O que é a palavra infarto?

Perguntado por: Alexandra Neuza Fernandes Guerreiro  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (43 avaliações)

Infarto ou enfarte são palavras que designam uma lesão com causas na parada da circulação arterial, assim como qualquer tipo de bloqueio nas artérias. São sinônimas de entupimento, obstrução ou bloqueio.

O que significa a palavra infarto?

O infarto do miocárdio, ou ataque cardíaco, é a morte das células de uma região do músculo do coração por conta da formação de um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo de forma súbita e intensa.

Qual a origem da palavra infarto?

Infarto tem origem no latim científico 'infarctus, a,um', formado a partir do particípio passado do verbo latino 'infārcio', variante do verbo 'infercīō, īs, īre, sī, tum', «meter em, encher».

Quais são os sintomas de uma pessoa infartando?

Dor ou desconforto em membros superiores - pode ser em um ou ambos os braços, costas, estômago, pescoço ou mandíbula; Falta de ar - pode vir acompanhada ou não de dor no peito; Outros sintomas - incluem tontura, suor, indigestão ou náusea.

Quais os sintomas do infarto silencioso?

Nestas, o infarto pode se manifestar através de outros sintomas mais leves, como:
  • Enjoo e mal estar geral;
  • Cansaço excessivo sem causa aparente;
  • Sensação de falta de ar;
  • Desconforto na garganta, como se tivesse algo preso nesta região;
  • Dor ou desconforto no queixo;
  • Batimentos cardíacos irregulares.

Infarto: saiba como acontece um ataque cardíaco

15 questões relacionadas encontradas

O que a pessoa sente quando sofre um infarto?

Dor, sensação de peso ou queimação do peito, que pode ser localizada ou irradiar para o braço ou mandíbula; Sensação de indigestão; Falta de ar; Cansaço com suor frio.

Qual a diferença entre infarto e enfarte?

Embora exista muita polêmica com relação ao uso de enfarte ou infarto, a verdade é que tanto uma quanto outra são palavras corretas. No Brasil, a palavra infarto é utilizada com maior frequência.

Quando o infarto foi descoberto?

Em 1901, o alemão Krehl descreveu que nem sempre a trombose coronariana causava morte súbita e que podia complicar-se com forma- ção de aneurisma ventricular e ruptura miocárdica.

Como o infarto pode ser classificado?

Tipo 1 – é o infarto “clássico” que todo mundo conhece, decorrente de instabilização de uma placa aterosclerótica na coronária. Tipo 2 – é o infarto causado mais comumente por um desbalanço entre oferta e demanda de oxigênio para o músculo cardíaco.

Qual a idade mais perigosa para infarto?

Portanto, a faixa etária mais vulnerável a este evento específico seria a terceira idade. “Após os 40 anos de idade o paciente já apresenta sinais e sintomas do comprometimento coronariano.

Como é a morte por infarto?

Infarto do miocárdio é a necrose (morte) de uma parte do músculo cardíaco causada pela ausência da irrigação sanguínea que leva nutrientes e oxigênio ao coração. Acontece da seguinte forma: o coração, assim como os demais órgãos do corpo, precisa de sangue arterial, rico em oxigênio, para funcionar normalmente.

O que fazer se sofrer um infarto sozinho?

Prevenção
  1. não fumar;
  2. evitar bebidas alcoólicas em excesso;
  3. ter hábitos alimentares saudáveis, preferindo o consumo de produtos naturais como legumes, verduras e carnes magras;
  4. praticar atividade física de maneira regular;
  5. controlar os níveis de triglicérides e colesterol;
  6. controlar a diabetes e a pressão arterial;

Quais são os 5 tipos de infarto?

É dividido em 5 tipos:
  • Tipo 1: Instabilidade de Placa. ...
  • Tipo 2: Desbalanço entre oferta e demanda. ...
  • Tipo 3: Morte Súbita. ...
  • Tipo 4: Relacionados à angioplastia. ...
  • Tipo 5: Relacionados à cirurgia cardíaca. ...
  • Conclusão. ...
  • Referências.

