O que é a obesidade ginoide ou Ginecoide?

Perguntado por: Joaquim Mateus Ferreira de Carvalho  |  Última atualização: 10. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (20 avaliações)

Existem dois tipos bem definidos de obesidade:
Correlaciona-se com a gordura intra-abdominal. b) Obesidade Ginóide ou Ginecóide: a gordura distribui-se na metade inferior do corpo, particularmente na região glútea e coxas.

O que é obesidade androide e obesidade Ginecóide?

Definição de obesidade androide

A obesidade androide é um grande excesso de massa gordurosa, localizada na parte superior do corpo, em particular no abdômen, causando um ventre muito volumoso. Ela é oposta à obesidade ginecóide, na qual o sobrepeso gorduroso se localiza mais voluntariamente nas nádegas e coxas.

O que é um biotipo ginóide?

Já a pessoa com biotipo ginóide ou pêra, mais comuns em nós mulheres, tem ombros mais estreitos e quadril mais largo. Nesse caso, a gordura é subcutânea e tem uma grande tendência a se acumular sobre culote, nádegas, coxas.

O que causa a obesidade ginóide *?

Chamada de ginoide ou "forma de pera", esse tipo de obesidade é mais frequente em mulheres e tem relação como o perfil estrogênico (hormônio feminino). Nela, há maior acúmulo de gordura abaixo da cintura, nos quadris e coxas.

Quais são os 3 tipos de obesidade?

Obesidade: causas, sintomas, tipos, tratamento e como se prevenir
  • Peso normal: 18.0 a 24,9 kg/m2.
  • Sobrepeso: 25.0 a 29,9 kg/m2.
  • Obesidade grau 1: 30.0 – 34.9 kg/m2;
  • Obesidade grau 2: 35.0 – 39.9 kg/m2;
  • Obesidade grau 3 ou obesidade mórbida: igual ou superior 40 kg/m2.

Obesidade Androide e Ginoide

41 questões relacionadas encontradas

O que é obesidade grau 1 2 e 3?

IMC entre 25,0 e 29,9 Kg/m2: sobrepeso; IMC entre 30,0 e 34,9 Kg/m2: obesidade grau I; IMC entre 35,0 e 39,9 Kg/m2: obesidade grau II; IMC maior do que 40,0 Kg/m2: obesidade grau III.

O que é obesidade quais os tipos de obesidade?

Obesidade tipo 1: IMC entre 30 e 34,9 kg/m² Obesidade tipo 2: IMC entre 35 e 39,9 kg/m² Obesidade tipo 3 ou obesidade mórbida: IMC acima de 40 kg/m²

Quais são as principais causas da obesidade?

Causas. A principal causa de obesidade é a alimentação inadequada ou excessiva. Para manter o peso ideal é preciso que haja um equilíbrio entre a quantidade de calorias ingeridas e a energia gasta ao longo do dia. Quando há abundância de alimentos e baixa atividade energética, existe o acúmulo de gordura.

O que é gordura Gluteofemoral?

A gordura glúteo-femoral, medida pela circunferência da coxa, circunferência do quadril ou massa de tecido adiposo da perna, está independentemente associada a níveis mais baixos de lipoproteína-colesterol total e de baixa densidade e níveis de TG-lipoproteína de densidade total e muito baixa, e níveis mais altos de TG ...

Quais são as consequências da obesidade para a saúde?

Quando ela é acompanhada de um estilo de vida pouco saudável, traz a possibilidade de desenvolver diversas outras doenças crônicas, como quadros de hipertensão, diabetes tipo 2 e colesterol alto, além de problemas respiratórios, dificuldade para dormir, sensibilidade nas articulações e dor nas costas, entre muitos ...

Como perder a gordura ginóide?

Gordura tipo ginoide

De acordo com algumas teorias, o segredo para perder peso nas partes específicas para cada tipo físico, seria calibrar a própria alimentação com base nos picos que têm os diferentes hormônios ao longo do dia, pois, em ambas as situações, a disposição da gordura seria influenciada por hormônios.

Qual a diferença entre ectomorfo e Endomorfo?

Existem 3 tipos: ectomorfo, mesomorfo e endomorfo. O ectomorfo é o famoso “magro de ruim”, o mesomorfo é aquele que tem o corpo mais definido sem mesmo fazer exercício físico. E o endomorfo é o que ganha peso só de olhar para a comida.

