O que é a pirataria de software?

Perguntado por: Jaime Matheus de Alves  |  Última atualização: 1. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (14 avaliações)

A pirataria de software refere-se a práticas que envolvem cópias de software não autorizadas. Muitos países têm leis de combate à pirataria, mas a aplicação dessas leis pode variar.

O que significa pirataria de softwares?

Pirataria de software é a cópia ou download de algum programa de computador, sem que haja autorização clara do autor, ou seja, sem a licença de uso.

Quais são os tipos de pirataria de software?

Cinco tipos principais de pirataria de software
  • Falsificação. Este tipo de pirataria é a duplicação, a distribuição ou a venda ilegal de materiais com copyright, cuja intenção é imitar o produto original. ...
  • Pirataria na Internet. ...
  • Pirataria feita pelo usuário final. ...
  • Uso excessivo do cliente-servidor. ...
  • Instalação no disco rígido.

O que é pirataria de software e por que ela é tão comum?

A pirataria é uma prática comum entre os usuários da web, que varia de áudios e vídeos até softwares e sistemas operacionais. O crime é caracterizado pela distribuição, cópia ou venda não autorizada de qualquer mercadoria que possua direitos autorais.

Quais as consequências da pirataria de software?

Além das consequências legais, os usuários de software pirata ou falsificado poderão também sofrer outras consequências, como: Exposição a vírus de software, discos corrompidos ou defeitos no software. Documentação do produto inadequada ou inexistente. Ausência de garantia.

PIRATARIA DE SOFTWARE É UM MODELO DE NEGÓCIO

33 questões relacionadas encontradas

Quais as principais consequências causadas pela pirataria de software e hardware?

Pirataria de software: 2 consequências para empresas
  • Pagamento de multa pelo uso ilegal. A partir de uma suspeita, se confirmado o uso incorreto do programa, a empresa julgada fica sujeita a pagar uma indenização de 10 vezes o preço de mercado por cada cópia atualizada do software. ...
  • Danos aos equipamentos da empresa.

Como a pirataria de software afeta os usuários e os negócios?

Em geral, o uso de um software pirata pode ser notado pelos clientes, parceiros e afins, muitas vezes pelos problemas de performance e produtividade que já mencionamos. Essas falhas, uma vez encontradas, também afetam a maneira como outros empreendedores enxergam seu negócio — quase sempre de forma negativa.

Porque a pirataria é tão comum no Brasil?

Recursos públicos escassos, uso de tecnologia avançada nos crimes, sistema judicial desatualizado que dificulta a punição a infratores. Essas são algumas razões apontadas por especialistas para os parcos resultados obtidos até hoje na redução da pirataria no Brasil.

Por que a pirataria é crime?

O crime da pirataria se refere principalmente à violação de direitos autorais, conforme consta no artigo 184 do Código Penal brasileiro. ... Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa.

Quem fiscaliza software pirata?

Além disso, a ABES e BSA, que são as únicas entidades que podem fazer a fiscalização de software no Brasil, se uniram e lançaram um portal para denúncia anônima que pode ser acessado no link denunciepirataria.org.br. Através deste portal, qualquer um pode denunciar uma empresa.

Quais os maiores exemplos de pirataria que acontecem hoje?

Top 5 – Os produtos piratas mais vendidos
  1. CD e DVD. CDs e DVDs encabeçam a lista de produtos piratas mais consumidos no Brasil desde que a Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomercio-RJ) iniciou estudos anuais sobre o assunto, em 2006. ...
  2. Óculos. ...
  3. Roupas. ...
  4. Tênis. ...
  5. Equipamentos eletrônicos.

O que é pirataria audiovisual?

Eles podem roubar conteúdo na produção e captação de vídeo, na pós-produção, na comunicação entre a pós-produção e a distribuição, dentro da distribuição multicanal, na captação ou comunicação da distribuição para os usuários finais, junto aos usuários finais.

O que é pirataria via Internet?

Pirataria na Internet refere-se ao uso e distribuição não autorizados de material protegido por direitos autorais na Internet. ... Os canais mais comuns para a distribuição não autorizada de trabalhos pela Internet incluem redes ponto a ponto, sites e dispositivos de streaming e serviços de armazenamento.

