O que é a respiração aeróbica e anaeróbica?
Perguntado por: Francisco Pacheco de Pinho | Última atualização: 3. Februar 2022Pontuação: 4.6/5 (11 avaliações)
A respiração pode ser de dois tipos básicos: a aeróbica e anaeróbica. A respiração aeróbica é aquela que utiliza oxigênio como aceptor final. A anaeróbica, por sua vez, não utiliza essa substância.
Para que serve a mitocôndria é a respiração aeróbica?
As mitocôndrias são responsáveis pela produção de energia para todas as atividades celulares. As mitocôndrias são organelas encontradas em praticamente todas as células dos seres eucariontes. São responsáveis pela respiração celular aeróbia, ou seja, respiração em que há consumo de oxigênio.
Qual é a função do oxigênio na respiração aeróbica?
A respiração celular é um processo aeróbio que necessita, portanto, do oxigênio para que ocorra. Nesse processo, o oxigênio atua como aceptor final de elétrons no final da cadeia de transporte de elétrons.
O que é uma respiração anaeróbica?
A respiração celular anaeróbica ou anaeróbia se trata da obtenção de energia a partir de reações químicas sem o envolvimento do oxigênio, como ocorre na fermentação e na glicólise. A energia, que é o produto final dessas reações, é proveniente da molécula de ATP, adenosina trifosfato.
Onde ocorre a respiração anaeróbia?
A respiração anaeróbica acontece sempre no citoplasma das células e não é uma forma muito eficaz de gerar ATP. Isso porque, no final do processo, a energia gerada é bem pouca — mais especificamente, um mol de glicose vai gerar somente dois mols de ATP.
ENEM 2015 BIOLOGIA #02 - Respiração Aeróbica e Anaeróbica - Prof. Kennedy Ramos
Onde ocorre a respiração aeróbia em bactérias?
A primeira fase da respiração celular – chamada de glicólise – ocorre no citoplasma da célula tanto em células eucariontes como procariontes. ... A etapa seguinte, denominada oxidação do piruvato, ocorre na membrana interna da mitocôndria em eucariontes e na face interna da membrana plasmática em procariontes.
O que é onde ocorre a glicólise?
A glicólise é um processo que ocorre sem a presença de oxigênio e que tem como produto final ATP e ácido pirúvico. Nessa via metabólica, que ocorre no citoplasma das células de todos os seres vivos, acontece a formação de ácido pirúvico (C3H4O3) e de moléculas de ATP. ...
Qual a diferença entre respiração anaeróbia e fermentação?
A fermentação é um processo anaeróbio, enquanto a respiração celular é um processo aeróbio. A fermentação não apresenta uma cadeia de transporte de elétrons, como ocorre na respiração celular. O aceptor final de elétrons na fermentação é uma molécula orgânica, e na respiração celular, é o oxigênio.
Por que a respiração anaeróbia também é chamada de fermentação?
A fermentação é outra via anaeróbica (não requer oxigênio) para a quebra da glicose, uma via que é realizada por muitos tipos de organismos e células. Na fermentação, a única via de extração de energia é a glicólise, com uma ou duas reações extras acrescentadas ao final.
Qual das etapas da respiração celular e anaeróbia?
A respiração divide-se em duas fases: a anaeróbia, que compreende a etapa da glicólise, que ocorre na ausência do oxigênio no citoplasma das células eucariótica e procariótica, e aeróbia que ocorre na presença do oxigênio.
Qual o saldo de moléculas de ATP na respiração aeróbica?
Esse evento possui alto rendimento, resultando em um saldo de 36 moléculas de ATP para cada molécula de glicose. Isso quer dizer que, enquanto a respiração anaeróbica gera apenas dois ATPs, a aeróbica acaba gerando 36 além dos dois gerados pela glicólise.
Quantas moléculas de ATP podem ser produzidas no processo de respiração aeróbia?
São utilizadas 2 moléculas de ATP para ativar o catabolismo da molécula de glicose, porém são formadas 2 moléculas de NADH, 4 ATP e 2 moléculas de piruvato.
