O que é a prospecção de clientes?

Perguntado por: Sebastião Cruz  |  Última atualização: 22. April 2022
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Significado de Prospecção de clientes
A prospecção, de uma forma simples, significa ir atrás do seu potencial cliente (o chamado prospect). Definimos como potencial cliente aquele que possui características similares aos seus clientes com maior resultado e/ou possuem uma dor que a sua solução consegue resolver.

O que significa prospecção de clientes?

Prospecção de clientes é uma etapa do funil de vendas que tem como objetivo a tentativa de contato com potenciais clientes. Somente após a passagem do Lead por alguns filtros, em um processo chamado de qualificação de Leads, é que se deve prospectar clientes.

Como funciona a prospecção de clientes?

Prospecção de clientes é o processo de encontrar potenciais clientes que correspondam ao perfil ideal para o seu negócio e fazer o contato inicial com eles para efetuar vendas. A intenção é fazer os prospects evoluírem no funil de vendas até se tornarem clientes. Sim, o objetivo final é fazer uma venda, é claro.

Quais tipos de prospecção?

Conheça os tipos de prospecção de clientes
  1. Outbound. O modelo Outbound é a forma tradicional de prospectar clientes. ...
  2. Inbound. Entre os tipos de prospecção atuais, o Inbound é o que está ganhando mais destaque atualmente. ...
  3. Referral Marketing. ...
  4. Canais.

Como definir prospecção?

A palavra prospecção carrega dois sentidos: o primeiro, é de mostrar-se importante e mais visível; já o segundo, refere-se à procura de um terreno. Em ambos os casos, o termo é aplicável quando estamos falando de empresas ou negócios.

Prospecção de clientes O que é e Como fazer?

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O que é prospecção de pessoas?

A prospecção, de uma forma simples, significa ir atrás do seu potencial cliente (o chamado prospect). Definimos como potencial cliente aquele que possui características similares aos seus clientes com maior resultado e/ou possuem uma dor que a sua solução consegue resolver.

Quais são os passos da prospecção?

7 passos essenciais para a prospecção de clientes pensando na conversão
  1. Conhecimento sobre o público-alvo. ...
  2. Realização de pesquisas. ...
  3. Adoção do funil de vendas. ...
  4. Investimento em inbound marketing. ...
  5. Estratégia de prospecção de clientes em vários canais. ...
  6. Análise de dados. ...
  7. Nutrição de leads e clientes.

O que é prospecção ativa e passiva?

Em poucas palavras, na prospecção ativa, você chega até o potencial cliente sem que ele tenha solicitado um contato ou fornecido seus dados. Por outro lado, na prospecção passiva, o lead entra em contato com a sua organização ou fornece seus dados de forma espontânea, por conta própria.

Qual a diferença entre prospecção ativa e passiva?

Enquanto na prospecção ativa o cliente entra no funil por iniciativa do vendedor, na passiva a decisão é do consumidor. Nesse último caso, o benefício é que a pessoa passa por cada uma dessas etapas, muitas vezes, sem perceber e ela mesma se convence a comprar.

O que é prospecção outbound?

A prospecção Outbound já é uma velha conhecida dos vendedores. Ela nada mais é do que a tradicional venda proativa, em que o vendedor aborda um potencial cliente a partir de um contato frio, por telefone, email ou outro meio de comunicação.

Como fazer a prospecção de clientes?

10 dicas para a prospecção de clientes em seu negócio
  1. Ofereça o seu produto a quem precisa. ...
  2. Não misture as tarefas. ...
  3. Peça indicações aos clientes atuais. ...
  4. Olhe para o seu portfólio. ...
  5. Esteja on-line. ...
  6. Conheça o cliente. ...
  7. Visite feiras e convenções. ...
  8. Ajuste o foco.

Qual o principal objetivo da prospecção?

A prospecção é a parte inicial de qualquer processo de vendas. Nela, busca-se identificar pessoas ou empresas com o perfil que se deseja e depois qualificá-las para uma abordagem comercial.

Quais os tipos de prospecção de clientes?

Quais são os 5 tipos de prospecção de clientes
  • Outbound Marketing. ...
  • Inbound Marketing. ...
  • Canais. ...
  • Indicação de parceiros e clientes. ...
  • Misto. ...
  • Prospecção de clientes por Cold Mailling. ...
  • Prospecção de clientes por Cold Calling. ...
  • Prospecção de clientes pelas redes sociais.

