O que é a matriz BCG Quais são as semelhanças e diferenças da matriz GE McKinsey?

Perguntado por: Leonardo Sebastião Abreu Costa Guerreiro  |  Última atualização: 19. April 2022
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Ambas as matrizes são usadas para analisar o portfólio de produtos ou unidades de negócios da empresa e facilitar as decisões de investimento. As principais diferenças: Diferença visual. O BCG é apenas uma matriz de quatro células, enquanto o GE-McKinsey é uma matriz de nove células.

Qual a diferença entre BCG e GE?

A matriz BCG é utilizada pelas empresas para implantar seus recursos entre as diversas unidades de negócio. Pelo contrário, as empresas usam a matriz GE para priorizar o investimento entre várias unidades de negócios.

O que é a Matriz BCG?

A Matriz BCG é uma metodologia gráfica que define e compara diferentes produtos ou unidades de negócio de uma empresa, baseada em volume, participação de mercado e crescimento de mercado, com o objetivo de se tomar as decisões estratégicas mais adequadas sobre cada produto ou negócio analisado.

Quais as diferenças entre a Matriz BCG e matriz Ansoff?

A Matriz BCG é uma análise gráfica do ciclo de vida de um portfólio de produtos, desenvolvida por Bruce Henderson para a consultoria Boston Consulting Group. ... A Matriz de Ansoff se preocupa com a seleção do mix de produtos que a empresa produzirá, e com os mercados nos quais ela os venderá.

O que é matriz GE McKinsey e qual é a sua utilidade?

O que é a Matriz GE? A Matriz GE é uma ferramenta de gerenciamento criada pela McKinsey para facilitar a alocação de investimentos entre as unidades de negócio empresariais. Ela possibilita uma abordagem sistemática para aumentar o retorno dos investimentos nas unidades da empresa.

Matriz BCG e Matriz GE McKinsey

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Como funciona o GE?

Sua função é encontrar oportunidades e falhas, trazendo luz aos olhos dos empreendedores para que os investimentos sejam bem utilizados. A Matriz GE foi criada na década de 1970 pela consultoria McKinsey para um de seus mais importantes clientes, a General Electric (GE). Foi por isso que recebeu essa nomenclatura.

Como fazer uma matriz GE McKinsey?

Matriz GE Mckinsey no Excel

Em uma coluna, estará essa lista e, depois, devem ser inseridas duas colunas na sequência: uma para a variável da atratividade do mercado e outra para a força da unidade de negócio. Então, deve ser atribuída uma pontuação para cada uma das variáveis em cada unidade de negócio.

Qual é a relação existente entre a Matriz BCG e a matriz de Ansoff?

5 Qual é a relação existente entre a matriz BCG e a matriz de Ansoff? Confira a resposta esperada: A matriz BCG é a fase inicial para estabelecer as estratégias que a matriz de Ansoff fornece.

Como funciona a matriz de Ansoff?

Como aplicar a Matriz de Ansoff, na prática?
  1. Penetração no mercado. Para realizar a estratégia de Penetração de Mercado, é importante considerar a utilização dos produtos da sua companhia e ter um mercado já existente. ...
  2. Desenvolvimento de Produto. ...
  3. Desenvolvimento de Mercado. ...
  4. Diversificação.

Para que serve a matriz de Ansoff?

Para que a Ansoff serve? Assim como outras ferramentas de gestão e análises, a matriz Ansoff é uma plataforma que auxilia o gestor no planejamento estratégico. Por meio dela, é possível traçar cenários possíveis para o negócio, bem como fazer projeções.

Qual a finalidade da matriz BCG em marketing?

Na prática, a matriz BCG vai te ajudar a ter clareza dos produtos que geram mais receita com menor investimento de tempo e dinheiro em marketing e vendas. A matriz BCG é composta por dois eixos: Taxa de crescimento do mercado. Participação do produto no mercado.

Qual é a importância da matriz BCG?

A matriz BCG tem como principal objetivo analisar o desempenho e o potencial futuro dos produtos de uma empresa no mercado. A partir dela é possível analisar graficamente a aceitação dos produtos pelos consumidores.

