O que é a preclusão no processo civil?

Perguntado por: Sérgio Joaquim Paiva Guerreiro Valente  |  Última atualização: 9. Dezember 2024
Pontuação: 4.5/5 (10 avaliações)

O que é preclusão? Como já mencionado, a preclusão é a perda do direito de manifestação no processo, seja do autor, do réu ou de terceiros, por ausência de realização do ato processual no momento oportuno. Disso decorre, portanto, uma perda da capacidade de prática de atos processuais.

O que é preclusão no direito processual civil?

Segundo o dicionário, em termos jurídicos, preclusão significa “Perda de uma faculdade processual civil, do direito de se manifestar num processo judicial, pelo não-exercício dela na ordem legal, ou por se haver efetuado atividade incompatível com tal exercício, ou ainda por já ter sido ela validamente exercitada.”

Quando ocorre a preclusão?

A preclusão é quando alguém perde a chance de tomar alguma ação em um processo judicial. Isso pode acontecer se a pessoa perder o prazo para se manifestar, se algo que ela fez não for compatível com o processo, ou se a mesma ação já tiver sido realizada antes.

Quando se opera a preclusão?

Diz-se temporal a preclusão quando um ato não é praticado no prazo existente para a respectiva prática e, por essa circunstância, não mais pode ser realizado.

Como se classifica a preclusão?

A doutrina classifica a preclusão da seguinte forma: preclusão consumativa, preclusão temporal, preclusão lógica, preclusão ordinária, preclusão máxima e preclusão pro judicato.

Preclusão | Dicas de Processo Civil

16 questões relacionadas encontradas

Quais os 3 tipos de preclusão?

PRECLUSÃO TEMPORAL, CONSUMATIVA E LÓGICA. A preclusão temporal ocorre com o decurso do prazo assinalado para a prática do ato processual. Opera-se a preclusão consumativa com a prática do ato processual, que não pode ser repetida.

O que é preclusão exemplo?

A preclusão temporal ocorre quando não se pratica o ato processual no momento oportuno. O exemplo mais comum de preclusão temporal é a perda de um prazo processual para se manifestar, nos autos, sobre determinado assunto ou para interpor algum recurso.

Quais os tipos de preclusão no Processo Civil?

  • Preclusão consumativa. A preclusão consumativa, por seu nome, indica a consumação de uma condição. ...
  • Preclusão lógica. A preclusão lógica decorre da incompatibilidade entre atos processuais. ...
  • Preclusão temporal. ...
  • Preclusão pro judicato. ...
  • Preclusão administrativa. ...
  • Preclusão máxima. ...
  • Preclusão-sanção ou preclusão punitiva.

O que acontece após a preclusão?

Efeitos da preclusão

Caso a parte tenha perdido o prazo previsto em lei, não haverá mais chance de tratar da matéria pretendida. Dessa forma, esse mecanismo garante que o processo tenha prazos e atos bem definidos.

Quais prazos não são Preclusivos?

O prazo para manifestação sobre a defesa e documentos não é preclusivo. O princípio da simplicidade que rege o Direito Processual do Trabalho, em conjunto com o da instrumentalidade das formas, impõe seja priorizada a solução da lide, em seu mérito, em detrimento das formas, desde que as partes não sofram prejuízo.

Qual o sinônimo de preclusão?

1 perder, anular, expirar, prescrever, invalidar.

Qual a diferença de prescrição e preclusão?

Na prescrição há a perda do direito de ação. Na preclusão há a perda da oportunidade de volver-se àquele momento do processo, operando-se depois do início e no transcorrer do processo. Na decadência, temos a perda do direito substantivo, enquanto na preclusão temos a perda do direito subjetivo.

O que fazer quando o juiz não se manifesta?

“Se não forem manifestamente intempestivos, os embargos de declaração interrompem o prazo para interposição de outro recurso, por qualquer das partes (art. 538, caput, do CPC).

O que acontece se perder prazo para manifestação?

Ultrapassado o prazo concedido para a prática de ato processual sem sua realização pela parte, tem-se operada a preclusão temporal, acarretando a perda do direito de praticá-lo posteriormente.

Pode apresentar contestação duas vezes?

Uma vez ofertada a peça de contestação, é defeso ao réu refazê-la, praticando o mesmo ato processual duas vezes, por força da preclusão consumativa.

O que é preclusão da prova documental?

Com efeito, a preclusão consiste na perda, pela parte, da faculdade ou do direito processual que se extinguiu pelo seu não exercício, de maneira correta ou em tempo útil.

É vedado ao juiz decidir novamente?

Nenhum juiz decidirá novamente as questões já decididas relativamente à mesma lide, sendo vedado à parte discutir no curso do processo as questões já decididas a cujo respeito se operou a preclusão (inteligência do caput dos arts. 505 e 506 do CPC/2015 ).

O que é preclusão maior?

Fenômeno que alcança somente as partes. Para o juiz, só se opera a preclusão maior, ou seja, a coisa julgada.

Quando ocorre a prescrição intercorrente no Processo Civil?

A prescrição intercorrente ocorre quando se passa um longo período de tempo sem andamento no processo, causando a perda do direito de exigir judicialmente um direito. Possui como finalidade o princípio da duração razoável, afim de dar celeridade na tramitação de processos.

Qual a natureza jurídica da preclusão?

Trata-se de formação de coisa julgada material em relação a temas incidentais, questões processuais que são resolvidas durante o curso do processo, mas que não fazem parte do objeto litigioso do processo. Estas questões, em regra, não integram a demanda, a menos que seja suscitada ação declaratória incidental.

O que é preclusão e coisa julgada?

A coisa julgada, tradicionalmente subdividida pela doutrina em material e formal, vincula-se especificamente às sentenças, não mais passíveis de exame; enquanto a preclusão se refere não só às decisões finais (sentenças), mas também às decisões proferidas no curso do processo (interlocutórias).

O que é preclusão e perempção?

Perempção é a extinção de um processo por negligência da parte autora. Preclusão é a perda de faculdades processuais por não exercê-las adequadamente. Prescrição é a perda do direito de ação devido ao tempo decorrido. Esses são conceitos distintos no âmbito jurídico.

Qual o artigo da preclusão consumativa?

Em relação à preclusão consumativa, a perda da prerrogativa processual de pratica o ato decorre de a parte já tê-lo praticado; já extinto, portanto. Do contrário, teríamos a repetição daquele, o que é vedado pela Legislação Adjetiva Civil, verbis: Art. 507.

Artigo anterior
Qual o intervalo entre uma drenagem e outra?
Artigo seguinte
O que significa cepticismo?