O que é a metodologia GRI?

Perguntado por: Bianca Miriam Pinheiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (57 avaliações)

Criada pela Global Reporting Initiative (GRI), a metodologia, hoje unificada na versão GRI Standards, tem como objetivo auxiliar a comunicação de empresas e governos em tópicos críticos de sustentabilidade, dentre eles mudanças climáticas, governança, direitos humanos e impacto econômico, entre outros.

O que é o modelo GRI?

O Relatório de Sustentabilidade, também chamado de GRI, ou Global Reporting Initiative, é uma importante ferramenta direcionada à gestão adequada de indicadores ambientais, sociais e econômicos dentro das empresas.

Quais são os GRI?

A GRI 102: Conteúdos Gerais aponta o relato de informações sobre a organização, como perfil, ética e integridade, estratégia, governança e outros. Já a GRI 103: Formas de Gestão será utilizada para explicar como a empresa gerencia seus tópicos materiais e respectivos impactos.

O que é GRI ESG?

A Global Reporting Initiative (GRI) é uma organização internacional que tem como objetivo ajudar empresas, governos e instituições a comunicar e divulgar o impacto de suas ações e negócios no setor sustentável de modo geral.

Como usar o GRI?

Estratégias para usar os padrões GRI

É importante notar que não é necessário utilizar todos os padrões para essa elaboração. É possível utilizar partes específicas do documento que relatam apenas informações válidas e coerentes com o negócio da sua empresa, e o foco que você deseja ter.

INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE - GRI

38 questões relacionadas encontradas

Como fazer parte do relatório GRI?

As informações devem ser organizadas para comunicar:
  1. O perfil organizacional da empresa;
  2. Sua estratégia;
  3. Como aborda ética e integridade;
  4. Estrutura de governança;
  5. Como realizou o engajamento de stakeholders;
  6. Suas práticas de relato.

Como fazer um relatório de responsabilidade?

Para elaborar o relatório de responsabilidade socioambiental a empresa precisa ter dados concretos, haja vista que a transparência é preponderante. Para isso ela precisa contar com um sistema que armazene todos os dados relevantes e importantes que demonstre que essa organização pratica ações sustentáveis.

Quem criou GRI?

O GRI (Global Reporting Initiative) é uma Organização Não Governamental, fundada em 1997 pela CERES e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), que atualmente fica sediada em Amsterdã.

O que significa dizer que o relatório de sustentabilidade segue os padrões GRI de relatório de sustentabilidade?

O que é Global Reporting Initiative (GRI)?

Esses documentos reportam boas condutas, padrões de sustentabilidade, valores da organização e modelo de governança. O relatório GRI impacta diretamente na forma como as empresas se comunicam com a sociedade e como elas se apresentam ao mercado.

Qual é a última versão vigente do relatório GRI?

GRI Standards é a transição para um conjunto de normas globais que substituirão a atual versão, a G4, em 30 de junho de 2018, mas que já está sendo adotada atualmente.

O que são os relatórios de sustentabilidade?

O que é relatório de sustentabilidade? Por meio dos relatórios de sustentabilidade, as empresas comunicam seu desempenho e impactos em uma vasta gama de tópicos de sustentabilidade, abordando parâmetros ambientais, sociais e de governança.

Quais são as principais metodologias utilizadas para elaboração de relatórios de sustentabilidade por empresas brasileiras?

A metodologia utilizada é descritiva, pontuando os indicadores divulgados, com abordagem quantitativa para que haja comparabilidade entre os relatórios, tanto de 2013 quanto de estudos anteriores.

O que é o índice GRI?

Foram os primeiros padrões globais para criação de relatórios de sustentabilidade. Os indicadores são dispostos em módulos inter-relacionados e representam as melhores práticas de relato dos impactos econômicos, ambientais e sociais dos negócios. Os Padrões GRI serão válidos apenas a partir de 1º de julho de 2018.

