O que é a intervenção do Estado?

Perguntado por: Verónica Machado de Vieira  |  Última atualização: 18. Juni 2025
Pontuação: 4.1/5 (46 avaliações)

A intervenção do Estado no domínio econômico, nada mais é do que todo ato ou medida legal que restrinja, condiciona ou tenha por fim suprimir a iniciativa privada em determinada área, visando assim, o desenvolvimento nacional e a justiça social, assegurados os direitos e garantias individuais.

O que significa uma intervenção estatal?

Na intervenção estatal direta, a participação do Estado na economia ocorre na modalidade de empresário, através de suas empresas. Aqui, o Poder Público participa diretamente da ativi- dade econômica, comprometendo-se com a atividade produtiva.

Como funciona a intervenção do Estado na economia?

O governo pode, por exemplo, instituir regras de desapropriação e redistribuição de patrimônio, como no caso da reforma agrária. Outro mecanismo é ofertar serviços com impacto relevante sobre a capacidade de ascensão econômica das pessoas. É o caso da educação e da assistência à saúde.

Quem decreta a intervenção estadual?

A intervenção estadual é realizada pelo Estado. Então, em vez de ser decretada pelo Presidente da República, ela deverá ser decretada pelo Governador do Estado.

O que acontece em caso de intervenção federal?

Esse tipo de intervenção é previsto para evitar situações de conflito armado, ou seja, uma guerra. Se algum país da América do Sul ameaçar invadir o território brasileiro, em vez de decretar guerra, o governo pode autorizar uma intervenção para repelir os invasores com auxílio das Forças Armadas.

INTERVENÇÃO FEDERAL - FORMAS DE INTERVENÇÃO -

25 questões relacionadas encontradas

Quais são as consequências de uma intervenção militar?

As consequências de uma intervenção militar são profundas, abrangendo desde a destituição de autoridades locais até a suspensão temporária de garantias constitucionais, impactos econômicos e desafios para a reconstrução democrática, além de um legado histórico que molda a memória coletiva do país.

Quando houve intervenção federal no Brasil?

A intervenção federal no Rio de Janeiro em 2018 foi a decisão do Governo Federal do Brasil de intervir na autonomia do estado do Rio de Janeiro. Foi a primeira aplicação do art. 34 da Constituição Federal de 1988.

O que é o artigo 142 Presidente?

O artigo 142 diz: "As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes ...

O que autoriza a intervenção federal?

A intervenção federal é um mecanismo de exceção previsto na Constituição Federal. Esse estado de exceção determina a suspensão temporária da autonomia de um ente da federação para que o Governo Federal possa intervir diretamente. É proposto por decreto presidencial e precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional.

Quando ocorre a intervenção estadual?

A intervenção estadual provocada é aquela declarada pelo governador a partir de uma provocação. Suas hipóteses estão previstas no inciso IV do art. 35: Descumprimento da lei estadual; Descumprimento de ordem judicial; Descumprimento de princípios da Constituição Estadual.

Quais são os tipos de intervenção do Estado?

As modalidades de intervenção do Estado na propriedade privada
  • Servidão Administrativa. ...
  • Requisição Administrativa. ...
  • Desapropriação. ...
  • Tombamento. ...
  • Limitação Administrativa. ...
  • Ocupação temporária.

Quando o governo deve intervir na economia?

No limite, o Estado sempre intervém na Economia na medida que sua própria existência distorce os processos mercadológicas por meio da tributação, mas o Estado também garante uma diminuição na incerteza, cumprimento de contratos, propriedade privada e demais regras que permitem o bom funcionamento do mercado.

Por que o governo deve intervir na economia?

A economia do século XXI é uma economia globalizada, com mercados interligados e com imperfeições que podem gerar falhas. Nesse contexto, surge a necessidade do governo intervir na economia, justamente para corrigir essas “falhas de mercado”.

Qual é o economista que defende a intervenção do Estado na economia?

A teoria keynesiana, proposta por John Maynard Keynes, ganhou destaque como uma alternativa que defendia a intervenção do Estado para estabilizar a economia. O que o Keynesianismo defende? O Keynesianismo defende a intervenção do Estado na economia para moderar os ciclos econômicos e evitar recessões profundas.

O que é intervenção do poder público?

É a forma de intervenção do Estado por meio da qual o poder público utiliza bens particulares em apoio à execução de obras e serviços públicos. Exemplo: ocupação de um terreno privado para o depósito de equipamentos destinados à execução de obra.

Em quais situações se justifica uma forte intervenção do Estado nas economias capitalistas?

Uma forte intervenção do Estado nas economias capitalistas pode se justificar em situações de crise econômica, como recessão ou alta inflação, para promover o controle dos preços e das taxas de juros, proteger a moeda, garantir a estabilidade econômica e promover o desenvolvimento social.

Como se efetiva a intervenção federal?

Desse modo, a intervenção federal efetiva-se por decreto do Presidente da República, o qual especificará a sua amplitude, prazo e condições de execução e, se couber, nomeará o interventor, como prescreve o art. 36, § 1º. Há, assim, como se percebe pela leitura desse artigo, que pode haver intervenção sem interventor.

Quem declara estado de guerra no Brasil?

Desde que se torne necessário o emprego das forças armadas para a defesa do Estado, o Presidente da República declarará em todo o território nacional ou em parte dele o estado de guerra.

Quais os princípios da intervenção federal?

a) forma republicana, sistema representativo e regime democrático; b) direitos da pessoa humana; c) autonomia municipal; d) prestação de contas da administração pública, direta e indireta.

O que acontece se o presidente fechar o STF?

Um presidente que tentar fechar o Congresso ou o STF pode perder o cargo e responder na Justiça comum por isso, segundo as leis brasileiras. De acordo com a Constituição, entre os crimes de responsabilidade do presidente estão atentar contra o "livre exercício" dos Poderes Legislativo e Judiciário.

Qual é o artigo 142 do Exército?

§ 1º Às Forças Armadas compete, na forma da lei, atribuir serviço alternativo aos que, em tempo de paz, após alistados, alegarem imperativo de consciência, entendendo-se como tal o decorrente de crença religiosa e de convicção filosófica ou política, para se eximirem de atividades de caráter essencialmente militar.

Quem pode acionar o Exército?

Art 19. Em qualquer época, tenham ou não prestado o Serviço Militar, poderão os brasileiros ser objeto de convocação de emergência, em condições determinadas pelo Presidente da República, para evitar a perturbação da ordem ou para sua manutenção, ou, ainda, em caso de calamidade pública. Parágrafo único.

Como é feita uma intervenção federal?

A intervenção só pode ocorrer nos casos e limites estabelecidos pela Constituição Federal: quando houver coação contra o Poder Judiciário, para garantir seu livre exercício; quando for desobedecida ordem ou decisão judiciária; quando houver representação do procurador-geral da República.

Quando Lula decreta intervenção federal?

Em resposta às invasões e depredações promovidas por terroristas no Congresso Nacional, no Palácio do Planalto e no Supremo Tribunal Federal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou, neste domingo (08.01), a intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal para manter a ordem na capital do país.

Quantas vezes já houve intervenção militar no Brasil?

Se um golpe de Estado é definido como subversão da ordem institucional, então, podemos dizer que, no período aqui abordado (de 1822 até os dias atuais), tivemos pelo menos nove golpes no Brasil.

Artigo anterior
Quando usar VAR e Let?
Artigo seguinte
Como trabalhar as emoções de forma lúdica?