O que é a ironia de Sócrates?

Perguntado por: Benedita Júlia de Amorim  |  Última atualização: 1. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (53 avaliações)

A ironia socrática era, antes de tudo, o método de perguntar sobre uma coisa em discussão, de delimitar um conceito e, contradizendo-o, refutá-lo. O verbo que originou a palavra (eirein) significa mesmo perguntar. ... Esse exercício era o que ficou conhecido como maiêutica, que significa a arte de parturejar.

O que é ironia e maiêutica socrática?

A ironia no método, portanto, é o momento em que o interlocutor era interrogado. ... A maiêutica é o final do processo, quando o interlocutor, após questionar suas ideias e concepções, reconstrói seu entendimento com ideias mais complexas. Isto é, quando ele dá à luz ao novo conhecimento.

O que é a ironia socrática B com qual finalidade Sócrates é irônico?

B) Sócrates era irônico com a finalidade de provocar nos interlocutores a reflexão, o convite ao filosofar, a assumir uma postu- ra de vida racional e a atitude de exame de sua própria alma com o objetivo de afas- tar as falsas opiniões, as incoerências e as paixões materiais e contingentes.

Como funcionava a ironia?

A ironia era composta de perguntas feitas ao interlocutor com o objetivo de deixar claro que o conhecimento que ele julgava possuir, não passava de mera opinião ou uma interpretação parcial da realidade.

Como funciona o método socrático?

O método socrático é uma técnica de investigação filosófica feita em diálogo, que consiste em o professor conduzir o aluno a um processo de reflexão e descoberta dos próprios valores. ... Assim, o professor o ajuda a redefinir tais valores, aprendendo a pensar por si mesmo.

Ironia e Maiêutica em Sócrates - Brasil Escola

26 questões relacionadas encontradas

O que é uma ironia exemplos?

Ele correu tão rápido quanto uma tartaruga. A tartaruga é um animal que anda devagar. Ao dizer que uma pessoa correu tão rápido quanto uma tartaruga, o que se quer dizer é que ela andou muito devagar ou mesmo que não correu. Essa comparação invertida é uma ironia.

Como o método socrático conhecido como ironia e maiêutica podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem na atualidade?

A ironia socrática, portanto, era um método de indagar sobre algo em discussão e não uma forma de constranger seu interlocutor. Ao chegar mais próximo da verdade, o indivíduo teria a possibilidade de atingir o estágio da maiêutica, que significa e então “dar à luz” o conhecimento.

O que é refutação ou ironia?

O ato de refutação através da negação pode se dar de maneira literal ou polifônica. Neste ponto, ironia e refutação se cruzam. Quando, por exemplo, ironicamente se diz (3) é possível realizar análises variadas, com a compreensão determinada pelo contexto em que se inserem os interlocutores.

O que é maiêutica e como ela funciona?

A maiêutica socrática normalmente é descrita como a arte de conduzir alguém a produzir o próprio conhecimento por meio de perguntas, sem que Sócrates acrescente nada a este conhecimento. ... Sócrates, para explicar sua arte a Teeteto, compara-se às parteiras. Elas julgam que sua principal função é unir os casais.

Como a ironia se relaciona com a maiêutica?

A maiêutica socrática consiste num jogo dialético de perguntas e respostas sucedidas de mais perguntas. Aliando a maiêutica à ironia, a intenção do pensador era demonstrar como as chamadas “autoridades” em determinados assuntos julgavam saber algo que, na verdade, não sabiam.

Qual a importância da maiêutica?

O conceito foi criado para destacar a importância do autoconhecimento. De acordo com o estudioso, a maiêutica é uma forma de parir novas ideias a respeito de si mesmo, respondendo uma série de perguntas simples e assertivas.

O que Sócrates quis dizer quando elaborou a maiêutica?

A Maiêutica foi elaborada por Sócrates no século IV a.C. Através desta linha filosófica ele procura dentro do Homem a verdade. É famosa sua frase “Conhece-te a ti mesmo”, que dá início à jornada interior da Humanidade, na busca do caminho que conduz à prática das virtudes morais.

O que é ser refutada?

