O que é a realidade para Platão?

Perguntado por: Fábio Raúl de Pinheiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (70 avaliações)

Para Platão, a realidade por nós percebida (Mundo Sensível) é uma expressão ilusória e imperfeita, é apenas fenômeno, expressão rudimentar das coisas perfeitas que estão no Mundo Inteligível. A partir da idéia pode-se "deduzir" o fenômeno.

Qual é a realidade para Platão?

Para Platão, existem dois mundos, ou seja, a realidade estava dividida em duas partes: O mundo sensível (mundo material), mediados pelas formas autônomas que encontramos na natureza, percebido pelos cinco sentidos.

O que diz a filosofia de Platão?

Platão é o filosofo das idéias

“Idealismo platônico, espiritualismo, e realismo das essências” filosofia e dialética se identificam como processo na busca dos valores absolutos. Para Platão o mundo é cópia, aparência e imitação de um mundo perfeito ou seja mundo realmente real.

Qual foi a principal ideia de Platão?

A principal ideia de Platão envolve a defesa da teoria de um mundo das ideias onde estão os exemplares perfeitos e completos de tudo o que percebemos pelos sentidos.

Como que Platão explica a existência das coisas?

Segundo o filósofo, não só ele, mas todos nós sabemos que o mundo das ideias existe porque já estivemos lá. Para Platão, temos em nós duas partes: um corpo corruptível e uma alma imortal. Nossa alma imortal tem sua origem no mundo das ideias, onde contemplou as ideias de tudo o que existe.

PLATÃO | QUER QUE DESENHE | DESCOMPLICA

32 questões relacionadas encontradas

Como Platão explica o movimento é a transformação das coisas materiais *?

Para Platão, no mundo das ideias não existe mudança, pois tudo é eterno, assim como para Parmênides. E, no mundo dos sentidos de Platão tudo está mudando e sujeito ao erro, assim como para o pensamento de Heráclito.

O que é a teoria da participação e como ela explica a existência do mundo sensível?

Assim, a origem das cadeiras que existem no mundo sensível é a ideia de cadeira. O que existe realmente é a ideia, enquanto que a coisa material só existe enquanto participa de ideia dessa coisa. Essa é a teoria da participação em Platão: Uma coisa só existe na medida em que participa da ideia dessa mesma coisa.

Quais são as principais ideias de Platão?

O idealismo platônico consiste, basicamente, em uma distinção entre conhecimento sensível, inferior e enganoso, que seria obtido pelos sentidos do corpo, e conhecimento inteligível, superior e ideal, que acessaria a verdade sobre as coisas.

Qual era o pensamento de Platão sobre a política?

O objetivo da política, para Platão, é exatamente corrigir essa injustiça. É tornar justo aquilo que é injusto. A concepção política de Platão, segundo Helferich (2006), é basicamente idealista. Ele idealiza uma cidade opulenta e saudável em que cada um atue conforme sua natureza e no momento oportuno.

Qual a filosofia da filosofia?

A filosofia se dedica a estudar qualquer assunto desde que se possa produzir um conhecimento válido a partir de sua argumentação. Consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados ao conhecimento, à lógica, à existência, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.

Qual foi a importância de Platão para a filosofia?

O filósofo foi o responsável pela criação do chamado mundo das ideias e das formas, fundando o pensamento metafísico. Escreveu diversos diálogos filosóficos e fundou a Academia em Atenas, ou seja, é considerado o precursor do ensino superior no mundo ocidental.

O que é a filosofia e qual é a sua importância para Platão?

De fato, Platão pode ser considerado o inventor do tema da filosofia, aquilo de que ela de fato trata, tendo a filosofia como um rigoroso e sistemático exame dos assuntos éticos, políticos, metafísicos e epistemológicos através de um método distintivo.

Como era a realidade fundamental para Platão e Aristóteles?

O real para Platão é a ideia; o real para Aristóteles é a realidade sensível. ... Já o pensamento de Aristóteles parte da experiência sensível, do tangível. “No fundo, quando Platão fala que há duas realidades, a sensível e a inteligível, não é que exista essa separação, é que em cada coisa sensível está presente a ideia.

