O que é a salvação pela graça?

Perguntado por: Fernando Ferreira  |  Última atualização: 21. April 2025
Pontuação: 4.2/5 (72 avaliações)

Sola gratia é um dos cinco solas que sintetizam a teologia protestante segundo pensadores da Neo-ortodoxia. Esta expressão latina significa: "Graça somente", a ênfase se dava em razão da doutrina católica vigente de que as boas obras ajudariam na salvação do homem.

O que significa a salvação é pela graça?

A salvação é pela graça, através da fé em Jesus. Mas, o que é graça? A graça é um favor, é um presente que nós recebemos sem merecermos. A graça não depende do esforço humano, pois Jesus tudo fez para nós quando morreu na cruz para perdoar os nossos pecados.

O que é a salvação segundo a Bíblia?

A salvação é um dos conceitos espirituais mais importantes no cristianismo, junto com a divindade de Jesus Cristo e a definição do Reino de Deus. Após a queda do gênero humano, através da desobediência a Deus, é o Próprio Deus quem salva os homens. Através da sua Graça (dom, favor não merecido).

Onde fala na Bíblia que a salvação é de graça?

A salvação é graça. Ela é um dom de Deus, pois ninguém é salvo pelas obras. A Bíblia diz em Efésios 2.8-9: “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isso não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie”.

O que é a graça segundo a Bíblia?

A graça é o auxílio divino e a força que recebemos por meio da Expiação de Jesus Cristo. Por meio da graça, somos salvos do pecado e da morte. Além disso, a graça é um poder capacitador que nos fortalece a cada dia e nos ajuda a perseverar até o fim.

A Graça, o fundamento da Salvação - Pr Hernandes Dias Lopes

36 questões relacionadas encontradas

Quais os três tipos de graça?

John Wesley, fundador do movimento metodista, descreveu a Graça divina se manifestando de três modos: - a graça preveniente; - a graça justificadora; - a graça santificadora.

Quais são os três pilares da salvação?

Quais são os quatros pilares da salvação?
  • I. PILAR DA SALVAÇÃO: REDENÇÃO. REDENÇÃO é o RESGATE da humanidade. Os PRIVILÉGIOS da REDENÇÃO incluem o. ...
  • II. PILAR DA SALVAÇÃO: REGENERAÇÃO. REGENERAÇÃO é RENASCIMENTO isso é NASCIDO de NOVO. ...
  • IV. PILAR DA SALVAÇÃO: SANTIFICAÇÃO. SANTIFICAR significa SEPARADO por Deus.

Quais são os três passos para salvação?

Três Passos
  • Salvação. A Bíblia nos ensina claramente que nós todos nascemos em pecado. ...
  • Santificação. Quando cremos em Jesus Cristo e nos tornamos Cristãos nascidos de novo, os pecados que havíamos cometido são perdoados. ...
  • O Batismo do Espírito Santo.

Qual é o plano de salvação de Deus?

O plano de salvação é “a plenitude do evangelho de Jesus Cristo, cujo propósito é proporcionar a imortalidade e a vida eterna ao homem. Inclui a Criação, a Queda, e a Expiação, juntamente com todas as leis, ordenanças e doutrinas reveladas por Deus.

Qual é a base da nossa salvação?

A pessoa que vive em Cristo Jesus, pode ter certeza de salvação com base na graça de Deus e no sacrifício de Cristo. A certeza de salvação é importante na vida dos filhos de Deus.

Como Jesus salva as pessoas?

Jesus Cristo pagou pelos nossos pecados

Durante aquela oração, Ele começou a pagar o preço de nossos pecados. Dispôs-Se a sofrer para que não precisássemos fazê-lo, contanto que nos arrependamos. Ao abandonarmos nossos pecados e passarmos a seguir o Salvador, podemos encontrar perdão e cura.

Quem vai ser salvo segundo a Bíblia?

O Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos, diz, em Marcos 16:16, que quem crer e for batizado será salvo, sugerindo duas etapas para a salvação: a fé e a ação. Contudo, trata-se de um assunto polêmico, pois no verso seguinte é dito que quem não crer será condenado, sem citar o batismo.

Quem foi salvo pela graça?

Neste texto, Deus expôs a Adão, Eva e à serpente (Satanás) que o ser humano seria salvo pelo sacrificio de Jesus, gratuitamente.

O que Paulo fala sobre salvação?

Com que palavras o apóstolo Paulo deixou absolutamente claro que ele tinha certeza de sua salvação? Esse “estar com Cristo” ou “deixar este corpo terreno e estar em nosso lar com o Senhor”, em seguida à morte, não é, ainda, o estado final e eterno do crente, daquele que se arrepende de seus pecados e crê em Jesus.

Quais são os 4 fundamentos da salvação?

ESCOLA
  • I. PILAR DA SALVAÇÃO: REDENÇÃO. REDENÇÃO é o RESGATE da humanidade. Os PRIVILÉGIOS da REDENÇÃO incluem o. PERDÃO dos PECADOS. ...
  • II. PILAR DA SALVAÇÃO: REGENERAÇÃO. REGENERAÇÃO é RENASCIMENTO isso é NASCIDO de NOVO. ...
  • IV. PILAR DA SALVAÇÃO: SANTIFICAÇÃO. SANTIFICAR significa SEPARADO por Deus. para um SERVIÇO e PROPÓSITO.

O que é necessário para a salvação?

Nossa salvação só é possível por meio dos méritos, da misericórdia e da graça de Jesus Cristo. A doutrina de Cristo nos ajuda a entender que, por meio de Sua graça, podemos aprender o evangelho, receber as ordenanças e prosseguir no caminho que conduz à vida eterna.

Qual é a ordem da salvação?

A ordem da salvação descreve o processo pelo qual a obra da salvação, realizada em Cristo, é subjetivamente realizada no coração e na vida dos pecadores. Descreve em sua ordem lógica e em suas interrelações, os vários movimentos do Espírito Santo na aplicação da obra da redenção.

O que nos impede de receber a graça de Deus?

Segundo a Bíblia, o pecado, a falta de fé, a desobediência aos mandamentos de Deus, a falta de arrependimento e a falta de perdão podem ser obstáculos para receber a graça divina.

Quais são as 5 Doutrinas da Graça?

As cinco doutrinas bíblicas da graça são:
  • Depravação Total.
  • Eleição Incondicional.
  • Expiação Limitada.
  • Graça Irresistível.
  • Perseverança dos Santos.

Como se manifesta a graça de Deus?

A graça se manifesta como um fio dourado desde Gênesis até Malaquias, apesar de a palavra em si não aparecer. Embora o Antigo Testamento esteja repleto de palavras que expressam a justiça de Deus e a Sua misericórdia, a palavra mais bonita que aparece é chesed, que denota a compaixão e a misericórdia de Jeová.

Porque pela graça sois salvos mediante a fé?

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie. Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.

O que a graça de Deus nos proporciona?

A graça do Senhor é suficiente para elevar-nos da morte e do pecado e investir-nos de vida eterna. É suficiente para mudar-nos, transformar-nos e aperfeiçoar-nos. É suficiente para permitir que alcancemos plenamente nosso potencial divino como filhos de Deus.

Artigo anterior
O que é melhor poupança ou título de capitalização?
Artigo seguinte
Porque o nome Devoniano?