O que é a identidade do professor?
Perguntado por: Luísa Soraia de Sá | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.8/5 (57 avaliações)
Ao professor dominar os saberes e os ter como base de sua prática pedagógica na escola ele vai construindo a sua identidade como docente. A identidade do professor é caracterizada pela forma como o docente se percebe, como é visto por seus pares e pela sociedade (MARCELO GARCIA, 2009).
Como se constitui a identidade do professor?
A identidade do professor pode ser compreendida como particular e ao mesmo tempo distinta: é constituída pela identidade pessoal e profissional, sendo definida pelo equilíbrio entre as características pessoais e profissionais.
Qual a identidade do educador social?
Ao atuar a serviço de um controle social favorecedor da reificação de seus agentes e das pessoas às quais destina suas ações, essa identidade caracteriza-se como identidade atribuída.
O que é a identidade de um pedagogo?
Pedagogo é o nome designado ao profissional que é formado pela graduação em pedagogia. Assim, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia (DCNP), a docência é a base da identidade do pedagogo.
O que significa a profissionalização do professor?
Refere-se aos processos de formação inicial e continuada dos docentes, desenvolvimento profissional, construção da identidade profissional.
A identidade do professor
Qual a importância da profissionalização docente?
Então, no caso dos professores, a profissionalização pode melhor determinar o movimento de busca do reconhecimento social e de valor econômico de um grupo que apresenta características específicas que não permitem sua identificação como profissão.
O que é o processo de profissionalização?
O processo de profissionalização se constitui na luta de um grupo ocupacional para ser reconhecido, respeitado, valorizado e se estabelecer como uma profissão.
Qual é o papel de um pedagogo?
O pedagogo é o profissional que tem a função de mediar o trabalho pedagógico, agindo em todos os espaços de contradição para a transformação da prática escolar.
Qual o papel e a profissionalização do pedagogo na sociedade atual?
Dentro das atribuições do pedagogo, está o papel de socializar o ser humano, promovendo o bem-estar e dando suporte psicológico, emocional, social e cognitivo para o sujeito. Por ser um mediador de conflitos sociais e um articulador de informações, o pedagogo direciona o indivíduo para novas possibilidades.
O que é preciso para ser um pedagogo?
- Mentalidade de crescimento para ser um eterno aprendiz.
- Humildade pedagógica para aprender com o próximo.
- Autoconfiança para lidar com alunos e responsáveis.
- Olhar atento para identificar e gerenciar conflitos.
- Interesse e cuidado para formar um boa geração.
Qual é o papel do educador social?
De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho, o educador social trabalha em atenção, defesa e proteção às pessoas em situação de risco, como adolescentes em conflito com a lei, procurando assegurar seus direitos, além de desenvolver atividades culturais, esportivas, escolares, ...
Quais especificidades a prática do educador social possui?
A regulamentação da profissão do Educador Social pode se tornar o elo para o conhecimento, diálogo, aproximação e valorização do percurso histórico e de referências de significativas expressões do trabalho sócio educativo entre as quais a educação popular, a educação de adultos, a educação não-formal, a educação ...
Quais especificidades da prática do educador social possui?
O educador social é um profissional essencial para a integração social de indivíduos em situação de vulnerabilidade, condições de deficiência ou exclusão social. Ele é a figura que busca reconectar à sociedade pessoas como: Adolescentes Infratores. População carcerária.
Como relação a Identidade profissional docente podemos afirmar?
Prova de Workshop 5 - A Nova Educação Questão 1 Com relação à identidade profissional docente podemos afirmar: A - Pode ser definida como o conjunto de representações construídas a respeito dos modos de ser e agir dos professores no exercício de suas funções.
Qual é a identidade do professor na educação infantil?
Empiricamente a identidade do professor da Educação Infantil se consolida através de uma formação inicial e continuada sólida fortalecida por conhecimentos significativos que ofereça propriedade intelectual, uma formação polivalente para desenvolver uma variedade de conhecimentos em sala de aula, saber conviver no ...
O que é ser pedagogo na atualidade?
Na legislação atual, o pedagogo é formado para atuar na educação básica, na docência das séries iniciais do ensino fundamental e educação infantil e também na gestão de instituições de ensino, abrangendo o ensino superior. Ele pode atuar em instituições públicas ou privadas.
Qual a importância da Pedagogia para a sociedade?
Ao mesmo tempo em que forma professores, a Pedagogia prepara pessoas capazes de compreender e colaborar para a melhoria da qualidade em que se desenvolve a educação na realidade brasileira, envolvidos e compromissados com uma formação da idéia de transformação social.
Como a Pedagogia é vista nos dias atuais?
A pedagogia trabalha em uma perspectiva inclusiva, pressupondo que todos os alunos podem aprender. Desenvolver uma boa práxis pedagógica, ou seja, uma integração entre a teoria e a prática através da constante reflexão crítica sobre a mesma.
Qual o papel do pedagogo na educação brasileira?
O pedagogo tem como sua principal atuação a alfabetização de jovens e adultos. 5. O pedagogo é o agente social que identifica e valoriza o educador e o educando dentro do processo de ensino aprendizagem.
Qual é o papel do pedagogo na educação infantil?
O profissional pedagógico (pedagogo) tem como base compreender o desenvolvimento humano e ajuda-lo na garantia desse momento. Além da dimensão afetiva e relacional do cuidado, é preciso que o professor possa ajudar a criança a identificar suas necessidades e priorizá-las, assim como atendê-las de forma adequada.
O que é profissionalização da educação?
Duas vertentes de estudos se destacam, uma aborda a profissionalização como processo de formação profissional do professor; a segunda, o processo histórico de construção da docência e identifica as transformações sofridas pelos docentes (SHIROMA; EVANGELISTA, 2010, p.
Qual a importância da profissionalização?
Ao se profissionalizar, o seu trabalho se torna um serviço mais especializado, o que gera vantagens sobre a concorrência. Por exemplo, quando um profissional entende as raízes dos problemas dos clientes e tem as habilidades certas para resolvê-las, seu trabalho tende a ser mais eficiente e focado.
Como ocorreu o processo de profissionalização da profissão docente até que os dias atuais destacando os aspectos desse processo no Brasil?
No Brasil ela aconteceu em decorrência de profundas transformações econômicas e sociais. Assim, a formação de professores é um assunto tão antigo quanto atual, tão explorado quanto desconhecido. Em seu contexto histórico, a profissão docente, passou por constantes acontecimentos e transformações.
Quais são os saberes docentes essenciais na construção do conhecimento profissional?
Segundo a autora, são três os saberes necessários ao exercício da docência, isto é: 1) saberes da experiência, que dizem do modo como nos apropriamos do ser professor em nossa vida; 2) saberes da área do conhecimento, conhecimentos específicos, conhecimentos científicos, pois ninguém ensina o que não sabe e; 3) saberes ...
Qual a diferença entre profissionalização e proletarização?
Ao tratar desses temas relacionados ao trabalho docente, tomamos a proletarização como a falta de condições de trabalho, rebaixamento de salários e queda de prestígio social, e a profissionalização como processo “aparentemente” oposto no âmbito social e ocupacional do trabalho docente.
Qual o horário certo para tomar Cobavital?
Porque o sistema iOS é melhor que Android?