O que é a jurisdição contenciosa?

Perguntado por: Núria Ribeiro  |  Última atualização: 13. Juli 2024
Pontuação: 4.2/5 (71 avaliações)

A jurisdição contenciosa lida com litígios ou controvérsias em que há disputa de interesses entre partes adversas, ou seja, situações em que as partes têm posições opostas e buscam a intervenção do Judiciário para resolver o conflito.

Quais são as ações de jurisdição contenciosa?

Na jurisdição contenciosa, a sentença sempre favorece uma das partes em detrimento da outra, já que ela decide um conflito entre ambas. Pede-se ao juiz que dê uma decisão, solucionando um conflito de interesses, que lhe é posto, diretamente, para julgamento.

Qual a diferença de jurisdição contenciosa e voluntária?

Conforme mencionado anteriormente, enquanto a jurisdição contenciosa lida com litígios e disputas entre partes adversas, a jurisdição voluntária envolve situações em que as partes não têm interesses conflitantes, mas precisam da intervenção do Poder Judiciário para procedimentos específicos.

O que é função contenciosa?

O que é a função contenciosa da Corte? Dentro desta função, a Corte determina se um Estado incorreu em responsabilidade internacional pela violação de algum dos direitos consagrados na Convenção Americana ou em outros tratados de direitos humanos aplicáveis ao Sistema Interamericano.

O que é decisão contenciosa?

Processo contencioso é a alternativa litigiosa a tudo o que pode ser objeto de contestação, conflito de interesses ou disputas, seja por via judicial ou administrativa.

Jurisdição contenciosa e jurisdição voluntária

38 questões relacionadas encontradas

O que é contencioso e não contencioso?

Contencioso está relacionado com litígio, com dúvida, com aquilo que pode ser contestado. No Direito, contencioso é o nome que se dá para a área que trabalha com processos, tanto administrativos quanto judiciais.

O que é a fase contenciosa?

A fase contenciosa se instaura no momento em que o contribuinte impugna o lançamento realizado pelo fisco ou da decisão administrativa que denega o pedido de restituição de indébito.

Quais são os tipos de jurisdição?

Tradicionalmente, as espécies de jurisdição classificam-se: primeiro, segundo o modo como o juiz se comporta diante do conflito, em jurisdição contenciosa ou voluntária; segundo, conforme a matéria, em jurisdição civil e penal; terceiro, segundo a justiça competente, em jurisdição comum e especial; quarto, segundo as ...

Quais são as ações de jurisdição contenciosa no procedimento especial do CPC?

Trata-se de ação de procedimento especial de jurisdição contenciosa disciplinada nos artigos 914 a 919 do Código de Processo Civil. Podemos dividir em dois modelos: ação de exigir contas e ação de dar contas. debeatur através de sentença.

O que é jurisdição exemplo?

É o poder conferido ao Estado-Juiz para solucionar o conflito de interesses entre as partes que estão envolvidas em uma relação jurídica processual (exemplo: os acidentes de trânsito, o não pagamento de pensão alimentícia ao filho, guarda compartilhada, separação litigiosa etc.,).

O que é a jurisdição?

É uma das funções do Estado. A função jurisdicional compete ao Poder Judiciário. A jurisdição como função "expressa o encargo que têm os órgãos estatais de promover a pacificação de conflitos interindividuais, mediante a realização do direito justo e através do processo" (Cintra, Grinover e Dinamarco).

O que é não contenciosa?

Comentário: atividade jurídica não contenciosa é a atividade realizada dentro da Administração Pública, cujas decisões não possuem força de definitividade, a exemplo do julgamento de um processo administrativo.

É possível jurisdição sem lide?

O certo é que existem (muitos) casos em que o Estado exerce jurisdição sem que haja uma lide a ser composta. Daí poder-se dizer que a lide é um elemento acidental – e não essencial – da jurisdição.

Quando ocorre a jurisdição voluntária?

CONCEITO DE JURISDIÇÃO VOLUNTÁRIA

A jurisdição voluntária consiste em um procedimento de natureza administrativa sem litigiosidade, ou seja, as partes estão em comum acordo acerca da situação. Nesse sentido, o Estado apenas exercerá atos de pura administração, somente orientando e concluindo o “acordo” entre as partes.

Quais são as principais características da jurisdição?

São características da jurisdição a substitutividade, a exclusividade, a imparcialidade, o monopólio do Estado, a inércia e a unidade.

Como saber se o procedimento é comum ou especial?

Pode ser comum ou especial. Procedimento especial: é aquele disciplinado pela lei. Ex: mandado de injunção, habeas data, ação civil pública. Procedimento comum: é aquele que não há procedimento especial previsto em lei para que seja solucionado o conflito.

Quando o juiz pode decidir de ofício CPC?

Em suma: pela melhor leitura do artigo 370 à luz do paradigma da intersubjetividade, o juiz só poderá determinar de ofício as provas necessárias ao julgamento de mérito quando se tratar de questão que verse sobre direitos indisponíveis a respeito dos quais as partes não possam transigir.

Qual a diferença entre jurisdição comum e especial?

Podem se separar em justiça comum e especial apenas em razão da competência da jurisdição; enquanto a última é determinada taxativamente pela lei, a primeira atua justamente por exclusão. Há ainda diferenciação hierárquica entre os órgãos judiciários e de natureza entre justiça contenciosa e voluntária.

Quais são as jurisdições especiais?

Já a jurisdição especial detém de peculiaridades que são disciplinadas por leis processuais próprias e julgadas por um ramo específico do judiciário, são a justiça eleitoral, justiça militar e justiça do trabalho.

Qual é a diferença entre jurisdição e competência?

Todo juiz tem jurisdição, entretanto, só pode exercitá-la em determinadas matérias e em determinados espaços, segundo sua competência, que é a determinação do âmbito de atuação dos órgãos encarregados das funções jurisdiconais.

Qual é o princípio da jurisdição?

A jurisdição é regida por princípios, que delineiam o seu exercício, respeitando os direitos fundamentais. a) Princípio da Investidura: diz respeito ao fato de que somente aquele investido da função judicante poderá exercer a jurisdição.

O que é o contencioso cível?

O contencioso civil — de modo geral — inclui todas as disputas que são formalmente submetidas a um tribunal referente a assuntos em que uma parte declaradamente cometeu um erro, mas não um crime.

Qual a diferença entre contencioso administrativo e contencioso judicial?

Enquanto o Poder Judiciário é inerte e depende da manifestação de vontade do autor, expressa na apresentação de uma peça inicial, para iniciar o processo, no âmbito administrativo, a Administração Pública pode iniciar o processo de ofício.

O que significa o contencioso administrativo?

O contencioso administrativo no Brasil é um modelo híbrido, com características do contencioso francês, sem dispensar a apreciação judicial dos atos administrativos.

Artigo anterior
Como funciona ações preferenciais?
Artigo seguinte
Quais são os 3 tipos de velocidade na educação física?