O que é a posse no Direito Civil?

Perguntado por: Fábio Fernando Gomes  |  Última atualização: 2. Dezember 2024
Pontuação: 4.2/5 (64 avaliações)

O artigo 1196 trata da posse no Código Civil e diz que: Possuidor é aquele que exerce, de fato ou não, algum (qualquer um) dos poderes inerentes à propriedade. O artigo 1228 diz que o proprietário é aquele que pode usar, gozar, dispor ou pode reaver a coisa.

O que significa posse no direito?

A palavra posse designa quer uma relação factual entre uma pessoa e uma coisa, quer a posição jurídica correspondente, constituída por direitos, poderes, etc., legalmente consagrados, quer, por vezes, as próprias regras jurídicas que atribuem esta posição jurídica naquela situação de facto.

O que é posse direito Civil?

A posse consiste em instituto autônomo marcada por sua natureza fática. Somente pode ser considerado possuidor aquele que exerce de fato todos, ou alguns dos poderes inerentes ao domínio. O direito de propriedade, ao contrário, é representado pelo título de dominial.

O que caracteriza a posse?

Posse: exercício do poder de fato em nome próprio, exteriorizando a propriedade e fazendo uso econômico da coisa (animus tenendi intenção de usar a coisa tal qual o proprietário).

Quais os tipos de posse no direito civil?

É aquela em que uma única pessoa, física ou jurídica, tem, sobre a mesma coisa, posse plena, direta ou indireta. A posse exclusiva pode ser plena ou não. Plena é a posse em que o possuidor exerce de fato os poderes inerentes à propriedade (usar, gozar, dispor e reaver), como se sua fosse a coisa.

Direito Civil - Aula #197 - Posse - Conceito (É isso!)

29 questões relacionadas encontradas

O que é posse exemplo?

Para facilitar o entendimento, ter a posse é dispor do bem ou coisa, como por exemplo, morar em uma casa alugada, o possuidor tem a posse da casa, mas não é proprietário da mesma.

Quais são os elementos da posse?

Esta teoria nos aponta que dois são os elementos que constituem a posse: - o poder físico sobre a coisa, a detenção da coisa, esta é definição de Corpus: elemento material que se traduz no poder físico da pessoa sobre a coisa.

O que garante a posse?

Adquire-se a posse desde o momento em que se torna possível o exercício, em nome próprio, de qualquer dos poderes inerentes à propriedade. A posse pode ser adquirida: I - pela própria pessoa que a pretende ou por seu representante; II - por terceiro sem mandato, dependendo de ratificação.

O que garante a posse do imóvel?

A posse de um imóvel é dada a alguém que tem o exercício ou não de alguns poderes inerentes à propriedade. Ou seja, é conferida a quem usufrui do imóvel de diferentes formas. E para que alguém, de fato, tenha direitos sobre um imóvel, é necessário entrar com um processo conhecido como usucapião.

Porque a posse é um fato?

- A posse é um fato, pois ela cria uma situação jurídica. A posse é um fato, “uma vez que não tem autonomia, não tem valor jurídico próprio. O fato possessório não está subordinado aos princípios que regulam a relação jurídica no seu nascimento” (Gonçalves).

Quais são os vícios da posse?

Já a posse injusta possui algum dos chamados "vícios objetivos", quais sejam: a violência, a clandestinidade e a precariedade. A posse violenta é aquela obtida mediante a agressão física ou moral ao possuidor original da coisa.

O que comprova a posse de um imóvel?

Introdução
  • Registro Público de Imóveis. O registro público de imóveis é um dos principais documentos que comprova a posse e a propriedade. ...
  • Pagamento de IPTU. ...
  • Benfeitorias e Manutenção do Imóvel. ...
  • Comprovação de Residência. ...
  • Testemunhas e Declarações de Vizinhança. ...
  • Registro Fotográfico e Documental.

Qual é a natureza jurídica da posse?

É entendimento majoritário em considerar a posse como simples fato jurídico, adotando a teoria de Ihering, a qual considera a posse como uma relação de fato entre a pessoa e a coisa pelo fim da sua utilização econômica. Também pelo rol do artigo 1.225 do Código Civil ser considerado taxativo.

Quando a posse se torna propriedade?

Adquire-se a posse desde o momento em que se torna possível o exercício, em nome próprio, de qualquer dos poderes inerentes à propriedade. A posse pode ser adquirida: I - pela própria pessoa que a pretende ou por seu representante; II - por terceiro sem mandato, dependendo de ratificação.

Quando se configura a posse?

A posse pode ser dividida em dois tipos: a direta e a indireta. A posse direta é quando o possuidor está fisicamente com o bem. A posse indireta é quando o possuidor não está fisicamente com o bem, mas tem papel de dono.

Qual a teoria adotada na posse?

A Teoria Subjetiva (de Savigny ) entende que a posse se configura quando houver a apreensão física da coisa ( corpus ), mais a vontade de tê-la como própria ( animus domini ).

Quem tem posse tem a propriedade?

A posse é o instrumento, o meio ou forma de se exercer o direito de propriedade e o direito real limitado, usando diretamente a coisa ou por meio de terceiro (fruindo), ou resgatando o seu valor pela transferência do direito real e da posse a ter- ceiro.

Como funciona a posse?

A Posse é o ato de aceitação expressa pelo nomeado das atribuições, deveres e responsabilidades inerentes ao cargo, no qual assume, também, o compromisso de bem servir.

Quais são os tipos de posse?

  • Posse Injusta.
  • Posse Justa.
  • Posse Nova.
  • Posse Indireta.
  • Composse.
  • Posse.
  • Posse de Boa-fé
  • Posse Velha.

Como funciona a posse de um imóvel?

Nesse sentido, a posse pode ser direta ou indireta. Ou seja, a posse direta ocorre quando uma pessoa ocupa um imóvel e exerce o controle físico sobre ele. Por exemplo, um inquilino que aluga um apartamento e mora nele é quem possui a posse indireta do bem.

Quando a posse passa a ser de má fé?

Posse de má-fé – situação em que alguém sabe do vício que acomete a coisa, mas mesmo assim pretende exercer o domínio fático sobre esta. Neste caso, o possuidor nunca possui um justo título.

O que interrompe a posse mansa e pacífica?

Posse 'mansa e pacífica' é justamente o oposto a posse violenta. “Mansa” é aquela que se obteve sem oposição do antigo possuidor, e “Pa- cífica” é aquela que se manteve sem contestação.

Quem aluga tem a posse do imóvel?

O Locatário tem a posse física do bem, ou seja, ele paga o aluguel para morar no bem. Já o Locador tem a propriedade do bem imóvel, que em outras palavras isso quer dizer que ele é dono do bem, podendo ceder ou não a posse do mesmo a alguém queira alugá-lo.

Quem tem direito a posse de um imóvel?

Como se adquire a posse

Além do mais, a posse pode ser adquirida tanto pela própria pessoa quanto por alguém que esteja a representando. No caso de falecimento do dono, é importante saber que posse passará para os herdeiros. Assim , os herdeiros têm direito sobre aquela posse que era exercida pelos pais/cônjuge.

Quando a posse é injusta?

Se a posse injusta é aquela obtida de maneira viciada e a de boa-fé é aquela onde se ignora a existência de um vício ou obstáculo, então uma posse “justa” – obtida de modo não vicioso – e de “boa-fé”, pressupõe uma diferenciação entre os conceitos de “vício” e de “obstáculo”.

Artigo anterior
Quem é o segundo filho de Sasuke?
Artigo seguinte
O que são os mulatos?