O que é a Lei 8142?

Perguntado por: Ema Victória Faria Soares Rocha  |  Última atualização: 1. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (57 avaliações)

LEI8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1990.
Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências.

Quais os principais pontos da Lei 8142 90?

A Lei 8.142/90 define que os recursos do FNS serão alocados como: I – despesas de custeio e de capital do Ministério da Saúde, seus órgãos e entidades, da administração direta e indireta; ... IV – cobertura das ações e serviços de saúde a serem implementados pelos Municípios, Estados e Distrito Federal.

Qual a importância da Lei 8142 90 para a saúde pública brasileira?

A Lei nº 8.142 é mais específica quanto à participação popular e estipula as Conferências de Saúde e o Conselho de Saúde como as instâncias colegiadas às quais a sociedade civil tem direito (e dever) de comparecer. O termo “instâncias colegiadas” se refere à forma de gestão na qual uma decisão é tomada por um grupo.

Qual a diferença entre a Lei 8080 90 e A Lei 8142 90?

Lei 8080/90: regulamenta o SUS e as ações e serviços de saúde com base na recuperação, promoção e prevenção da saúde, possuindo um conceito ampliado do mesmo. ... Lei 8142/90: dispõe sobre a participação da comunidade (mediante conferências e conselhos) e o recebimento de recursos financeiros.

O que trata a lei 8080 90 e A lei 8142 90?

Com base na Constituição Federal; na Lei 8080/90, a Lei Orgânica da Saúde; na Lei 8142/90, que trata da participação da sociedade e do financiamento da saúde; nas demais leis que de alguma forma têm a ver com o tema e nas recomendações internacionais sobre os direitos dos pacientes, o Idec listou os principais direitos ...

LEI 8.142/90: Participação Popular e Controle Social no SUS (Profa. Juliana Mello)

28 questões relacionadas encontradas

Quais são e quais as diferenças entre as leis Orgânica de saúde?

As Leis Orgânicas de Saúde são as leis que regulamentam o Sistema Único de Saúde (SUS). São elas as leis 8.080/90 e 8.142/90. ... A descentralização político-administrativa é reforçada na forma da municipalização dos serviços e das ações de saúde, com redistribuição de atribuições e recursos em direção aos municípios.

Qual é a importância da Lei 8142 90 para saúde Coletiva na realidade de enfermagem e o que ela diz?

Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS} e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências.

Qual a importância da participação popular nos conselhos de saúde?

A participação popular faz-se importante pois contribui para o melhor funcionamento da saúde à medida que possibilita a otimização do planejamento das ações, promoção do auto cuidado, fortalecimento dos princípios e diretrizes do SUS e outros.

Qual a importância dos conselhos e conferências de saúde?

Os conselhos de saúde e as conferências de saúde se constituem, atualmente, nos principais espaços para o exercício da participação e do controle social na implantação e na implementação das políticas de saúde em todas as esferas de governo.

Quais são os 5 princípios do SUS?

Guia completo dos princípios do SUS
  • Universalidade. Todo cidadão tem direito à saúde e acesso a todos os serviços públicos de saúde. ...
  • Integralidade. Todas as pessoas devem ser atendidas desde as necessidades básicas, de forma integral. ...
  • Equidade. ...
  • Descentralização. ...
  • Regionalização. ...
  • Hierarquização. ...
  • Participação social.

Qual a importância do Conselho municipal de saúde no SUS?

Os Conselhos Municipais de Saúde são responsáveis por:

Controla o dinheiro da saúde. Acompanha as verbas que chegam pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e os repasses de programas federais. Participa da elaboração das metas para a saúde. Controla a execução das ações na saúde.

Qual a importância dos conselhos Municipais de saúde para o controle social no SUS?

As conferências possuem o papel preponderante de avaliar a situação da saúde e propor as diretrizes para a formulação das políticas de saúde. Os conselhos formulam estratégias e atuam no controle da execução das políticas de saúde.

Quais as principais diferenças entre as conferências e conselhos de saúde?

