O que é a luz?

Perguntado por: Leonor Mota Sousa  |  Última atualização: 27. Dezember 2021
Pontuação: 4.3/5 (22 avaliações)

Luz ou luz visível é a radiação eletromagnética dentro da parte do espectro eletromagnético que é percebida pelo olho humano. A luz visível é geralmente definida como tendo comprimentos de onda na faixa de 400–700 nanômetros, entre o infravermelho e o ultravioleta.

O que que é a luz?

A luz é um tipo de onda eletromagnética visível, formada pela propagação em conjunto de um campo elétrico e um magnético. Como é característico da radiação eletromagnética, a luz pode propagar-se através de diversos meios e sofrer alterações de velocidade ao passar de um meio de propagação para outro.

O que exatamente é a luz?

A luz é uma forma de energia pura que se propaga pelo espaço, interagindo aqui e ali com a matéria, ou seja, com coisas que têm massa.

Como a luz é gerada?

A luz é produzida por corpos que estão com alta temperatura (como o filamento de uma lâmpada) e pela reorganização dos elétrons em átomos e moléculas. ... Os comprimentos de onda da luz visível são classificados segundo a cor, do violeta, que tem comprimento de onda λ = 4 .

Quando a luz se comporta como onda?

Assim, podemos afirmar que quando a luz se propaga no espaço, ela se comporta como onda, mas quando a luz incide sobre uma superfície, passa a se comportar como partícula.

Do que a luz é feita?

30 questões relacionadas encontradas

Qual a partícula da luz?

Bem mais adiante, as partículas de luz foram batizadas de fótons, termo consagrado e usado atualmente. Segundo Einstein, cada partícula de luz carregaria energia E = h.f.

O que é a dualidade da luz?

Um dos tópicos ensinados na física moderna é o princípio da dualidade da luz, o qual afirma que a luz possui uma natureza dual, comportando-se, em alguns fenômenos, como uma onda e, em outros, como partícula [2].

O que é radiação luz visível?

A luz visível é a radiação proveniente do sol que traz a claridade, é a iluminação que somos capazes de enxergar, que é capaz de iluminar objetos tornando-os visíveis, que corresponde a cerca de 40% da radiação total que chega ao planeta.

Quem realizou os primeiros estudos sobre a luz?

A primeira demonstração experimental de que a luz é uma onda foi realizada no ano de 1801 pelo médico, cientista e físico inglês Thomas Young. Ele se interessou pelo estudo dos fenômenos luminosos e foi o primeiro a propor que as ondas luminosas são transversais e não longitudinais, como alguns cientistas acreditavam.

Como funciona a luz visível?

A luz visível ou espectro visível, é o conjunto de ondas eletromagnéticas que, ao penetrar em nossos olhos, pode sensibilizar a retina e desencadear o mecanismo da visão. Essas ondas, como qualquer outra radiação eletromagnética, são originadas por cargas elétricas oscilantes.

Qual a definição de luz resposta?

A luz é uma onda eletromagnética cuja frequência encontra-se no espectro visível para os seres humanos. As luzes polares são originárias da interação entre o vento solar e o campo magnético terrestre. Luz é uma forma de radiação eletromagnética cuja frequência é visível ao olho humano.

Qual é a energia da luz?

A energia da luz também é chamada de energia luminosa, caracterizada como toda radiação eletromagnética que possui comprimento e frequência de onda que se encontram na faixa do espectro visível, a qual nós captamos como luz.

Qual é o tipo de onda da luz?

Luz: ondas eletromagnéticas, espectro eletromagnético e fótons.

O que reflete luz exemplo?

A reflexão da luz ocorre quando um feixe de luz, ao incidir sobre uma superfície, retorna ao meio de origem. ... Um exemplo da reflexão regular é a que acontece nos espelhos planos, em que a imagem formada é bastante nítida.

Qual é a função da luz?

Do latim lux, a luz é o agente físico que permite que os objetos sejam visíveis. O termo também é usado para fazer alusão à claridade irradiada pelos corpos, à corrente elétrica (eletricidade) e ao utensílio que serve para iluminar (as lâmpadas, os candeeiros, as velas, etc.).

Quais são os tipos de fontes de luz?

O sol, a chama de uma vela são consideradas fonte de luz primárias pois emitem luz própria não necessitam de outros corpos para que propague luz. Lua, árvore e nuvens são exemplos de fonte de luz secundária, pois não emitem luz própria.

O que Newton descobriu sobre a luz?

Em 1665, com seu famoso prisma de vidro, Newton provou que a luz branca é composta por todas as cores e o fenômeno da refração, que explica como a luz é transmitida de um meio para outro. Com essa descoberta, Newton criou um telescópio refrator que criava imagens nove meses maiores que os telescópios da época.

Quem disse que a luz era uma onda?

No século XIX a pesquisa de Huygens foi aperfeiçoada por Thomas Young e Augustin Fresnel, rejeitando de vez a teoria corpuscular. Foi então afirmado que a luz é uma onda, assim como o som.

Quando iniciou os estudos da luz?

Na busca pela definição sobre a natureza da luz surgiram, no século XVII, duas correntes de pensamento científico: a teoria corpuscular da luz, que era defendida por Newton; e o modelo ondulatório da luz, que era defendido por Christian Huyghens.

O que é luz visível e invisível?

A luz que vemos chama-se, apropriadamente, luz visível. Há, além dessa, luzes invisíveis, como a luz gama, a luz X, a luz ultravioleta, a luz infravermelha, a luz de microondas, a luz do rádio, que podem ser captadas por meio de instrumentos adequados.

Qual protetor protege contra luz visível?

O protetor solar com cor protege contra a luz visível? De fato, os filtros solares comuns não são capazes de proteger a pele contra a luz visível. Mas uma série de estudos indicam que a melhor proteção para essa radiação é feita com protetores com cor. Por isso, é importante usá-lo, mesmo em ambientes fechados.

Qual a diferença entre luz visível e invisível?

Há mais luz para além da luz visível. ... A zona visível do espetro, compreendida entre o vermelho e o violeta, situa-se entre o infravermelho (invisível, de frequência ou energia menor que a radiação visível) e a luz ultravioleta (também invisível, mas de frequência ou energia mais elevada que a radiação visível).

Porque dizemos que a luz tem um duplo comportamento?

Portanto, não podemos afirmar nada sobre o que a luz de fato é, mas sim, em como ela se comporta em determinados fenômenos. Alguns fenômenos físicos como, por exemplo, a interferência e a difração da luz, são explicados pelo modelo ondulatório. ... Chamamos de dualidade onda-partícula esse duplo comportamento da luz.

O que é Dualidad?

Dualidade é a propriedade ou caráter do que é duplo, do que é dual, ou que contém em si duas naturezas, duas substâncias ou dois princípios.

Quais os dois comportamentos da luz?

a- Meio Transparente: permite a propagação da luz através de si, segundo trajetórias regulares, permitindo a visão nítida dos objetos (vidro comum, ar). b- Meio Translúcido: permite a propagação da luz através de si, segundo trajetória irregular, não permitindo a visão nítida dos objetos (vidro fosco, papel de seda).

Artigo anterior
Para que serve o fair play?
Artigo seguinte
O que e liberdade?