O que é a interpretação do direito?

Perguntado por: Hugo Diego Vicente de Nogueira  |  Última atualização: 22. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (38 avaliações)

A interpretação da norma jurídica revela: Seu significado, explicitando a conduta que é permitida, proibida ou obrigatória ou o setor público a ser organizado. Neste momento, devem ser evitadas as antinomias; Seu alcance social, apontando os fatos e as circunstâncias a que se refere.

O que é a interpretação no direito?

Interpretar é fixar o verdadeiro sentido e alcance da norma jurídica. Interpretação Jurídica é aprender ou compreender os sentidos implícitos das normas jurídicas (Luiz Eduardo Nierta). Interpretação Jurídica é indagar a vontade atual da norma jurídica e fixar o seu campo de incidência (João Batista Herkenhoff).

Qual a finalidade da interpretação?

Por si só a interpretação é de alcance mais prático, e seu intuito é exclusivamente entender o sentido e significado das expressões contidas nos textos legais, utilizando preceitos da hermenêutica.

Quais são os elementos de interpretação da lei?

São eles: elemento gramatical, lógico, sistemático, histórico, teleológico. O elemento gramatical determina que o intérprete avalie em sua atividade o texto da lei, analisando as palavras e seus significados, para assim, conseguir determinar o que a lei expressa.

O que é regra de interpretação legal?

Esse método busca adaptar a norma para a realidade apresentada. Esse método prioriza a finalidade da norma, e somente isso. Em suma, essa regra de interpretação interpreta a norma e delimita seu conteúdo, de forma a atingir a sua finalidade, levando em consideração o bem comum.

Aula 09 - Filosofia do Direito - Interpretação do Direito

44 questões relacionadas encontradas

Quais são as formas de interpretação das normas legais?

Formas de interpretação do Direito
  1. Interpretação literal ou gramatical. ...
  2. Interpretação lógica. ...
  3. Interpretação histórico-evolutiva. ...
  4. Interpretação sistemática. ...
  5. Interpretação teleológica. ...
  6. Interpretação sociológica.

Quais os tipos de interpretação jurídica?

Os métodos de interpretação jurídica são: gramatical, sistemático, histórico, teleológico-axiológico e sociológico. As técnicas de interpretação jurídica são: Analogia, Costume, Princípios Gerais do Direito e a Equidade.

Quais os principais métodos interpretativos?

Os principais métodos de interpretação constitucional defendidos pela Moderna Hermenêutica são: 1) Método Tópico-Problemático; 2) Método Hermenêutico-Concretizador; 3) Método Científico-Estrutural e 4) Método Normativo-Estruturante.

Qual a importância da interpretação da norma processual?

Tais considerações, apesar de informarem de forma evidente a importância da interpretação normativa, não são suas únicas justificativas: a maior razão de ser da atividade interpretativa consiste na obrigatoriedade do Estado na realização da paz social, dirimindo conflitos de interesses, visando, assim, manter a ordem ...

Qual a função da interpretação no contexto enunciado jurídico e norma jurídica?

O objeto da hermenêutica é a interpretação. No sentido clássico, interpretar é atribuir o sentido e o alcance de um enunciado normativo. Assim, interpretar um texto legal ou constitucional, equivale a revelar, no contexto da resolução de um problema, o sentido da norma jurídica.

Qual a importância da interpretação qual o papel do magistrado neste momento?

Segundo Gadamer “a tarefa da interpretação consiste em concretizar a lei em cada caso, ou seja, é a tarefa da aplicação. ... Dessa forma, interpretar o direito é aplicá-lo e neste ato o magistrado complementa o direito. Isso significa que a hermenêutica encontra na seara jurídica um fecundo campo para sua aplicação.

Qual a relação entre a interpretação e a aplicação do direito?

Depreende-se que a junção da aplicação do Direito com interpretação e Hermenêutica vai ao encontro daquilo que se espera da atuação contemporânea do aplicador do Direito, uma atividade criativa na interação entre texto e realidade na produção do Direito.

O que é Hermeneutica e interpretação?

