado por: Telmo Salvador Guerreiro | Última atualização: 13. Januar 2025Pontuação: 4.8/5 (38 avaliações)
Substância é um conceito chave da metafísica ou ontologia. Designa aquilo que há de permanente nas coisas que mudam e portanto o fundamento de todo acidente. As interpretações do conceito variam entre aqueles que reconhecem apenas uma substância, os que reconhecem duas substâncias ou várias.
O que é a substância em Aristóteles?
Segundo ele, a substância não está ligada a nada, ou seja, ela subsiste por si mesma e assim sendo ela funciona como substrato, pois,... é aquilo de que são predicadas todas as outras coisas, enquanto ele não é predicado de nenhuma outra... (ARISTÓTELES, 2002 1028b 35).
Qual é o significado da palavra substância?
As substâncias são formadas por um único tipo de componente (átomos, moléculas ou aglomerados iônicos) e possuem propriedades constantes e definidas. As substâncias são os materiais que possuem todas as propriedades bem definidas, determinadas e praticamente constantes.
Qual a diferença entre essência e substância?
A substância é sempre sujeito, isto é, aquilo do que se fala, do que se atribui. A definição de essência se refere àquela que guarda uma identidade consigo mesma, uma unidade interna sem a qual não há determinação e tudo é misturado, indistinguível. São as características próprias dos seres (p.
Como o conceito de substância é abordado na filosofia racionalista?
No século XVII, contudo, a filosofia racionalista pôs de lado a aplicação do conceito de substância aos objetos particulares e passou a concebê-lo apenas como aquilo que não necessita senão de si mesmo para existir.
O conceito de SUBSTÂNCIA (ousia) em ARISTÓTELES | Metafísica | História da Filosofia
Quais os elementos da substância segundo Aristóteles?
em Aristóteles, na sua obra Metafísica
335), ao analisar o livro Z desta obra, em que diz: “substâncias podem ser consideradas: (1) a matéria ou substrato material, (2) forma ou essência, (3) o composto de matéria e forma, (4) o universal não é em nenhum sentido substância”.
Qual a definição de Aristóteles sobre substância e acidente?
Substância: o ser concreto. Que existe por si mesmo, ou seja, não existe em outro ser. Acidente: o ser que não existe por si mesmo, ou seja, existe em outro ser.
Qual é a teoria das 4 causas para Aristóteles?
De modo geral, a doutrina de Aristóteles contempla os seguintes quatro tipos de causas: as materiais (relativas ao que algo é feito), as formais (relativas ao que algo é), as eficientes/motoras (relativas ao que ou quem o produziu), e as finais (relativas à finalidade, télos, ou para quê; ou seja, àquilo que algo visa ...
O que é essência para Tomás de Aquino?
Tomás nega que a essência seja somente a matéria, pois a essência é o que torna algo cognoscível, enquanto a matéria, por ser um princípio potencial, não é princípio de conhecimento e nem determina o gênero e a espécie de algo.
Por que para Aristóteles a ciência deveria estudar as substâncias segundas e não as primeiras?
Aristóteles é claro que sem as substâncias primeiras nenhuma das outras coisas existiria; sem os sujeitos últimos, então, as substâncias segundas e os atributos não existiriam (2b5-6). As coisas que são ditas de e existem em um sujeito, portanto, dependem da existência das substâncias primeiras.
Qual palavra substitui substância?
1 elemento, constituição, matéria.
Qual O adjetivo de substância?
substancial (adjetivo) -
O que é o ser em Heidegger?
O conceito de ser em heidegger
Heidegger entende que sempre o Dasein (ser-aí), quando compreende algo, tem uma pré-compreensão. Para ele não é possível que a consciência surja simplesmente, como que por acaso ou magicamente: já sempre somos ser-no-mundo e ser-com-outros. O homem já sempre entende o que o ser significa.
O que é o ser enquanto ser?
Assim, quando ele afirma que a metafísica estuda o “ser enquanto ser”, refere-se às coisas que existem enquanto existem; ele está se ocupando das características relevantes para dizer da existência das coisas.
Quais são os 3 tipos de conhecimento Segundo Aristóteles?
Aristóteles divide o conhecimento em três áreas: conhecimento teórico, conhecimento prático e conhecimento produtivo.
O que é a essência de Deus?
O significado da essência de Deus pode variar, mas geralmente se refere à natureza divina, aos atributos e características do divino, bem como à sua relação com a humanidade e o universo.
São Tomás de Aquino existência de Deus?
Tomás entende que Deus é ato puro de existir, sendo simples e não composto de nada. Primeiro Tomás busca demonstrar que em Deus não existe um corpo. O próprio Tomás (Suma Teológica I, q. 3, a.
Qual é a função do Aquino?
Santo Tomás de Aquino foi um filósofo do período da Escolástica que defendia a filosofia de Aristóteles e a fé católica. Segundo o santo, sua função principal era ser teólogo e um frade dominicano, mas suas obras de filosofia alcançaram tanta fama que ele ficou conhecido por sua filosofia.
Qual é a causa mais importante para Aristóteles?
Causa eficiente: é a causa primeira, que deu origem ao ser ou objeto, ou seja, aquilo que foi responsável pela criação.
Quem foi o criador da metafísica?
Metafísica é um estudo filosófico iniciado por Aristóteles, que passou a tentar compreender o que chamava de “ser enquanto ser” sem necessidade de intervenção prática.
O que é a metafísica para Aristóteles?
Chamada por Aristóteles de “filosofia primeira”
Metafísica é a área que estuda e tenta explicar as principais questões do pensamento filosófico, como a existência do ser, a causa e o sentido da realidade, e os aspectos ligados a natureza.
Quais são as 4 causas da metafísica?
- Causa material: de que a coisa é feita? No exemplo da casa, de tijolos.
- Causa eficiente: o que fez a coisa? A construção.
- Causa formal: o que lhe dá a forma? A própria casa.
- Causa final: o que lhe deu a forma? A intenção do construtor.
O que é a teoria das 4 causas explique?
Segundo essa teoria, qualquer coisa no mundo precisa, obrigatoriamente, de pelo menos 4 causas para existir: a causa material, a causa formal, a causa eficiente e a causa final.
Qual a importância da teoria das quatro causas?
A compreensão da teoria das quatro causas aristotélicas é necessária para o estudo da Filosofia Ocidental. Estes conceitos são indispensáveis para aprender a metafísica e a própria realidade.
Quais os alimentos que causam o aborto?
Quais são as despesas de custeio?