O que é a pororoca?

Perguntado por: Cátia Laura Gomes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (13 avaliações)

Pororoca ou mupororoca é a forma como são denominados os macaréus que ocorrem na Amazônia. Trata-se de um fenômeno natural produzido pelo encontro das correntes fluviais com as águas oceânicas. Pororoca origina-se do tupi poro'roka, que é o gerúndio do verbo poro'rog, «estrondar».

O que é o fenômeno da pororoca?

O termo pororoca é derivado do Tupi que designa “estrondo”, corresponde a um fenômeno natural onde acontece o encontro das águas de um rio com o oceano. O fenômeno se torna mais evidente nas mudanças de fase da lua, especialmente na lua cheia e nova.

Como se dá a pororoca?

Ela foi adotada para se referir a um dos mais impressionantes fenômenos da natureza – que ocorre quando o mar invade um rio, na forma de uma grande onda que se choca contra a corrente fluvial. ... Essa onda pode atingir até 4 metros de altura e durar até uma hora e meia, avançando 50 quilômetros rio adentro.

Por que a pororoca não existe mais?

A pororoca havia desaparecido nos últimos anos. As possibilidades levantadas por especialistas para o fim do fenômeno são a soma de três fatores: a construção de três hidrelétricas no rio Araguari, a abertura de canais para levar águas a fazendas e a degradação causada pelo pisoteio de búfalos na região.

Para que serve a pororoca?

A madeira é empregada para o fabrico de móveis simples, revestimento de paredes, obras internas em construção civil, como caibros, vigas e, lenha e carvão. A árvore apresenta características ornamentais que a recomendam para o paisagismo em geral; é particularmente útil para a arborização de ruas estreitas.

O que é Pororoca|Macaréu? OqÉ ?

20 questões relacionadas encontradas

Para que serve a casca da pororoca?

Como planta medicinal, diferentes partes são usadas por indígenas do Brasil, Guianas e Peru contra diarréia, tosse, bronquite, problemas de estômago e fungos nos pés.

Qual a origem da palavra pororoca?

Pororoca: palavra de origem tupi que indica o encontro de duas águas (FERREIRA, 1988: p. 1368). Seu sentido, também de origem tupi (poro+roka), quer dizer estrondo. Esse embate de águas contrárias gera movimento, imagem e som, o fluxo das águas desfaz e refaz as margens.

O que ocorreu a partir de 2015 que afetou a existência da pororoca no Amapá?

Contudo, em 2015, foi noticiada a extinção da pororoca na região do Amapá, especificamente no Rio Araguari, em virtude da construção de hidrelétricas, da abertura de canais para levar águas a fazendas e da degradação causada pelo pisoteio de búfalos na região.

Qual a altura costuma ter as ondas da pororoca?

Na região Amazônica, ocorre esta elevação de água que chega a 6 metros de altura a uma velocidade de 30 quilômetros por hora.

Como acontece o fenômeno da pororoca na região Norte?

O fenômeno natural chamado de Pororoca, acontece na foz do rio Amazonas nos estados do Pará, Amapá e Maranhão. Ele ocorre ao entrar em contato com a maré do oceano Atlântico, ocasionando ondas de 3 a 6 metros de altura em extensão pelo rio de aproximadamente 20 km.

Quando é a pororoca?

Embora a pororoca aconteça todos os dias, o período de maior intensidade no Brasil acontece entre janeiro e maio e não é um fenômeno exclusivo do Amazonas. Acontece nos estuários rasos de todos rios que desembocam no golfo amazônico e no rio Araguari, no litoral do Estado do Amapá.

Qual é o nome do maior rio do mundo?

O rio Amazonas nasce na Cordilheira dos Antes e é considerado o maior rio em extensão e volume de água do mundo.

Onde acontece a pororoca no Pará?

A Pororoca é um fenômeno natural do encontro das águas do mar com o rio, que formam grandes e fortes ondas. São Domingos do Capim é considerada a capital nacional da onda, mundialmente conhecida e, por isso, atrai cada vez mais turistas curiosos em conhecer as forças da natureza na Amazônia.

Como é o encontro do rio com o mar?

Você já ouviu falar em estuários? Eles são uma zona de transição entre o rio e o mar. O estuário é um corpo de água costeira parcialmente fechado, onde a água salgada é diluída com água doce. Logo, eles são essenciais para o encontro das águas.

É correto afirmar que o fenômeno da pororoca ocorre na macrorregião geográfica do IBGE conhecida como?

A onda do Amazonas atualmente conhecida como 'pororoca' (estrondo) é uma maré viva que se ergue em vagalhões e acontece durante a lua cheia (às vezes, também na lua nova), quando grandes quantidades de água do Atlântico são empurradas para dentro da foz do rio.

Onde surgiu a pororoca?

Pororoca: fenômeno natural

A pororoca era um fenômeno natural produzido pelo encontro das correntes fluviais com a maré do oceano Atlântico. Rio e mar se confrontavam, criando uma onda que percorria mais de dez quilômetros. Gente de todo o mundo desembarcava no Amapá em busca da onda perfeita.

Qual é a origem da palavra bagunça?

Já a origem da palavra bagunça é, literalmente, uma bagunça. Há quem diga que veio do celta baga, combate. Outros defendem a origem no francês bagarre, tumulto, barulho, motim.

Por que o rio não tem onda?

Mas, para isso acontecer, o vento precisa soprar por um tempo e percorrer uma longa distância na superfície, que é chamada de pista. Por esse motivo, em uma lagoa, não existem ondas grandes como no mar, por exemplo. Pois não há pista suficiente para que elas aumentem.

Qual casca de árvore que emagrece?

De acordo com crenças populares, o barbatimão pode ser usado para emagrecer devido à sua capacidade de reduzir o espaço dentro do estômago.

Para que serve a garrafada de sangra d'água?

"Da casca é extraído um látex de cor vermelha, parecido com o sangue. Daí o nome sangra d'água." As folhas e a casca da planta são usadas para tratar feridas, distúrbios gástricos, reumatismo e hipertensão.

Para que serve o Inharé?

O Chá de Mamica de Cadela, também conhecida como Mama-Cadela, algodão-do-campo, algodãozinho, amoreira-do-campo, mururerana, apé, conduru, inharé, é um arbusto amplamente conhecido por auxiliar no tratamento do vitiligo.

Qual é o maior rio do mundo Nilo ou Amazonas?

Agência FAPESP – Os livros de geografia precisam ser alterados. Maior rio do mundo em volume de água, o Amazonas agora pode ser considerado também o maior em extensão, com 140 quilômetros a mais que o rio Nilo, na África.

Artigo anterior
Como descobrir o número do cartão SIM?
Artigo seguinte
É permitida a discriminação do idoso nos planos de saúde?