O que é a linguagem referencial?

Perguntado por: Lucas Matias Pires  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (55 avaliações)

Linguagem referencial é aquela que encerra uma função referencial ou informativa, ou seja, que tem como finalidade a comunicação de informações, sendo sinónima de linguagem denotativa.

O que é linguagem referencial exemplos?

Função Referencial ou Denotativa

Voltada para o contexto da comunicação, esse tipo de texto é escrito na terceira pessoa (singular ou plural) enfatizando seu caráter impessoal. Como exemplos de linguagem referencial podemos citar os materiais didáticos, textos jornalísticos e científicos.

O que é a função referencial?

A função referencial é a função da informação. Isso porque sua mensagem é centrada na necessidade de transmitir ao interlocutor dados da realidade de uma maneira direta e objetiva, evitando assim o discurso literário, presente em outras funções, como a função poética e a função emotiva.

São exemplos da função referencial?

Exemplos. As notícias são bons exemplos de função referencial: "De acordo com os dados facultados pela Polícia Militar, sobe para 12 o número de vítimas em estado grave após o confronto entre as equipes de futebol nesta quarta-feira, entre as quais 3 mulheres."

O que é função fática exemplos?

A função fática da linguagem está presente nas conversas ao telefone, nos cumprimentos, nas conversas de elevador e em outras situações. Quando, no decorrer de uma conversa, nós emitimos sons como “hum-hum”, por exemplo, esta função está presente.

Funções da Linguagem – Referencial, Emotiva e Conativa ou Apelativa [Prof Noslen]

41 questões relacionadas encontradas

O que é função poética exemplos?

A linguagem exerce função poética quando valoriza o texto na sua elaboração, ou seja, quando o autor faz uso de combinação de palavras, figuras de linguagem (metáfora, antítese, hipérbole, aliteração, etc.), exploração dos sentidos e sentimentos, expressão do chamado eu-lírico, dentre outros.

Como identificar função referencial?

Os textos com função referencial possuem linguagem objetiva, sem a presença de aspectos subjetivos ou discurso literário. A função referencial usa a linguagem no sentido literal, com discurso, geralmente, na terceira pessoa do singular ou do plural, evitando assim que o entendimento da mensagem seja prejudicado.

O que é uma função apelativa?

A função conativa ou apelativa é um recurso amplamente utilizado em textos que têm como intenção convencer o destinatário da mensagem. Quando escrevemos um texto, nossas intenções ficam evidentes. Para que isso aconteça, adequamos nossa linguagem para atender a um objetivo específico na comunicação.

Qual a diferença entre função poética e função referencial?

Tem a função de transmitir a informação de forma objetiva. Tem o foco no referente da mensagem. A função referencial é comum nos textos jornalísticos, científico e didáticos. Esse tipo de texto coloca em evidência o referente, ou seja, o assunto ao qual a mensagem se refere.

O que é uma linguagem fática?

Gramática. A função fática, também chamada de função de contato, é a função de linguagem que enfatiza o canal ou veículo de comunicação, a fim de manter o ato comunicativo em curso, ou seja, quando o emissor (locutor) busca estratégias para manter a interação com o receptor (interlocutor).

Quais são os tipos de linguagem?

Tipos de linguagem
  • Linguagem verbal. É aquela formada por palavras, seja na escrita ou na fala. ...
  • Linguagem não-verbal. É o tipo de linguagem que não contém palavras, mas possui recursos visuais. ...
  • Linguagem mista ou híbrida. ...
  • Função referencial. ...
  • Função emotiva. ...
  • Função conativa ou apelativa. ...
  • Função metalinguística. ...
  • Função fática.

O que é poéticos?

Significado de Poético

adjetivo Que pertence à poesia, que é próprio dela. Apropriado para inspirar um poeta. Que comove; emocionante.

Qual é a função da poesia?

Poesia e literatura:

Sua função é a de ser expressão verbal rítmica ao mundo informe de sensações, sentimentos e pressentimentos dos outros com relação a tudo o que existe ou é passível de existência no mundo mágico da imaginação.

O que é a linguagem poética?

O que é linguagem poética

Como vimos na Introdução, linguagem poética é uma linguagem sem compromissos com a realidade absoluta e objetiva. A linguagem comum é aquela que não contém conotações mais expressivas, que não causam emoções, arrebatamentos e devaneios.

O que é linguagem apelativa exemplos?

3) Função apelativa ou conativa

É a linguagem usada nos discursos, sermões e propagandas que se dirigem diretamente ao consumidor. Exemplos: a) Você já tomou banho? b) Mãe, vem cá!

Quais as características da função apelativa?

A Função Conativa, também chamada de função apelativa, se caracteriza pelo fato de transmitir uma mensagem com o intuito de convencer o interlocutor. Assim, se você escreve um texto que tem como objetivo convencer, persuadir, cativar, com certeza, utiliza a função conativa da linguagem.

O que é uma função emotiva?

A função emotiva, nosso objeto de estudo, é caracterizada por sua mensagem centrada no emissor, isto é, uma mensagem na qual é encontrada toda a expressividade de um discurso construído na primeira pessoa. Nela, estão evidenciadas algumas marcas gramaticais peculiares.

Onde podemos encontrar a função poética?

Ela pode ocorrer em diversos outros contextos verbais e não verbais, como em textos de prosa, publicitários, em músicas e na pintura. A função poética está presente em qualquer manifestação discursiva que se enquadre nas características dela.

Em quais situações encontramos textos poéticos?

Em que tipos de situações e ambientes nós encontramos, então, os textos poéticos? - Espera-se que as crianças se lembrem que encontram: nas rodas, nas brincadeiras, na leitura deleite e também em apresentações e recitais.

Quais são as características da função poética exceto?

Questão 1. Sobre a função poética da linguagem, é correto afirmar, exceto: a) Está entre as seis funções da linguagem prescritas pelo linguista russo Roman Jakobson e, assim como as demais, está associada aos elementos da comunicação (emissor, receptor, mensagem, código, canal e contexto).

O que a poesia nos transmite?

A poesia, como qualquer outra forma de criação artística, é um dos pilares das humanidades. Ao seguir os caminhos da emoção, da sensibilidade e da imaginação, o poema transmite conhecimento e valores humanos. Melhor ainda, ele molda o ser humano, de corpo e alma. A arte não raciocina.

Como ser uma pessoa poética?

Não há um curso superior exigido para que se possa escrever poesias, porém uma formação na área de humanas, como, por exemplo, letras, pode garantir maior desempenho. Isso porque um poeta deve ter um amplo vocabulário para encontrar as palavras certas na hora de expressar suas ideias e sentimentos.

O que é poética na arte?

Poética é um ramo da Filosofia que busca analisar a qualidade das obras de arte de acordo com o conceito e objetivo de cada uma das sete artes. Busca, também, explicar o propósito das artes narrativas, que hoje em dia pode-se dizer que estão entre literatura e poesia.

Quais os 5 níveis de linguagem?

  • Nível 1: Norma culta/padrão.
  • Nível 2: Linguagem coloquial/informal/popular.
  • Nível 3: Linguagem regional/regionalismo.
  • Nível 4: Gírias.
  • Nível 5: Linguagem vulgar.

O que é linguagem mista ou multimodal?

A linguagem mista ou híbrida, como o próprio nome indica, é a mistura da linguagem verbal e não-verbal em determinada mensagem.

Artigo anterior
Tem pomada para cisto sebáceo?
Artigo seguinte
Quem é maior o condor ou avestruz?