Como se aplica a matriz BCG?

Como montar a matriz BCG
  1. Escolher os produtos ou serviços a serem analisados.
  2. Definir o mercado, ou seja, o público alvo que servirá de parâmetro para a análise.
  3. Calcular o market share, que mostra qual o tamanho da fatia que o item consome do mercado.

Como fazer uma matriz de Ansoff?

Como Fazer: A matriz Ansoff nada mais é do que a avaliação do seu portfólio de produtos em dois eixos: Produtos vs Mercados. Sendo as colunas separadas por Novo ou Já Existente. Esses cruzamentos vão apontar a estratégia a seguir seguida pelos produtos que estão em cada quadrantes.

Quais os dois eixos da Matriz Ansoff?

A matriz Ansoff tem como base dois eixos, mercado x produto e pode ser dividida em quatro quadrantes: Penetração no mercado. Desenvolvimento de mercado. Diversificação.

São as etapas do processo de desenvolvimento de produtos?

As Principais Etapas do Desenvolvimento do Produto

Projeto do Produto (desenvolvimento e validação): documentação, testes, protótipo, embalagens e homologações. Realização do Produto (lançamento): processo de produção, equipamentos, materiais, tryout, treinamento, e validação.

Quais são as quatro estratégias da matriz de Ansoff?

Essa combinação forma quatro estratégias para o crescimento e o desenvolvimento da empresa. Essas estratégias são: o desenvolvimento do mercado, a penetração no mercado, a diversificação e o desenvolvimento do produto.

Quando foi criada a Matriz Ansoff?

A matriz de Ansoff foi criada por Harry Igor Ansoff e publicada na Harvard Business Review em 1957. Nessa publicação, Ansoff, define a estratégia de produto e mercado como “Uma declaração conjunta de uma linha de produtos e o conjunto correspondente de missões para as quais os produtos são projetados”.

Quem criou a Matriz Ansoff?

Para retratar estratégias de crescimento alternativas, Igor Ansoff criou uma matriz que se foca nos produtos e mercados (clientes) atuais e potenciais de uma empresa.

Como fazer uma matriz de competitividade?

Outros pontos do cronograma para considerar incluem:
  1. Quando iniciar seu negócio. Identificar seus novos concorrentes de negócios ajuda você a se destacar desde o momento do lançamento. ...
  2. A cada três meses. Uma matriz de competitividade não deve ser estática. ...
  3. A cada 12 meses. ...
  4. Antes de cada campanha de marketing.

O que é matriz de produto mercado?

O que é Matriz de Ansoff? Também conhecida por Matriz Produto/Mercado a Matriz de Ansoff foi criada por Igor Ansoff na década de 1950. É uma das matrizes mais práticas no leque de estratégias que visam avaliar a situação do mercado para atuação do negócio.

Quais os objetivos da matriz de atratividade de mercado?

A Matriz GE é considerada mais avançada por causa de três aspectos: A "atratividade do mercado" (fatores externos) substitui o "crescimento do mercado" como dimensão para medir a atratividade da indústria. A atratividade do mercado inclui uma gama maior de fatores que apenas o crescimento do mercado.

Como é feita a análise BCG?

Para fazer a matriz BCG dos seus produtos, é preciso começar com um plano cartesiano simples. A linha vertical se refere ao crescimento do mercado. Marque o meio da linha como 10%. Isso significa que a parte de baixo corresponde a 0% e a de cima a 20%.

É possível aplicar a matriz BCG aos produtos vendidos no comércio eletrônico?

A matriz BCG na era digital: o que é e como usar essa simples, mas poderosa, ferramenta para analisar a estratégia de marketing do seu negócio. A matriz BCG é mais uma ferramenta de marketing simples, porém extremamente poderosa para você avaliar o seu portfólio de produtos e serviços.

Como funciona a matriz?

As matrizes são sempre representadas por letras maiúsculas (A, B, C…), que são acompanhadas por índices, nos quais o primeiro número indica a quantidade de linhas, e o segundo, o número de colunas.

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