O que é a posse de má fé?
Perguntado por: Eva Eva Figueiredo Neto Cardoso | Última atualização: 16. Juni 2025Pontuação: 4.4/5 (52 avaliações)
Sob a égide do Código Civil no artigo 1.201, onde salienta que a posse de má-fé se apresenta quando o possuidor conhece o vicio ou meio impeditivo que torne a aquisição da coisa.
Qual a diferença entre posse de boa-fé e posse de má-fé?
47: “Possuidor de boa fé é aquele que está na convicção de que a coisa por ele possuída, de direito lhe pertence. Ao contrário, de má fé se diz o possuidor que sabe não lhe assistir direito para possuir a coisa”; e por GONÇALVES, Carlos Alberto. Direito civil brasileiro: direito das coisas.
Quando a posse é injusta?
A posse justa é aquela que não tem vícios objetivos, sendo obtida de acordo com as previsões legais e sem nenhuma complicação jurídica. Já a posse injusta possui algum dos chamados "vícios objetivos", quais sejam: a violência, a clandestinidade e a precariedade.
Quais são os tipos de posse?
Há hoje no ordenamento jurídico quatro tipos de posse, sendo elas direta, indireta, de boa fé e de má-fé. A posse justa está discriminada no artigo 1200 do código civil: "É justa a posse que não for violenta, clandestina ou precária.
É possível que uma posse de má-fé seja uma posse justa?
É o que se vê em: “Em regra, a posse justa é uma posse de boa-fé, mas nada impede que haja uma posse justa qualificada pela má-fé” (PINTO, 2011, p. 505). E ainda: “Nem sempre se confundem os conceitos de posse justa e posse de boa-fé. Um possuidor de boa-fé pode ter posse injusta.
AULA 15 CLASSIFICAÇÃO DA POSSE - BOA-FÉ E MÁ-FÉ
O que é posse injusta e de má-fé?
Se a posse injusta é aquela obtida de maneira viciada e a de boa-fé é aquela onde se ignora a existência de um vício ou obstáculo, então uma posse “justa” – obtida de modo não vicioso – e de “boa-fé”, pressupõe uma diferenciação entre os conceitos de “vício” e de “obstáculo”.
Quais são os tipos de posse injusta?
Posse Injusta: será por outro lado posse injusta aquela adquirida por meio do uso da força ou ameaça (violência), ardil (clandestinidade) ou abuso da confiança (precariedade). 3.3.1. Posse Violenta, Clandestina e Precária.
O que é a posse legítima?
Posse legítima é a obtida em conformidade com a ordem jurídica. Conseqüentemente, será ilegítima quando faltar algum pressuposto de existência de validade. Se duas ou mais pessoas possuírem coisa indivisível, poderá cada uma exercer sobre ela atos possessórios, contanto que não excluam os dos outros compossuidores.
O que diz o artigo 1210 do Código Civil?
“Art. 1.210. O possuidor tem direito a ser mantido na posse em caso de turbação, restituído no de esbulho, e segurado de violência iminente, se tiver justo receio de ser molestado.
O que diz o artigo 1201 do Código Civil?
Artigo 1201
É de boa-fé a posse, se o possuidor ignora o vício, ou o obstáculo que impede a aquisição da coisa. Parágrafo único. O possuidor com justo título tem por si a presunção de boa-fé, salvo prova em contrário, ou quando a lei expressamente não admite esta presunção.
Quando se perde o direito de posse?
Perde-se a posse quando cessa, embora contra a vontade do possuidor, o poder sobre o bem. Só se considera perdida a posse para quem não presenciou o esbulho, quando, tendo notícia dele, se abstém de retornar a coisa, ou, tentando recuperá-la, é violentamente repelido.
O que tira a posse mansa e pacífica?
ii. a posse seja mansa e pacífica, ou seja, exercida sem oposição. Assim, se o proprietário do bem tomou alguma providência na área judicial, fica descaracterizada a posse ad usucapionem.