Quais foram as principais ideias de Aristóteles?

Segundo o pensamento aristotélico, a felicidade (eudaimonia) é o único objetivo do homem. E se para ser feliz, é preciso fazer o bem a outrem, então o homem é um ser social e, mais precisamente, um ser político. Com efeito, cabe ao Estado “garantir o bem-estar e a felicidade dos seus governados”.

Qual a realidade das ideias?

Em Platão, as ideias não são criações dos seres humanos: elas são os seres em si, que existem objetivamente, a despeito de serem conhecidos pelos seres humanos. As ideias são a realidade plena, caracterizando-se pela inteligibilidade, pela incorporeidade, pela imutabilidade e pela unidade.

O que é o mundo sensível?

– O mundo concreto e sensível: trata-se de um mundo acessível pelos sentidos ou material. É o mundo que conhecemos pelo olfato, paladar, audição, visão e tato. A opinião (doxa), fundamentada nas sensações, tem uma “falsa consciência” de si mesma, julgando-se correta.

O que é o mundo das ideias e o mundo sensível?

Nesse Mundo das Ideias, estariam as essências das coisas, os conceitos, as Ideias fixas e imutáveis que descrevem essencialmente cada ser ou objeto existente. Já o mundo sensível seria a realidade com a qual nos defrontamos em nosso cotidiano básico, acessada por meio de nossa experiência sensível.

O que é a teoria da participação de acordo com Platão?

A Teoria da Participação diz que tudo no Mundo Sensível participa de uma Ideia radical de onde parte. Tudo incluído no Mundo Sensível é uma sombra, um eco, um reflexo da sua respectiva Ideia Inteligível.

Como Aristòteles explica o movimento é a mudança das coisas?

Aristóteles explica o movimento e a mudança das coisas por meio das noções de ato e potência. Assim sendo, para Aristóteles essa ação deve ser tomada como uma decisão natural da vida humana, com isso, pode - se dar início a construção do conhecimento e das potencialidades humanas.

Como Aristóteles explica o movimento é a permanência das coisas?

Resumindo: Para Aristóteles todas as coisas são formas e matéria, podendo mudar de forma e permanecer na mesma matéria. Desta forma, o movimento constitui-se em ato e potência, isto é, aquilo que as coisas são, e a potência é a possibilidade que elas podem vir a ser.

Como Aristóteles explica o movimento é a?

Em sua obra intitulada Mecânica, Aristóteles afirmou que um corpo em movimento só chegaria à imobilidade se a força que atua sobre ele deixasse de agir. Portanto, podemos entender que, de acordo com essa visão, só existe velocidade se existir uma força.

Qual é a principal diferença entre o pensamento de Aristóteles e de Platão?

A principal diferença entre Platão e Aristóteles encontra-se em suas crenças sobre o que era mais autêntico sobre a existência. Platão acreditava que a realidade última não está presente em experiências cotidianas. Aristóteles pensava que o mundo de todos os dias é mais autêntico do que o mundo das ideias de Platão.

Qual a diferença entre o pensamento de Platão e Aristóteles?

Principais diferenças entre Aristóteles e Platão

Platão partia do princípio de que a realidade em sua essência não está presente nas experiências do cotidiano. Por outro lado, Aristóteles considerava que o mundo cotidiano era mais autêntico que o chamado mundo das ideias de seu professor.

Quais as diferenças fundamentais entre Platão e Aristóteles em relação aos conhecimentos inteligível e sensível?

Afirmava que existem dois mundos: o sensível que é aquele em que nos encontramos e o inteligível que só pode ser alcançado pela razão e pela lógica. Para Platão, só o mundo inteligível é real enquanto que o sensível é transitório e ilusório.

Por que a filosofia de Platão é considerada idealista?

A realidade material seria apenas a cópia imperfeita daquela realidade ideal. O que Platão chamou de mundo das ideias seria a dimensão em que o idealismo estaria estabelecido e o único conhecimento verdadeiro e confiável seria o conhecimento intelectual das ideias e formas.

Artigo anterior
Quais são os múltiplos de 15 é 20?
Artigo seguinte
Qual a ordem do jogo de baralho?