O que é Refutar:

Refutar é um verbo na língua portuguesa que se refere ao ato de desmentir ou negar uma informação previamente apresentada. Exemplo: “A empresário refutou as acusações”. Este verbo também pode ser utilizado no sentido de “não dar aprovação” ou “rejeitar” algo.

O que é verdade de Sócrates?

A verdade não é, entretanto, propriedade de nenhum homem, e ser filósofo é estar numa incessante busca por ela: “A vida não refletida não vale a pena ser vivida”. Sócrates acreditava que a reflexão pessoal e a meditação eram as maiores fontes de sabedoria: “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo”.

O que é refutar na filosofia?

substantivo feminino Contestação dos argumentos adversários, destruindo o que foi afirmado. Réplica; o que se utiliza para contestar ou refutar as alegações contrárias. [Retórica] Parte do discurso que se destina a contestação de argumentos.

Como o método socrático podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem na atualidade?

O diálogo socrático leva o aluno para uma verdadeira aprendizagem, indo além de qualquer conteúdo, a finalidade da educação para Sócrates é fazer o aluno a pensar e a refletir sobre os conceitos que ele afirma conhecer. O diálogo crítico é dividido em duas fases: a ironia e a maiêutica.

O que é um paradoxo exemplo?

Relacionado com a antítese, o paradoxo é uma figura de linguagem que consiste no emprego de palavras que, mesmo opostas no sentido, vão se fundir num mesmo enunciado. ... Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: "O nada é tudo", "Eu estou cheio de me sentir vazio", "O silêncio é o melhor discurso".

Como identificar a ironia?

A ironia está presente em textos diversos. Para se observar a ironia é preciso prestar bastante atenção na construção do discurso – a intenção do texto, o tipo de palavra escolhida, o humor etc. – e no repertório cultural e social que aparece ao longo do texto. O contexto é fundamental para a compreensão da ironia.

O que é ser uma pessoa irônica?

Ironia é a utilização de palavras que manifestam o sentido oposto do seu significado literal. Desta forma, a ironia afirma o contrário daquilo que se quer dizer ou do que se pensa. A ironia é a arte de gozar de alguém, de denunciar, de criticar ou de censurar algo ou alguma coisa.

O que é refutar na Bíblia?

Significado de Refutar

Que não se pode aprovar ou aceitar; rejeitar: refutou o pedido de casamento. Argumentar através de alegações, justificativas, sinais e/ou gestos; contestar: refutou os argumentos mentirosos. ... O verbo refutar deriva do latim "refutare", com o sentido de lançar novamente, rebater ou repelir.

O que é refutar sinônimos?

Manifesta desaprovação e desacordo: 1 insta, rebate, nega, opõe-se, replica, objeta, contrapõe, discute, questiona, obsta, contradiz, contesta, polemiza, controverte.

O que significa a palavra fragmentar?

verbo transitivo direto e pronominal Reduzir(-se) a fragmentos, dividir em pequenas partes, quebrar(-se): fragmentar uma obra. Etimologia (origem da palavra fragmentar). Fragmento + ar.

Qual a importância do método da maiêutica desenvolvido por Sócrates para a democracia ateniense?

Sócrates criou um método de investigação do conhecimento através da maiêutica “técnica de trazer a luz” no qual, por meio de sucessivas questões, se chegava à verdade. Esse caminho usado por Sócrates era um verdadeiro “parto”, onde ele induzia os seus discípulos a praticarem mentalmente a busca da verdade última.

Qual era o principal objetivo da filosofia de Sócrates?

Para Sócrates, o objetivo principal de toda a reflexão é o conhecimento da verdade. ... Esses três elementos – busca da verdade, valorização das ideias e raciocínio lógico – constituíram a base da Filosofia ocidental através dos séculos.

Qual é a importância do princípio socrático Só sei que nada sei?

A frase, compreendida como algo bom, resume da importância dada por ele ao pensamento crítico, à incerteza e à tomada de consciência da própria ignorância. Saber que não sabe não é um “defeito”, mas a base para o abandono da opinião (doxa) e a busca pelo conhecimento verdadeiro (epistéme), objetivo da filosofia.

Artigo anterior
Por que Tiradentes foi escolhido como herói?
Artigo seguinte
O que muda com a nova NR 9?