A hermenêutica é filosofia, ou, em sentido reduzido, ciência, enquanto a interpretação é técnica, que se vale das regras que a primeira elabora. A hermenêutica vai muito mais fundo, no seu papel de buscar soluções para os contraditórios, para os opostos, que se erguem sobre o mesmo arquétipo.

Quais são as formas de interpretação da lei processual penal?

Interpretação da Lei Processual Penal
  • Interpretação autêntica. A própria lei se interpreta. ...
  • Interpretação doutrinal. Feita pela doutrina.
  • Interpretação judicial. ...
  • Interpretação gramatical ou literal. ...
  • Interpretação lógica. ...
  • Interpretação sistemática.

Qual a importância da interpretação jurisprudencial para o profissional do direito?

A jurisprudência, enfim, tem um importante papel social. Ela representa a interpretação dada pelos Juízes para as leis. Auxilia na solução de lacunas do direito. Ainda, determina para onde caminha o Direito.

Qual a importância do estudo das fontes do direito para a interpretação de uma lei?

Nestes termos, é dada a importância ao estudo das fontes do direito, porque, como exposto no correr do texto, contribui ao intérprete à solução do processo com o suprimento das lacunas encontradas a partir da análise e interpretação da norma para o caso concreto.

Quais os principais métodos de interpretação constitucional?

  • A interpretação constitucional e seus métodos.
  • Método jurídico ou hermenêutico-clássico.
  • Método tópico-problemático.
  • Método hermenêutico-concretizador.
  • Método científico-espiritual.
  • Método normativo-estruturante.
  • Método da comparação constitucional.
  • Balanço crítico.

Quais os principais métodos técnicas de interpretação das lei de acordo com a hermenêutica?

Por fim, o texto apresentará, de forma objetiva e sistemática, os principais métodos de interpretação da hermenêutica jurídica clássica, quais sejam: métodos gramatical, lógico, sistemático, histórico, sociológico, teleológico e axiológico. Também será abordada as classificações das espécies de interpretação.

O que é um sistema interpretativo?

OS SISTEMAS INTERPRETATIVOS Sistema Dogmático A tese fundamental dessa escola é a de que o Direito é revelado pelas leis, sendo um sistema sem lacunas reais. Assim, o verdadeiro jurista deve procurar dentro da lei positiva as respostas para solução dos casos concretos.

Qual é a espécie própria de interpretação jurídica?

Alcance da norma jurídica. Sobre os métodos de interpretação que determinam o alcance da norma, chamados por Tercio Ferraz Jr. de “tipos de interpretação”, podemos ter: a interpretação especificadora (declarativa), a interpretação restritiva e a interpretação extensiva.

O que é interpretação teleológica e axiológica?

A interpretação teleológica busca os fins da norma jurídica e a interpretação axiológica busca explicitar os valores que serão concretizados pela norma.

Qual é a diferença entre interpretação extensiva e interpretação restritiva?

-Restritiva: quando a lei possui palavras que ampliam a vontade da lei, e acabe à interpretação reduzir esse alcance, -Extensiva: quando a lei carece de amplitude, ou seja, diz menos do que deveria dizer, devendo o intérprete verificar qual os reais limites da norma.

Quais os 3 principais objetivos da hermenêutica?

Como Sistema ao Direito, concorrerem outras Fontes e Princípios que precisam ser usados de forma razoável e coerente, de forma que, a Hermenêutica tem como objetivo, exatamente, proporcionar essa Razoabilidade, Coerência e Harmonia, integrando as várias Fontes do Direito e aplicabilidade de seus Princípios.

Quais os tipos de interpretação hermenêutica?

Por fim, o texto apresentará, de forma objetiva e sistemática, os principais métodos de interpretação da hermenêutica jurídica clássica, quais sejam: métodos gramatical, lógico, sistemático, histórico, sociológico, teleológico e axiológico. Também será abordada as classificações das espécies de interpretação.

O que se entende por hermenêutica?

De origem grega, a Hermenêutica (hermeneuein) é tida como filosofia da interpretação, sendo associada ao deus grego Hermes, que traduzia tudo o que a mente humana não compreendesse, sendo chamado de “deus-intérprete”.

Artigo anterior
O que é envenenamento crônico?
Artigo seguinte
Qual o mecanismo Efetor da NK?