Quando a posse de boa-fé se torna de má fé?
Um exemplo desta hipótese é quando uma pessoa adquire a posse de um imóvel, deixa de quitar com as prestações junto ao alienante e permanece no imóvel. Desta forma, uma posse que era justa e de boa fé, passa a ser de má fé.
O que quer dizer a palavra esbulho?
O esbulho consiste na privação da coisa por intervenção de terceiro, contra a vontade do possuidor. Quando ocorre o esbulho, uma terceira pessoa assume o controlo material da coisa, afastando o controlo material da coisa anteriormente assegurado pelo possuidor.
O que é posse nova e velha?
A posse nova ocorre quando o esbulho ou a turbação, ou seja, a perda da posse, se deu recentemente, geralmente até um ano antes da propositura da ação. Já a posse velha refere-se a situações em que o esbulho ou a turbação ocorreram há mais de um ano antes do ajuizamento da ação possessória.
O que é a posse ad Usucapionem?
1.238, PARÁGRAFO ÚNICO, CPC - POSSE AD USUCAPIONEM - ELEMENTOS - COMPROVAÇÃO. A posse ad usucapionem é aquela que se exerce com intenção de dono - com animus domini. A posse ad usucapionem é rodeada de elementos, pelo que deve ser contínua, pacífica ou incontestada, por todo o tempo estipulado, e com intenção de dono.
O que diz o artigo 1512 do Código Civil?
1.512, parágrafo único, garante que a habilitação para o casamento, o registro e a primeira certidão serão isentos de selos, emolumentos e custas, para as pessoas cuja pobreza for declarada, sob as penas da lei.
O que diz o artigo 1240 do Código Civil?
Art. 1.240. Aquele que possuir, como sua, área urbana de até duzentos e cinqüenta metros quadrados, por cinco anos ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural.
O que é o desforço possessório?
No desforço possessório, a expressão "contanto que o faça logo" deve ser entendida restritivamente, apenas como a reação imediata ao fato do esbulho ou da turbação, cabendo ao possuidor recorrer à via jurisdicional nas demais hipóteses.
Quais são as 3 ações possessórias?
As ações possessórias específicas são três, em capítulo especial do CPC, nos artigos 920 a 933. São elas a ação de reintegração de posse, a ação de manutenção de posse e a ação de interdito proibitório.
Quais são os vícios da posse?
Os vícios objetivos são aqueles que estão associados à aquisição da posse. Os vícios objetivos são: a clandestinidade, a violência e a precariedade.
O que comprova a posse de um imóvel?
- Registro Público de Imóveis. O registro público de imóveis é um dos principais documentos que comprova a posse e a propriedade. ...
- Pagamento de IPTU. ...
- Benfeitorias e Manutenção do Imóvel. ...
- Comprovação de Residência. ...
- Testemunhas e Declarações de Vizinhança. ...
- Registro Fotográfico e Documental.
O que é a posse indireta?
A posse indireta é aquela exercida por quem detém todos os outros direitos, a não ser o de uso (já que esse é exercido em nome do possuidor direto). Trata-se, assim, do verdadeiro proprietário do bem, aquele que possui a ampla gama de poderes relacionados à propriedade e que sobre eles, tem poder de decisão.
O que é a posse jus Possidendi?
Jus possidendi é a posse que tem por substrato uma propriedade– é o proprietário-possuidor. Jus possessionis é a posse que não tem substrato jurídico. Tem por substrato uma mera situação de fato.
O que é a posse mansa e pacífica?
Posse 'mansa e pacífica' é justamente o oposto a posse violenta. “Mansa” é aquela que se obteve sem oposição do antigo possuidor, e “Pa- cífica” é aquela que se manteve sem contestação.
Quais são as 3 aplicações básicas de sistema de Inteligência Artificial?
Como se escreve o nome WhatsApp?