O que podemos definir como software?

Software pode ser definido como um conjunto de instruções que permitem ao usuário controlar um aparelho eletrônico. Em um computador, por exemplo, as peças físicas e os periféricos formam o hardware, mas é preciso ter softwares para que os componentes saibam como devem funcionar.

Qual o valor da multa por usar software pirata?

Segundo a Microsoft, a lei dos direitos autorais (Lei n. 9.610/98) prevê multa de 20 salários mínimos para quem comercializa softwares de forma ilegal e uma reparação civil de três mil vezes o valor de mercado.

O que é um software de um celular?

O software é todo programa rodado em um computador, celular ou dispositivo que permita ao mesmo executar suas funções. Eles vão desde sistemas operacionais, como Windows, macOS, iOS e Android aos apps que você usa todos os dias.

Quando a pirataria foi considerada crime?

O termo “pirataria”, no entanto, foi tratado inicialmente pela Lei de Direitos Autorais, criada em 1998 (Lei n.º 9.610/1998). ... Trata-se da violação de direitos de autor e daqueles que lhe são conexos, ou seja, a violação dos direitos autorais, por si só, já é crime.

Quem usa pirataria é crime?

Pirataria é crime e está previsto no art. 184 do Código Penal, com pena de até quatro anos de prisão, além do pagamento de multa. Já para aquele que compra o produto pirateado sabendo desta qualidade, pratica o delito de receptação, punido com pena de até um ano de prisão, além de multa (art. 180 do CP).

Por que sou a favor da pirataria?

Argumentos a favor

Muitas vezes os preços são demasiados elevados para o produto. Deve ser partilhado globalmente e não ser restrito em quem pode pagar por certo produto. Muitas dessas ferramentas servem para usarmos para trabalhar e melhorar o que estamos a fazer. Os computadores são concebidos para partilhar.

O que tem por trás da pirataria?

Ao comprar um produto pirata, o cidadão alimenta o tráfico de drogas e as armas de organizações criminosas. É preciso que a sociedade conscientize-se sobre a importância de comprar produtos originais e não alimentar os crimes organizados.

Porque não devemos usar software pirata?

Software pirata: um espaço seguro para malware

Isso porque os arquivos pirateados geralmente contêm vírus e spywares que podem reduzir a velocidade de seus sistemas ou até mesmo pará-los completamente. ... Códigos maliciosos embutidos em alguns programas de software pirata podem, inclusive, obter acesso aos seus dados.

Quais os riscos de instalar um software pirata?

Os riscos de um software pirata
  • Baixo desempenho da aplicação. ...
  • Não cumprimento de obrigações legais. ...
  • Possibilidade de infecção por malwares. ...
  • Exposição a páginas de phishing. ...
  • Instabilidades do programa a longo prazo. ...
  • Diminuição da qualidade da privacidade interna do negócio. ...
  • Como se proteger?

Quais os principais riscos oferecidos pelos softwares piratas?

Quais são os riscos da utilização de um software pirata?
  • Descumpre a lei. O primeiro risco é um pouco óbvio, pois a pirataria é crime previsto em lei. ...
  • Abre brechas para ataques. ...
  • Abre brechas para as páginas de phishing. ...
  • Promove instabilidades a longo prazo. ...
  • Impede a implementação de políticas de segurança.

Quais as consequências da pirataria para a sociedade redação?

No entanto, esse crime gera consequências para a sociedade, como o desemprego e para a saúde dos consumidores. ... Logo, as empresas perdem espaço para os produtos piratas, e deixam de ter uma alta demanda, não precisam, assim, de muitos funcionários, gerando o desemprego.

Quem é responsabilizado quando se pratica pirataria de software em uma empresa?

Quem assume a responsabilidade é sempre quem praticou o ato, mas, se a pessoa estiver usando a rede e o sistema da empresa, o empregador tem parte da responsabilidade.

Artigo anterior
Como tirar o Apple ID do Apple Watch?
Artigo seguinte
O que é um filósofo cético?