Quais são as três etapas da respiração aeróbica?
A respiração aeróbia inclui quatro etapas fundamentais: a glicólise, a formação da acetil-coenzima A, o ciclo de Krebs e a fosforilação oxidativa.
Como a mitocôndria atua na síntese de energia?
A função da mitocôndria de gerar energia ocorre através do processo conhecido como respiração celular. O processo consiste em oxidar moléculas - geralmente derivadas da glicose presente no citoplasma - e converter a energia gerada dessa oxidação para a formação de moléculas carreadoras de energia, como o ATP.
Qual é a função do retículo endoplasmático?
O retículo endoplasmático granular, que possui a membrana contínua à membrana externa que envolve o núcleo, tem como função principal guardar as proteínas que são usadas pela célula ou exportadas. ... Outra função importante do retículo endoplasmático agranular é a de participação no processo de contração muscular.
Qual é a principal função dos Aceptores de elétrons?
Um receptor, aceitador ou aceptor de elétron é uma entidade química que recebe (aceita) elétrons transferidos de outro composto. É um agente oxidante que, em virtude de sua aceitação de elétrons, é ele mesmo reduzido no processo.
Quem é o aceptor final de elétrons?
O oxigênio é o aceptor final dos elétrons da cadeia respiratória.
Qual a diferença entre fermentação é oxidação?
Geralmente as moléculas são oxidadas quando perdem elétrons, ao reagir com o oxigênio. No entanto, na oxidação da glicose são retirados os hidrogênios da molécula, sem necessidade do contato direto com o oxigênio. ... Desse modo, quando há escassez de oxigênio, eles realizam a fermentação como processo alternativo.
Quais os 4 tipos de fermentação?
- Fermentação alcoólica. A fermentação alcoólica acontece em duas etapas. ...
- Fermentação lática. Já a fermentação lática pode acontecer tanto em animais (inclusive no próprio ser humano) quanto em plantas e minerais. ...
- Fermentação natural. ...
- Fermentação acética.
Porque a respiração celular é mais eficiente que a fermentação?
A maior rentabilidade da respiração aeróbia em relação à fermentação é explicada pela completa “desmontagem” da molécula da glicose, com seus átomos de carbono separados em moléculas de CO2, e a total remoção dos seus átomos de hidrogênio ricos em energia.
Porque a respiração aeróbica e mais eficiente?
O processo de respiração aeróbica é muito mais eficiente que o da fermentação: para cada molécula de glicose degradada, são produzidas na respiração 38 moléculas de ATP, a partir de 38 moléculas de ADP e 38 grupos de fosfatos.
O que é uma fermentação anaeróbica?
O processo de fermentação é uma via anaeróbia de síntese de ATP, ou seja, ocorre sem a presença de oxigênio. A fermentação é um processo de obtenção de energia que ocorre sem a presença de gás oxigênio, portanto, trata-se de uma via de produção de energia anaeróbia.
Em que parte da mitocôndria ocorre a glicólise?
Nos seres eucariontes, a glicólise ocorre no citosol, e as outras etapas ocorrem em uma organela denominada mitocôndria. A glicólise é uma etapa em que várias reações químicas ocorrem a fim de realizar a quebra da glicose em duas moléculas de ácido pirúvico.
Onde ocorre a Gliconeogenese?
Gliconeogênese ocorre principalmente no fígado. *Ocorre em menor extensão também no rim. Utiliza muitas das mesmas enzimas da Glicólise. Três reações da Glicólise são irreversíveis.
Onde ocorre a fosforilação oxidativa?
Fosforilação oxidativa é o nome de um dos processos que ocorrem nas mitocôndrias durante a respiração celular. ... Quando ocorre a fosforilação oxidativa há a oxidação de nutrientes do alimento que, como consequência, libera energia química que posteriormente é produzida no transporte de elétrons na cadeia respiratória.
O que rima com insano?
Pode se dar berinjela para cachorro?