O que é a prospecção de clientes?
Perguntado por: Sebastião Cruz | Última atualização: 22. April 2022Pontuação: 4.9/5 (72 avaliações)
O que significa prospecção de clientes?
Prospecção de clientes é uma etapa do funil de vendas que tem como objetivo a tentativa de contato com potenciais clientes. Somente após a passagem do Lead por alguns filtros, em um processo chamado de qualificação de Leads, é que se deve prospectar clientes.
Como funciona a prospecção de clientes?
Prospecção de clientes é o processo de encontrar potenciais clientes que correspondam ao perfil ideal para o seu negócio e fazer o contato inicial com eles para efetuar vendas. A intenção é fazer os prospects evoluírem no funil de vendas até se tornarem clientes. Sim, o objetivo final é fazer uma venda, é claro.
Quais tipos de prospecção?
- Outbound. O modelo Outbound é a forma tradicional de prospectar clientes. ...
- Inbound. Entre os tipos de prospecção atuais, o Inbound é o que está ganhando mais destaque atualmente. ...
- Referral Marketing. ...
- Canais.
Como definir prospecção?
A palavra prospecção carrega dois sentidos: o primeiro, é de mostrar-se importante e mais visível; já o segundo, refere-se à procura de um terreno. Em ambos os casos, o termo é aplicável quando estamos falando de empresas ou negócios.
Prospecção de clientes O que é e Como fazer?
O que é prospecção de pessoas?
A prospecção, de uma forma simples, significa ir atrás do seu potencial cliente (o chamado prospect). Definimos como potencial cliente aquele que possui características similares aos seus clientes com maior resultado e/ou possuem uma dor que a sua solução consegue resolver.
Quais são os passos da prospecção?
- Conhecimento sobre o público-alvo. ...
- Realização de pesquisas. ...
- Adoção do funil de vendas. ...
- Investimento em inbound marketing. ...
- Estratégia de prospecção de clientes em vários canais. ...
- Análise de dados. ...
- Nutrição de leads e clientes.
O que é prospecção ativa e passiva?
Em poucas palavras, na prospecção ativa, você chega até o potencial cliente sem que ele tenha solicitado um contato ou fornecido seus dados. Por outro lado, na prospecção passiva, o lead entra em contato com a sua organização ou fornece seus dados de forma espontânea, por conta própria.
Qual a diferença entre prospecção ativa e passiva?
Enquanto na prospecção ativa o cliente entra no funil por iniciativa do vendedor, na passiva a decisão é do consumidor. Nesse último caso, o benefício é que a pessoa passa por cada uma dessas etapas, muitas vezes, sem perceber e ela mesma se convence a comprar.
O que é prospecção outbound?
A prospecção Outbound já é uma velha conhecida dos vendedores. Ela nada mais é do que a tradicional venda proativa, em que o vendedor aborda um potencial cliente a partir de um contato frio, por telefone, email ou outro meio de comunicação.
Como fazer a prospecção de clientes?
- Ofereça o seu produto a quem precisa. ...
- Não misture as tarefas. ...
- Peça indicações aos clientes atuais. ...
- Olhe para o seu portfólio. ...
- Esteja on-line. ...
- Conheça o cliente. ...
- Visite feiras e convenções. ...
- Ajuste o foco.
Qual o principal objetivo da prospecção?
A prospecção é a parte inicial de qualquer processo de vendas. Nela, busca-se identificar pessoas ou empresas com o perfil que se deseja e depois qualificá-las para uma abordagem comercial.
Quais os tipos de prospecção de clientes?
- Outbound Marketing. ...
- Inbound Marketing. ...
- Canais. ...
- Indicação de parceiros e clientes. ...
- Misto. ...
- Prospecção de clientes por Cold Mailling. ...
- Prospecção de clientes por Cold Calling. ...
- Prospecção de clientes pelas redes sociais.