Síntese das diferenças entre conferências e conselhos de saúde
  • Conferências: Periodicidade de quatro anos para a realização das Conferências de Saúde; ...
  • Conselhos: Caráter permanente e deliberativo; ...
  • Você sabe o que significa CARÁTER PERMANENTE? ...
  • O que é CARÁTER DELIBERATIVO? ...
  • O que é ÓRGÃO COLEGIADO?

Qual a importância do movimento popular na conquista do SUS?

Os Movimentos Sociais de base popular têm tido importante papel na luta pelo direito à saúde e consolidação do SUS. As práticas educativas vivenciadas por estes movimentos referenciados na educação popular em saúde contribuem para o fortalecimento do controle social e da participação popular na saúde.

Qual a importância da participação popular para o bom funcionamento de governo democrático e de uma cidadania real?

Essa participação é um princípio indissociável da democracia, garantindo, não só aos indivíduos, como também a grupos e associações, o direito à representação política, à informação e à defesa de seus interesses, possibilitando-lhes a atuação na gestão dos bens e serviços públicos.

Qual a importância da participação cidadã?

A participação cidadã é importante para criação conjunta de um futuro melhor para todos. É onde a sociedade civil pode opinar, debater e construir junto com o Governo melhores políticas públicas.

Qual a importância da criação do SUS para a organização da assistência à saúde e para a cidadania em nosso país?

O SUS é o Sistema Único de Saúde do Brasil! É uma grande conquista da sociedade e foi criado para promover a justiça social e superar as desigualdades na assistência à saúde da população! O SUS é uma política de Estado que amplia os direitos sociais e busca assegurar a cidadania.

Quais são as leis organicas?

As leis orgânicas são normas que regulam a vida pública na cidade, sempre respeitando a Constituição Federal e a Constituição do Estado. ... A lei orgânica age como uma Constituição Municipal, sendo considerada a lei mais importante que rege os municípios e o Distrito Federal.

Quais são as leis que regulamentam o Sistema Único de Saúde?

A seção da saúde na Constituição Federal (1988) e as Leis nº 8.080/1990 e nº 8.142/1990 constituem as bases jurídicas do SUS. O Sistema Único de Saúde (SUS) completou 20 anos em 2008.

Por que se chama Lei Orgânica?

Nestes casos, entende-se como lei orgânica aquela que apresenta uma importância que fica entre a da lei ordinária e a constitucional, devendo ser profundamente estudada e analisada antes de ser votada, pois apresenta uma rigidez na sua regulamentação, sendo que a sua alteração após a aprovação é bastante difícil.

O que é Conselho de Saúde e Conferência?

É o fórum que reúne todos os segmentos re- presentativos da sociedade, um espaço de debate para avaliar a situação de saúde, propor diretrizes para a formulação da política de saúde nas três esferas de governo.

Quais são os conselhos de saúde?

Os Conselhos de Saúde são órgãos deliberativos, colegiados e permanentes, que funcionam em cada esfera de governo do Sistema Único de Saúde (SUS). Eles fazem parte da estrutura das secretarias de saúde dos estados e municípios. A entidade atua na formulação e no controle de políticas públicas do referido setor.

Qual a importância das conferências e conselhos de saúde no debate político do SUS?

As Conferências proporcionaram transformações históricas para a gestão da saúde no Brasil, como no caso da 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986, cujo relatório final serviu de base para a elaboração do capítulo sobre saúde da Constituição Federal de 1988, resultando na criação do SUS.

Qual é a importância dos Conselhos Municipais?

Os conselhos municipais, formados por representantes da Prefeitura e da sociedade civil, contribuem para a definição dos planos de ação da cidade, através de reuniões periódicas e discussões. Cada conselho atua de maneira diferente, de acordo com a realidade local e com a sua especificação.

Qual a importância de um conselho municipal?

Conselho Municipal. O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) é o órgão que reúne representantes do governo e da sociedade civil para discutir, estabelecer normas e fiscalizar a prestação de serviços socioassistenciais estatais e não estatais no Município.

Artigo anterior
Quanto equivale 1000 watts em RMS?
Artigo seguinte
Qual a pior fase da parvovirose?