O que é a psicologia?

Perguntado por: Mauro Nogueira de Neves  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (45 avaliações)

Psicologia é uma profissão, disciplina acadêmica e ciência que trata da mente, do estudo e análise de seus processos e comportamento de indivíduos e grupos humanos em diferentes situações.

Qual é o conceito de psicologia?

A psicologia é a ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano. Deriva-se das palavras gregas: psiquê que significa “alma” e logia que significa “estudo de”.

Qual é o objetivo de um psicólogo?

O Psicólogo, dentro de suas especificidades profissionais, atua no âmbito da educação, saúde, lazer, trabalho, segurança, justiça, comunidades e comunicação com o objetivo de promover, em seu trabalho, o respeito à dignidade e integridade do ser humano.

Qual é a base da Psicologia?

Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. Melhor dizendo, a Psicologia estuda o que motiva o comportamento humano – o que o sustenta, o que o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência...

Quais são os princípios da Psicologia?

São princípios da psicologia: Construção e desenvolvimento do conhecimento. Atuar em diferentes contextos visando promover a qualidade de vida. Múltiplos referenciais e interfaces do conhecimento psicológico.

O QUE É A PSICOLOGIA?

42 questões relacionadas encontradas

O que é Psicologia Segundo autores?

Segundo a APA (American Psychological Association), a psicologia é responsável pelo estudo da mente e do comportamento humano, englobando todos os aspectos da experiência humana e de seus processos cognitivos.

O que é a psicologia Scielo?

RESUMO. A Psicologia é definida habitualmente como ciência do comportamento, mas necessita uma revisão de seus pressupostos. Há dificuldades na própria definição de comportamento e ela representa o predomínio das correntes neopositivistas e materialistas.

Porque psicologia não é ciência?

3) A psicologia não é uma ciência. Uma outra vertente influente na psicologia é a psicanálise, que, embora não se identifique com a psicologia, deu origem a diversas teorias e pesquisas. Assim, podemos falar de psicologia psicodinâmica, como aquela que incorpora a psicanálise como um importante fundamento.

Quem foi que inventou a psicologia?

Wilhelm Wundt (1832-1920) é geralmente celebrado nos manuais de história da psicologia como o fundador da psicologia científica.

Quando é que surgiu a psicologia?

Como é a história da Psicologia em seu surgimento? Desde 1879, com a criação do instituto de Psicologia por Wilhelm Wundt, o campo de estudo tem apresentado diferentes processos investigativos para a compreensão da mente humana.

Qual é a origem da psicologia?

Foi quando o médico e filósofo alemão Wilhelm Wundt escreveu o livro Princípios de Psicologia Fisiológica, em 1873. Essa obra foi a primeira que organizou os princípios da Psicologia enquanto ciência. Ele também criou, em 1879, o primeiro laboratório de estudos de Psicologia na Universidade de Leipzig.

Quem trouxe a psicologia para o Brasil?

A primeira história da Psicologia, no Brasil, tem por título: A Psicologia Experimental no Brasil. Seu autor, defende, em 1911, tese com o título: Associação de Idéias. Trata-se de Plínio Olinto, a quem o Rio de Janeiro deve a criação, no Instituto de Educação, do Laboratório para Cursos de Psicologia Geral e Clínica.

Quando a psicologia é considerada ciência?

A Psicologia é a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais dos indivíduos (psiquismo). Dizer que a psicologia é uma ciência significa que ela é regida pelas mesmas leis do método científico as quais regem as outras ciências: ela procura um conhecimento objectivo, baseado em factos empíricos.

Porque a psicanálise não é uma ciência?

O fato de não ser uma ciência jamais a destituirá de um significado ou de constituir um saber pertinente e que produz resultados na clínica. Se é a psicanálise um saber, uma hermenêutica, uma ética ou apenas uma técnica, isso pouco importa, principalmente se levarmos em conta o motivo pelo qual ela foi criada um dia.

O que a psicologia não é?

#1 – Psicologia não é: Religião

Afinal, Psicologia é uma coisa e religião outra. Áreas distintas que podem acabar se voltando para o mesmo aspecto da vida humana: o sofrimento. Não é raro pessoas procurarem na prática religiosa ou espiritual maneiras de se livrarem de seus sofrimentos e angústias.

O que é a psicologia em PDF?

A psicologia é a ciência que estuda de forma teórica e prática os aspectos sociais, culturais e biológicos que influenciam o comportamento humano, tanto a nível individual como social, e o funcionamento e desenvolvimento da mente humana.

Qual o papel do psicólogo Scielo?

The role of the psychologist

Propõe-se como horizonte do seu quefazer a conscientização, isto é, ele deve ajudar as pessoas a superarem sua identidade alienada, pessoal e social, ao transformar as condições opressivas do seu contexto.

Qual foi o primeiro objeto de estudo da psicologia?

O Estudo da Psicologia Consciente de Wundt

Para Wundt, o objeto de estudo está na consciência e para estudá-la ele utilizou os métodos experimentais das ciências naturais.

Quais os princípios mais importantes?

  • Princípio do devido processo legal. CF/1988 – Art. ...
  • Princípio do juiz natural. CF/1988 – Art. ...
  • Princípio do contraditório e ampla defesa. ...
  • Princípio da motivação das decisões judiciais. ...
  • Princípio da publicidade do processo e dos atos processuais. ...
  • Princípio da razoável duração do processo. ...
  • Princípio do duplo grau de jurisdição.

Qual o princípio fundamental da psicologia da saúde?

A finalidade principal da Psicologia da Saúde é compreender como é possível, através de intervenções psicológicas, contribuir para a melhoria do bem-estar dos indivíduos e das comunidades (Teixeira, 2004).

O que o psicólogo não pode fazer?

O Psicólogo é proibido pelo Código de Ética de usar sua profissão para induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito.

Qual é a importância do estudo da Psicologia?

A Psicologia busca a compreensão acerca de como o ser humano cria a sua história, e o papel do psicólogo é utilizar essa ciência para conduzir uma pessoa à autodescoberta, à compreensão sobre as suas dificuldades e a forma com que se relaciona com o seu “mundo interior” e exterior.

Quais são as linhas de pensamento da Psicologia?

As principais abordagens da psicologia
  • Psicanálise. ...
  • Behaviorismo ou Analítico Comportamental. ...
  • Humanismo. ...
  • Psicoterapia Corporal ou Reich. ...
  • Cognitivo-Comportamental ou TCC. ...
  • Gestalt-terapia.

Quais são as linhas da Psicologia?

As principais linhas de estudo da Psicologia
  • 1.1 Psicanálise.
  • 1.2 Análise Junguiana.
  • 1.3 Psicologia Cognitiva Comportamental.
  • 1.4 Psicodrama.
  • 1.5 Gestalt.

Artigo anterior
Como sair do email?
Artigo seguinte
Como se chama o profissional de Comunicação Social?