Quais os tipos de infarto explique cada tipo?

O ataque cardíaco é normalmente dividido em dois tipos: quando acontece com obstrução total da artéria coronária e quando o bloqueio é apenas parcial. De acordo com o cardiologista, o infarto pode ser entendido sem a divisão em tipos.

Quais são os tipos de infarto e suas diferenças?

O infarto agudo do miocárdio (IAM) pode ser dividido em 5 tipos, sendo os mais comuns o tipo 1, resultante de trombose coronária, geralmente por ruptura de placa aterosclerótica, e o tipo 2, ocasionado por um desbalanço entre oferta e consumo de oxigênio no miocárdio, na ausência de trombose.

Quem descobriu o infarto?

Professor da Universidade de Harvard, Victor Dzau é um dos mais respeitados nomes da moderna cardiologia mundial. Seus estudos é que levaram à conclusão, hoje cientificamente comprovada, que o infarto do miocárdio não é causado exclusivamente pelo entupimento total dos vasos no coração.

Quanto tempo leva para se ter um infarto?

Sinais do infarto podem surgir 4 semanas antes

“Estudos clássicos, nos quais se conversou com pacientes recém-infartados, descrevem que metade dos pacientes infartados já estava sentindo alguma coisa diferente nas 4 semanas antes do evento mais grave, o infarto propriamente dito”, afirma o médico.

Qual o exame de sangue que detecta infarto?

Exame físico. Eletrocardiograma (ECG ou EKG) - um teste que examina a atividade elétrica e o ritmo do coração; o diagnóstico de um ataque cardíaco pode ser feito pelas alterações observadas em um ECG.

Teve um infarto ou enfarte?

Exemplos com enfarte

Apesar disso, segundo alguns estudiosos, a palavra infarto deverá ser utilizada para indicar a lesão causada pela parada da circulação arterial e a palavra enfarte deverá ser utilizada para indicar o estado de quem está farto, com excesso de comida: O paciente sofreu um infarto do miocárdio.

Quais as causas de infarto entre os jovens?

Cresce o número de casos de infarto em jovens

Estilo de vida, sedentarismo, tabagismo, estresse, hipertensão arterial e diabetes formam o pacote dos principais fatores causadores da doença.

Qual é o tipo de infarto mais grave?

Tipo 3 ou infarto fulminante: é o mais temido, pois leva à morte súbita. Geralmente, a falta de oxigênio e nutrientes mata a maioria das células cardíacas.

Qual é o infarto mais grave?

O infarto tipo 3 é conhecido também como infarto fulminante, que leva à morte súbita antes que algum tratamento possa ser realizado. O exame posterior à morte demonstra isquemia cardíaca (diminuição de oxigênio para as células cardíacas).

O que é infarto com supra?

O infarto agudo do miocárdio com supra de ST (IAMCSST) corresponde a uma das principais causas de mortalidade por doença cardiovascular. A grande maioria dos casos é causada por aterotrombose, sendo outras causas menos comuns: vasculites, dissecção coronariana, cocaína, etc.

O que tomar na hora do infarto?

Oferecer 300 mg de aspirina

Oferecer 300 mg de aspirina ajuda a tornar o sangue mais fino e pode ajudar a reduzir os sintomas até à chegada da ajuda médica. A aspirina está recomendada nos casos em que a pessoa nunca teve um infarto anteriormente e não possui alergia.

O que pode evitar um infarto?

Os medicamentos mais usados para o tratamento e prevenção de infarto são:
  • Aradois.
  • Aspirina Prevent.
  • Atorvastatina Cálcica.
  • Brilinta.
  • Captopril.
  • Clexane.
  • Clopidogrel.
  • Cozaar.

Artigo anterior
Como palpar o diafragma?
Artigo seguinte
O que são organelas celulares Cite exemplos?