Quantas empresas usam GRI?

No Brasil 88 das 100 maiores empresas realizam seus relatórios GRI e estima-se que cerca de 6 mil empresas ao redor do mundo também o façam.

Qual o papel da Global Reporting Initiative GRI?

A Global Reporting Initiative (GRI) é uma organização sem fins lucrativos, criada em 1997 por meio de uma ação conjunta da Coalizition for Environmentally Responsible (CERES) e do PNUMA, com o objetivo de contribuir para a melhoria dos relatórios de sustentabilidade emitidos pelas organizações e estimular a adoção ...

Como elaborar um relatório de sustentabilidade?

O documento deve apresentar, de forma transparente, os ganhos e perdas da empresa em relação às suas atividades sociais, ambientais e econômicas e definir os indicadores de mensuração relevantes para o negócio, que auxiliarão a companhia a medir seu desenvolvimento sustentável na próxima edição.

Quais são as informações de modo geral contidas nos relatórios de sustentabilidade?

No relatório encontram-se as principais iniciativas de gestão de pessoas; o portfólio de produtos; as ações de ecoeficiência e mitigação de impactos ambientais; os projetos sociais e as atividades de engajamento com as comunidades; além de detalhes sobre os processos e inovações operacionais.

Para que serve ISE?

O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) surgiu no Brasil como uma ferramenta para acompanhar e incentivar a postura sustentável por parte das companhias, bem como ressaltar as empresas alinhadas a essa ideia e tornar mais atrativo o investimento nesse campo.

O que é o CDP sustentabilidade?

Carbon Disclosure Project (CDP) é uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é criar uma relação entre acionistas e empresas focada em oportunidades de negócio decorrentes do aquecimento global.

O que é o balanço social de uma empresa?

De maneira geral, o O Balanço Social é uma forma de a empresa prestar contas à sociedade da sua gestão econômico-social, especialmente focando em seu relacionamento com a comunidade. Portanto, ele apresenta o resultado da organização com relação à responsabilidade social.

Qual foi o primeiro relatório de responsabilidade social?

A década de 1970 foi o marco da popularização da idéia de responsabilidade social na Europa, pois nessa época várias empresas elaboraram os primeiros Balanços Sociais. “Em 1971 a companhia alemã STEAG produziu uma espécie de relatório social, um balanço de suas atividades sociais.”(SANTOS, 2007, pág 9).

Qual o primeiro relatório de responsabilidade social no Brasil?

No Brasil, o surgimento da responsabilidade social não tem um início preciso, existem registros de ações sociais de empresários desde o século XIX, no entanto pode-se indicar a 'Carta de princípios dos dirigentes cristãos de empresas' publicada em 1965 pela Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas do Brasil (ADCE ...

Qual o primeiro relatório de responsabilidade social apresentado no Brasil?

Com a criação da Norma Brasileira de Contabilidade T15 (NBC T 15) – um compêndio de recomendações, iniciou no Brasil uma forma de apresentação das ações de responsabilidade social e ambiental. Ela propõe a evidenciação de informações de natureza social e ambiental.

Como criar Matriz de Materialidade?

MATRIZ DE MATERIALIDADE – DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
  1. Identificar temas através do engajamento com stakeholders internos e externos, benchmarking de sustentabilidade, e análise de mídia.
  2. Avaliar e analisar como cada tema ajuda a reduzir custos e aumentar a participação da empresa no mercado.

O que é ISE B3?

O ISE B3 é o resultado de uma carteira teórica de ativos, elaborada de acordo com os critérios estabelecidos nesta metodologia. Os índices da B3 utilizam procedimentos e regras constantes do Manual de Definições e Procedimentos dos Índices da B3.

Artigo anterior
Qual a etnia mais comum no Amazonas?
Artigo seguinte
Quais os benefícios da boa comunicação escrita na sua vida pessoal académica e profissional?