Qual a importância da prospecção de clientes?
Para quem ainda não sabe, prospectar clientes é uma das etapas de venda essenciais para manter a competitividade e a sobrevivência no mercado. Esse processo envolve técnicas para impactar diretamente no fechamento de novos contratos, por isso, deve ser visto como prioridade por qualquer negócio que vise ao crescimento.
O que é prospecção ativa de clientes?
O que é a prospecção ativa? Em poucas palavras, a prospecção de novos clientes é uma maneira de conseguir clientes de forma ativa. Ao invés de esperar o contato de alguém interessado no seu produto ou serviço, você vai em busca dos clientes que podem ser mais lucrativos para o seu negócio.
O que é uma prospecção de vendas?
O conceito sobre o que é prospecção de vendas pode ser definido como um conjunto de estratégias que têm por objetivo captar clientes em potencial para a sua empresa. Em outras palavras, consiste em encontrar compradores para os seus produtos e serviços e, com isso, gerar novas oportunidades de negócios.
O que que é ativa e passiva?
Uma pessoa ativa é aquela que faz uma ação, sendo um agente que determina os rumos de uma situação. Por sua vez, uma pessoa passiva é aquela que submete-se a uma ação. Assim, o ativo e passivo são opostos completos de personalidade onde um rege aquilo que acontece e o outro é regido.
Como fazer uma prospecção ativa?
- Defina um perfil do cliente ideal para prospectar. ...
- Mapeie os canais de comunicação em que os clientes estão. ...
- Produza conteúdo relevante aos clientes. ...
- Crie relação antes de fazer proposta comercial. ...
- Determine uma rotina de prospecção. ...
- Peça indicações aos clientes atuais.
Quando prospecção ativa é mais indicado para uma empresa?
A prospecção ativa é mais recomendada para empresas que ainda não possuem um grande número de clientes e são novas no mercado. Isso porque, como já informado anteriormente, ela consegue resultados expressivos de forma bem mais rápida.
O que é a venda consultiva?
Venda consultiva é o processo em que o vendedor atua como um consultor: diagnosticando e entendendo o momento do cliente para que, juntos, concluam se a oferta faz sentido. Na venda consultiva o vendedor investiga se o produto ou serviço que oferece é o ideal para resolver os problemas do cliente.
Como descobrir onde está seu cliente?
- Aposte no marketing de conteúdo. ...
- Selecione palavras-chave corretamente. ...
- Invista em anúncios pagos online. ...
- Proponha parcerias com outras empresas. ...
- Fortaleça seus perfis nas redes sociais. ...
- Peça ajuda para sua rede de contatos. ...
- Planeje ações especiais em datas comemorativas.
Como achar seu cliente ideal?
- Analise os seus clientes atuais. O primeiro passo para identificar o perfil do cliente ideal é analisar os seus consumidores atuais. ...
- Identifique as características do público. ...
- Observe a necessidade pela solução.
Como fazer uma abordagem de vendas?
- Mais que um produto ou serviço, venda uma solução. ...
- Escute com atenção. ...
- Personalize o seu discurso. ...
- Prefira fazer perguntas abertas. ...
- Teste diferentes horários para entrar em contato. ...
- Encontre um interesse em comum com o Lead. ...
- Esteja disponível, mas sem sufocar.
O que são vícios na prospecção?
Prometer e não cumprir
Abre porta para que o lead faça o mesmo com você nas outras etapas da venda. A reciprocidade que você tanto pede na suas vendas sendo usada contra você. É um pequeno detalhe, mas que somado à outros vícios de venda resultam no não do teu prospect. Se prometeu cumpra!
Como fazer um plano de prospecção de clientes?
- Faça um diagnóstico estratégico. O diagnóstico funciona como a base do planejamento estratégico. ...
- Defina o processo. ...
- Planeje as abordagens comerciais. ...
- Mensure as ações. ...
- Otimize a estratégia.
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