Qual a importância da prospecção de clientes?

Para quem ainda não sabe, prospectar clientes é uma das etapas de venda essenciais para manter a competitividade e a sobrevivência no mercado. Esse processo envolve técnicas para impactar diretamente no fechamento de novos contratos, por isso, deve ser visto como prioridade por qualquer negócio que vise ao crescimento.

O que é prospecção ativa de clientes?

O que é a prospecção ativa? Em poucas palavras, a prospecção de novos clientes é uma maneira de conseguir clientes de forma ativa. Ao invés de esperar o contato de alguém interessado no seu produto ou serviço, você vai em busca dos clientes que podem ser mais lucrativos para o seu negócio.

O que é uma prospecção de vendas?

O conceito sobre o que é prospecção de vendas pode ser definido como um conjunto de estratégias que têm por objetivo captar clientes em potencial para a sua empresa. Em outras palavras, consiste em encontrar compradores para os seus produtos e serviços e, com isso, gerar novas oportunidades de negócios.

O que que é ativa e passiva?

Uma pessoa ativa é aquela que faz uma ação, sendo um agente que determina os rumos de uma situação. Por sua vez, uma pessoa passiva é aquela que submete-se a uma ação. Assim, o ativo e passivo são opostos completos de personalidade onde um rege aquilo que acontece e o outro é regido.

Como fazer uma prospecção ativa?

Como fazer uma prospecção ativa?
  1. Defina um perfil do cliente ideal para prospectar. ...
  2. Mapeie os canais de comunicação em que os clientes estão. ...
  3. Produza conteúdo relevante aos clientes. ...
  4. Crie relação antes de fazer proposta comercial. ...
  5. Determine uma rotina de prospecção. ...
  6. Peça indicações aos clientes atuais.

Quando prospecção ativa é mais indicado para uma empresa?

A prospecção ativa é mais recomendada para empresas que ainda não possuem um grande número de clientes e são novas no mercado. Isso porque, como já informado anteriormente, ela consegue resultados expressivos de forma bem mais rápida.

O que é a venda consultiva?

Venda consultiva é o processo em que o vendedor atua como um consultor: diagnosticando e entendendo o momento do cliente para que, juntos, concluam se a oferta faz sentido. Na venda consultiva o vendedor investiga se o produto ou serviço que oferece é o ideal para resolver os problemas do cliente.

Como descobrir onde está seu cliente?

Como captar clientes pela internet para sua empresa
  1. Aposte no marketing de conteúdo. ...
  2. Selecione palavras-chave corretamente. ...
  3. Invista em anúncios pagos online. ...
  4. Proponha parcerias com outras empresas. ...
  5. Fortaleça seus perfis nas redes sociais. ...
  6. Peça ajuda para sua rede de contatos. ...
  7. Planeje ações especiais em datas comemorativas.

Como achar seu cliente ideal?

Como identificar as características do cliente ideal?
  1. Analise os seus clientes atuais. O primeiro passo para identificar o perfil do cliente ideal é analisar os seus consumidores atuais. ...
  2. Identifique as características do público. ...
  3. Observe a necessidade pela solução.

Como fazer uma abordagem de vendas?

7 técnicas de abordagem de vendas para usar agora
  1. Mais que um produto ou serviço, venda uma solução. ...
  2. Escute com atenção. ...
  3. Personalize o seu discurso. ...
  4. Prefira fazer perguntas abertas. ...
  5. Teste diferentes horários para entrar em contato. ...
  6. Encontre um interesse em comum com o Lead. ...
  7. Esteja disponível, mas sem sufocar.

O que são vícios na prospecção?

Prometer e não cumprir

Abre porta para que o lead faça o mesmo com você nas outras etapas da venda. A reciprocidade que você tanto pede na suas vendas sendo usada contra você. É um pequeno detalhe, mas que somado à outros vícios de venda resultam no não do teu prospect. Se prometeu cumpra!

Como fazer um plano de prospecção de clientes?

Como fazer um planejamento de prospecção ativa?
  1. Faça um diagnóstico estratégico. O diagnóstico funciona como a base do planejamento estratégico. ...
  2. Defina o processo. ...
  3. Planeje as abordagens comerciais. ...
  4. Mensure as ações. ...
  5. Otimize a estratégia.

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