O que é a polissemia e como ela atua na libras?

Perguntado por: Paulo Andrade de Silva  |  Última atualização: 27. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (23 avaliações)

Na Língua Brasileira de Sinais a polissemia acontece da mesma forma, ou seja, quando existe um sinal (Significante) com dois ou mais Significados, ressaltando-se que, diferente da Língua Portuguesa, a polissemia lexical em LIBRAS é visual-gestual, não possuindo correspondência gráfica entre as palavras.

O que é polissemia e exemplos?

O que é Polissemia:

Uma palavra polissêmica é uma palavra que reúne vários significados. A palavra "vela" é um dos exemplos de polissemia. Ela pode significar a vela de um barco; a vela feita de cera que serve para iluminar ou pode ser a conjugação do verbo velar, que significa estar vigilante.

O que é polissemia resposta?

A polissemia é o conjunto dos vários sentidos de uma palavra ou locução. ... Chamamos de polissemia a propriedade de uma palavra ou expressão que apresenta vários sentidos além de seu sentido original. As palavras polissêmicas guardam uma relação de sentido entre si, o que as diferencia das palavras homônimas.

O que é Homonimia em libras?

“A homonímia resulta da consciência entre significantes de palavras com significados distintos. Entre manga fruta e manga da camisa há apenas uma coincidência entre imagens acústicas iguais.” Os homônimos acontecem quando as palavras são iguais na escrita, pronúncia e até mesmo na forma, mas diferentes na significação.

Como trabalhar a polissemia?

Inicialmente, sugerimos que o professor apresente o conjunto de frases a seguir, em que uma mesma palavra ocorre repetidas vezes, com sentidos diversos. Os alunos, intuitivamente, saberão reconhecer cada sentido específico.

Sinais Polissêmicos De Forma Prática - FELIPE SABARÁ

17 questões relacionadas encontradas

Como trabalhar semântica em sala de aula?

Explorar o sentido literal e sentido figurado das palavras. Observar, em tirinhas, que a semântica pode oportunizar humor e confusões. Reconhecer períodos em que a ambiguidade pode conferir ao texto confusões na interpretação.

O que é Paronímia e exemplos?

As palavras “ratificar” e “retificar” são parônimas por terem som e grafia semelhantes, mas significados distintos. Os pares de palavras nas demais alternativas não são parônimos, e sim homófonos (têm o mesmo som, mas escrita e significados diferentes).

São homônimos?

O termo “homônimo” vem do grego e possui dois morfemas, sendo “HOMOS”, que significa igual, e o “ONYMA” que significa nome. Portanto, é possível dizer que as palavras homônimas são as que possuem sentido diferente, porém com mesma pronúncia ou grafia.

Quais são os 5 Parâmetros da Libras?

Atualmente, as pesquisas apontam a existência de cinco componentes dos sinais, os chamados Parâmetros das LS: a configuração de mão, o ponto de articulação, o movimento, a orientação e as expressões não-manuais. Abaixo vamos conhecer cada um desses componentes dos sinais.

O que é a semântica em Libras?

Semântica: estuda os significados e o sentido das palavras no dia a dia; Pragmático: estrutura a palavra com outras, e assim obtendo coesão naquilo o que se fala ou escreve. -Orientação/direcionamento = Níveis semânticos e pragmáticos. -Expressão facial e corporal = Coesão.

Como identificar a polissemia?

A polissemia refere-se a apenas uma palavra com mais de um significado. Já a homonímia consiste em duas ou mais palavras que têm a mesma pronúncia e/ou a mesma grafia, mas significados diferentes. Portanto, “cedo” e “cedo” são duas palavras diferentes, já que uma é verbo e a outra, advérbio.

O que é polissemia 7 ano?

A palavra “polissemia”, do grego polysemos (poli = muitos, sema = significados), significa “algo que tem muitos significados”. Sendo assim, polissemia é a propriedade que uma palavra tem de apresentar vários sentidos.

O que é Hiponimia?

Relação semântica em que uma palavra está num plano hierárquico inferior, uma vez que pertence a uma classe ou espécie que a inclui ao nível do significado.

Quais os tipos de polissemia?

Desse modo, uma palavra polissêmica nada mais é que aquela que possui significados múltiplos, embora seja escrita e pronunciada da mesma forma.
  • 10 exemplos de palavras polissêmicas. ...
  • 1 – Banco. ...
  • 2 – Letra. ...
  • 3 – Vela. ...
  • 4 – Gato. ...
  • 5 – Cabeça. ...
  • 6 – Dama. ...
  • 7 – Cabo.

O que é sentido figurado exemplo?

O que é sentido figurado ou conotação

Por outro lado, a conotação trata do sentido figurado, simbólico das palavras, não literal. Por exemplo, na frase “Há dias que amanhecem noite”, a palavra “noite” possui o sentido de “triste” ou “sombrio”.

Quando ocorre a polissemia?

Uma palavra é considerada polissêmica quando apresenta vários significados, sendo possível estabelecer uma relação entre esses vários significados. Alguns estudiosos da língua defendem que é possível discernir esses sentidos por meio da consideração do contexto.

São exemplos de palavras homófonas?

Com significados completamente diferentes, assim como a escrita, as palavras homófonas são aquelas que possuem a sonoridade igual. Exemplos: Apressar (tornar mais rápido) e apreçar (definir o preço); Arrochar (apertar com força) e arroxar (tornar roxo);

Quais são as palavras homófonas?

Na língua portuguesa existem palavras homófonas, que são aquelas que apresentam a mesma fonética, mas com escritas e significados diferentes, e palavras homógrafas, que são aquelas escritas de forma igual, mas com significados e pronúncias diferentes.

Qual a diferença entre homonímia e Paronímia?

Parônimos: são palavras que apresentam significados diferentes embora sejam parecidas na grafia ou na pronúncia. ... Homônimos: são palavras que têm a mesma pronúncia, mas significados diferentes.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

Como trabalhar a semântica?

Explorar o sentido literal e sentido figurado das palavras. Observar, em tirinhas, que a semântica pode oportunizar humor e confusões. Reconhecer períodos em que a ambiguidade pode conferir ao texto confusões na interpretação. Estabelecer relações entre sentido e contexto, pressuposições e intertextualidade.

Qual objetivo da semântica?

A semântica da palavra estuda as relações de significado entre pares de palavras ou entre morfemas. São objeto de estudo as relações de sinonímia, antonímia, hiperonímia, hiponímia, ambiguidade lexical, polissemia, homonímia, metáfora e metonímia.

Por que estudar semântica na educação básica?

É fundamental um estudo sistematizado, detalhado, didático, contextual sobre o significado de palavras, expressões e de recursos semântico-linguísticos, possibilitadores da percepção de múltiplos aspectos nas mais variadas produções escritas da linguagem humana, inclusive, considerando a posição de programas oficiais, ...

Qual a diferença entre Hiponímia e Hiperonímia?

A hiperonímia é representada por aquelas palavras que dão ideia de um todo, isto é, de significado mais abrangente. No exemplo que vimos, a palavra “esporte” se caracteriza como a hiperonímia. Já a hiponímia representa o grupo de palavras que se associam àquela de sentido abrangente.

Artigo anterior
O que são afirmativas?
Artigo seguinte
Para que serve o Voltaren gel?