O que é a palavra Gimnosperma?

Perguntado por: William Ivan Baptista Matos  |  Última atualização: 5. Oktober 2024
Pontuação: 4.4/5 (2 avaliações)

As gimnospermas são plantas que apresentam como característica mais marcante a presença de sementes nuas, ou seja, sementes que não estão no interior de frutos.

O que são as gimnospermas?

O nome vem do grego: gymnos significa “nu” e sperma quer dizer “semente”. Assim, as gimnospermas são aquelas plantas com sementes que não são protegidas por frutos. Elas são diferentes das angiospermas, cujas sementes ficam envolvidas pelas frutas produzidas.

Quais são os grupos de gimnospermas?

As gimnospermas se dividem em quatro grupos: Cycadophyta (cicadáceas), Ginkgophyta (ginkgos), Coniferophyta (coníferas) e Gnetophyta (gnetófitas). Os pinheiros são as gimnospermas mais comuns, com mais ou menos 90 espécies e, assim como as outras coníferas, suas folhas são adaptadas a ambientes áridos.

O que é a reprodução das gimnospermas?

Como acontece a reprodução das Gimnospermas

Os grãos de pólen são levados para os estróbilos femininos principalmente pelo vento (anemofilia: polinização pelo vento) e quando chega ao óvulo, o grão desenvolve o tubo polínico, que leva o gameta masculino até o gameta feminino.

Quais são as principais características do grupo das gimnospermas?

Nesse caso, podemos observar que as gimnospermas são plantas vasculares, com xilema e floema. São compostas por raiz, caule e folha. Não existem, ainda, flores e frutos verdadeiros — essas partes se desenvolvem no próximo grupo, as angiospermas.

GIMNOSPERMAS - BOTÂNICA - Aula | Biologia com Samuel Cunha

23 questões relacionadas encontradas

Qual é o tipo de ciclo de vida das gimnospermas?

O ciclo reprodutivo das gimnospermas inicia-se com a transformação das folhas em estróbilos masculinos e femininos. Os megastróbilos, após passarem por meiose, geram megásporos que são abrigados no óvulo, localizados nos megasporângios, e dão origem à oosfera.

Qual é o principal agente polinizador das gimnospermas?

Polinização é a transferência de grãos de pólen (gameta masculino) da parte masculina para a parte feminina da planta. Nas gimnospermas (normalmente árvores, conhecidas principalmente pelas sementes, são plantas que não possuem flores), o grão de pólen é levado até os óvulos, geralmente pela ação do vento.

Qual o tipo de habitat das gimnospermas?

As gimnospermas ocorrem normalmente em áreas temperadas, sendo bastante comuns no Hemisférios Norte. Em nosso país, essas plantas são pouco representativas, sendo encontradas atualmente apenas três das quatro divisões existentes: Coniferophyta, Cycadophyta e Gnetophyta.

Como é o caule das gimnospermas?

Algumas apresentam caule subterrâneo (Zamia), aparentando ser acaules. As coníferas são árvores de crescimento monopodial, que podem atingir até 100 m de altura (Pinus longaeva) e 4000 anos (Sequoia, Pinus). As gimnospermas possuem raízes do tipo encontrado em dicotiledônea (sistema axial).

Qual é a importância das gimnospermas?

As gimnospermas do grupo das coníferas são muito utilizadas na extração de madeira, papel, gomas e resinas que são usadas como substâncias antissép- ticas. A importância prática da manutenção das florestas é a proteção que elas representam para as bacias hidrográficas.

Quantas gimnospermas existem?

Gymnospermae (do grego γυμνός gimnós "nu", σπέρμα spérma "semente"), frequentemente aportuguesado para gimnospérmicas ou gimnospermas, são um clado constituído por cerca de 1000 espécies de plantas com sementes que não apresentam ovário nem fruto, característica que as diferencia das angiospermas, plantas cujas ...

Quando surgiram as primeiras gimnospermas?

Origem. O surgimento das plantas com sementes se iniciou no período Devoniano superior, há aproximadamente 365 milhões de anos. Existem quatro filos com representantes atuais das gimnospermas.

Qual a importância das gimnospermas para o meio ambiente?

As Gimnospermas são de extrema importância na atualidade, pois muitos dos produtos que utilizamos são extraídos delas, têm sido muito utilizadas no reflorestamento. Formam também grandes florestas e são responsáveis pela fauna e flora a sua volta.

Quais são os 3 principais tipos de polinização?

Na prática, geralmente é feita a polinização, por meio da água, nas plantas que são aquáticas e, por vento, as plantas que possuem bastante pólen para ser distribuído. A polinização pelo vento pode ser feita tanto nas angiospermas, quanto nas gimnospermas.

Como é que as plantas se reproduzem?

A reprodução sexual nas plantas envolve a geração de gametas masculinos e femininos, cada um carregando metade dos genes do organismo. As plantas com flores exibem a forma mais avançada de reprodução sexuada das plantas, produzindo espermatozoides derivados do pólen que se unem aos óvulos para originar sementes.

Qual é o órgão reprodutivo das plantas?

A maior parte das plantas possui um conjunto de estruturas reprodutivas masculinas chamado androceu e um conjunto de estruturas reprodutivas femininas chamado gineceu. No androceu, encontramos o grão de pólen, que é onde estão as células reprodutivas masculinas dos vegetais.

Quais são os tipos de reprodução das gimnospermas?

Reprodução das gimnospermas
  • Produção de cones: as gimnospermas desenvolvem cones, que são estruturas reprodutivas notáveis. ...
  • Polinização: o pólen produzido nos cones masculinos é levado pelo vento ou por insetos até os cones femininos. ...
  • Fertilização: uma vez que o pólen alcança um cone feminino, ocorre a fertilização.

Qual é o Filo das gimnospermas?

Atualmente podemos dividir as gimnospermas em quatro filos:

Filo Cycadophyta: Esse grupo possui um crescimento cambial lento e folhas que se assemelham às das samambaias. Exemplo: Cycas sp. Filo Ginkgophyta: Apresenta apenas um representante, o Ginkgo biloba. As folhas dessa planta são semelhante a leques.

Por que as gimnospermas não produzem frutos?

Gimnos não produzem frutos porque o fruto é o resultado do desenvolvimento do "ovário", e nas gimnos não há ainda ovários, apenas nas angios...

Porque os gimnospermas não precisam de água para se reproduzir?

Além da semente, uma outra adaptação presente nas gimnospermas para a vida terrestre é a presença do tubo polínico, que se desenvolve levando o gameta à oosfera e tornando a fecundação independente da presença de água.

Qual a característica mais marcante das gimnospermas?

Uma das características mais marcantes das gimnospermas é a presença das sementes. Essa estrutura, presente também nas angiospermas, é responsável por proteger o embrião e garantir sua nutrição.

Como se chama o gameta feminino nas gimnospermas?

Já nas gimnospermas e angiospermas, o gameta masculino é o núcleo espermático, e o gameta feminino também chama-se oosfera. O núcleo espermático encontra a oosfera graças ao desenvolvimento do tubo polínico.

Quais são os Gametofitos das gimnospermas?

Dessa forma, a partir das gimnospermas, há dois tipos de gametófitos: Micrósporo: Gametófito masculino especializado na produção de grãos de pólen, o gameta masculino; Megásporo: gametófito feminino, pode ser chamado de ovário ou, ainda, de saco polínico e tem como função a produção de gametas femininos, os óvulos.

Artigo anterior
Qual a Akuma no mi do Usopp?
Artigo seguinte
Como usar o corante em pó dourado?