O que é biotipo Normolineo?

No biótipo normolíneo, a distância que vai do púbis até a sola do pé descalço é exatamente igual à distância que vai do púbis até a cabeça. Já no biótipo longilíneo encontramos uma distância púbis-pé maior do que o púbis-vértice. O brevilíneo pode ter uma estatura média normal.

O que é a gordura visceral?

Chamamos gordura visceral à gordura que se acumula na cavidade abdominal (barriga), entre os vários órgãos que aí se situam, como o estômago, fígado e pâncreas. Esta é mais comum em corpos com “formato de maçã” e, quando em excesso, pode ser perigosa para a saúde.

Como acabar com a gordura androide?

Para eliminar a gordura visceral de forma eficaz, é importante adotar hábitos de saúde mais saudáveis, como prática de atividade física diariamente e realização de uma dieta hipocalórica e sem açúcar, de acordo com a orientação do nutricionista.

O que é obesidade endógena?

A obesidade endógena tem causas hormonais provenientes de alterações do metabolismo tireoidiano, gonadal, hipotálamo-hipofisiário, de tumores e síndromes (BRAY, 1976), sendo responsável por 2,0% dos casos. A localização da gordura classifica a obesidade como andróide, ginóide ou mista.

Qual a diferença de gordura androide e ginóide?

Quando o valor da medida da circunferência da cintura dividida pela circunferência do quadril for menor que 0,9 a obesidade será classificada como ginoide; e quando o resultado for maior ou igual a 0,9 a obesidade será classificada como androide.

O que é o que é lipodistrofia?

Na verdade, Lipodistrofia é diferente de emagrecimento ou caquexia. Trata-se de uma distribuição anormal de gordura que pode acontecer junto com alterações do metabolismo parecendo com o que vemos na síndrome metabólica.

Qual a diferença entre IAC e IMC?

2. Qual a diferença entre o IAC e o IMC? Ao contrário do Índice de Massa Corporal (IMC), considerado um método prático, barato e geralmente utilizado para diagnóstico de gordura corporal, o IAC é calculado sem o uso de peso.

Quais são as principais causas da obesidade no Brasil?

Isso pode ser consequência de dois principais fatores: Um aumento no consumo de alimentos muito calóricos, ricos em gordura e açúcar; Uma redução da prática de atividades físicas e aumento do sedentarismo. O sedentarismo e a alimentação inadequada e excessiva são, portanto, as principais causas da obesidade.

Quais são as causas e as consequências da obesidade?

Entre as principais consequências da obesidade estão o aparecimento de doenças. Isso acontece, pois o excesso de peso causa processos inflamatórios em diferentes regiões do corpo, sobrecarga ou acúmulo de gordura nas artérias (infarto) e colesterol nos vasos sanguíneos (AVC), sem contar os efeitos psicológicos.

O que é obesidade e quais as suas consequências?

A obesidade é uma doença que, quando não tratada e remediada, pode desenvolver diversos outros problemas no organismo que levam a complicações no sistema respiratório, doenças cardiovasculares e problemas nos ossos e músculos, além de alterações hormonais.

Qual é a diferença entre obesidade e sobrepeso?

Para o sobrepeso, o IMC fica entre 25 e 29,99 enquanto a obesidade seria diagnosticada com o IMC a partir de 30”, explica.

Qual o tratamento para obesidade de grau 1?

O tratamento da obesidade grau I deve ser baseada no tripé: dieta, exercício físico e medicação em longo prazo por se tratar de uma doença crônica. "Pacientes que têm IMC abaixo de 35, sem doenças associadas, devem sem dúvidas tentar o tratamento clínico antes, com chances de conseguir resultados razoáveis.

Quantos quilos acima do peso para ser considerado obeso?

Acima de 25 kg/m2 o indivíduo está com sobrepeso, de 30 kg/m2 ele é considerado obeso e a partir de 40 Kg/m2 ele alcança a obesidade grau III ou mórbida, diretamente relacionada ao aumento da mortalidade e a ocorrência de diversas doenças associadas, as chamadas co-morbidades.

Artigo anterior
O que é um elemento gráfico?
Artigo seguinte
O que fazer quando as veias doem?