O que é a hidratação do cimento?

Perguntado por: Cláudia Amorim Leite  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (11 avaliações)

Basicamente, é denominado processo de hidratação do cimento as reações químicas que ocorrem entre a água e os silicatos e os aluminatos presentes no cimento, que, com o transcorrer do tempo, formam uma massa endurecida e resistente.

O que é hidratação do cimento e para que serve?

compartilhe: O calor de hidratação do cimento é aquele liberado durante a reação química do clínquer com a água, lembrando que o clínquer é o produto final da adição do calcário com a argila, e é a matéria-prima fundamental na produção do cimento.

O que se entende por calor de hidratação do cimento?

[2] O calor de hidratação consiste em uma reação química exotérmica entre o cimento e a água, e possui sua maior intensidade nas primeiras idades, podendo gerar trincas e fissuras nocivas ao concreto, além de possibilitar um futuro ataque do meio externo ao mesmo.

Quais são os principais produtos de hidratação do cimento?

Os principais produtos da hidratação do cimento Portland são: silicato de cálcio hidratado [Tobermorita: C-S-H], hidróxido de cálcio [Portlandita: Ca(OH)2] e sulfoaluminatos de cálcio hidratados [Etringita](3). O surgimento de fases hidratados possuem velocidades distintas.

Por que hidratar o concreto?

A cura do concreto é a técnica que visa à hidratação do concreto com o objetivo de diminuir os efeitos da evaporação prematura da água na estrutura concretada. E, como consequência, o surgimento de fissuras e trincas. Hidratação é a reação entre cimento e água que dá origem às características de pega e endurecimento.

AULA #034: HIDRATAÇÃO DO CIMENTO - O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ISSO?

23 questões relacionadas encontradas

Quando hidratar o concreto?

Para fazer a cura do concreto com a água, molhe bem toda estrutura concretada com uma mangueira pelo menos três vezes ao dia nos sete primeiros dias da concretagem: de manhã, quando o sol está surgindo; na hora do almoço, quando ele está a pino; e ao entardecer, para garantir que ele fique molhado durante a noite.

Por que a resistência do cimento depende do tempo de hidratação?

Quando o cimento não hidrata de forma adequada, o resultado pode ser trincas e fissuras aparentes. ... O endurecimento do concreto é resultado de um processo de hidratação, que é, exatamente, a reação química entre o cimento e a água.

Qual dos produtos de hidratação mais contribui para a resistência e durabilidade do cimento?

C3S : Silicato tricálcico, responsável pela resistência do concreto em todas as idades, mas principalmente nas idades iniciais, liberando calor após a aplicação.

Quais são as reações de hidratação dos principais compostos do cimento Portland?

RESULTADO DA HIDRATAÇÃO DOS COMPOSTOS DO CIMENTO

Após a hidratação dos compostos do cimento tem-se como resultado a formação do gel de C-S-H, Hidróxido de cálcio Ca(OH)2 e a etringita.

O que ocorre na hidratação do cimento quando o gesso e adicionado?

A hidratação dos aluminatos (C3A e C4AF) na presença do gesso – adicionado na fabricação do cimento – resulta na formação de etringitas que assumem formas de agulhas e começam minutos após o início da hidratação, sendo estas responsáveis pelo fenômeno da pega.

Qual tipo de cimento apresenta baixo calor de hidratação?

Cimento CP-II (NBR 11.578) ou Cimento Portland Composto: assim conhecido porque tem a adição de outros materiais na sua mistura, que conferem a este cimento um menor calor de hidratação, ou seja, ele libera menos calor quando entra em contato com a água.

Qual a temperatura máxima que o concreto aguenta?

Acima de 250 a 600 graus centígrados, o concreto poderá suportar, mas deverá ser prevista a utilização de agregados especiais, como: argila expandida ou vermiculita, ainda cimento aluminoso, mesmo assim sem choques térmicos.

Qual o tempo de cura do cimento?

Deixe o cimento secar por pelo menos três dias. O cimento e o concreto continuam a firmar durante os primeiros três a sete dias depois de serem aplicados. Ao final de três dias de secagem, o cimento já atingiu aproximadamente 80% da força final. O tempo exato dependerá do método de secagem utilizado.

Qual o objetivo do cimento?

O cimento é um pó fino, com propriedades aglutinantes, que pode ser utilizado para diversos fins, como na composição de argamassa, reboco de parede, na fabricação de concreto, etc. ... Além do cimento, outros materiais presentes na composição do concreto são água, areia e pedra.

Qual a função da pasta de cimento?

As funções da pasta (cimento + água) são:

dar impermeabilidade ao concreto; dar trabalhabilidade ao concreto; envolver os agregados; preencher os vazios entre os agregados.

Qual é o principal componente químico do cimento Portland onde ele aparece na reação de hidratação do cimento?

O clínquer é o principal componente e está presente em todos os tipos de cimento portland. ... O clínquer em pó tem a peculiaridade de desenvolver uma reação química em presença de água, na qual ele, primeiramente, torna-se pastoso e, em seguida, endurece, adquirindo elevada resistência e durabilidade.

Qual a reação do cimento?

As fábricas de cimento aquecem o calcário que se decompõe libertando gás carbônico e deixando como resíduo a cal, que é o óxido de cálcio (CaO). Esse aquecimento é feito ao misturar com o calcário a sílica (areia) e o óxido de alumínio. O forte aquecimento dessa mistura faz com que a massa se derreta parcialmente.

Quais os 4 principais compostos químicos que compõe o cimento Portland?

O clinquer de cimento Portland é constituído por:
  • Óxido de cálcio (CaO) - 60 a 70%;
  • Sílica (SiO2) - 20 a 25%;
  • Alumina (Al2O3) - 2 a 9%;
  • Óxido de ferro III (Fe2O3) - 1 a 6%;
  • Óxido de magnésio (MgO) - 0 a 2%.

Como hidratar cimento?

Hidratação em temperaturas muito baixas

Neste caso, a solução é utilizar um aditivo acelerador de pega e endurecimento. O aditivo acelerador é recomendado para dias em que a temperatura está abaixo de 15°C, onde já é possível verificar interferência na temperatura na hidratação do cimento.

O que é resistência mecânica do cimento?

A resistência mecânica dos cimentos é determinada pela ruptura à compressão de corpos-de-prova realizados com argamassa. No Brasil, empregam-se corpos-de-prova de forma cilíndrica, com 10 cm de altura e 5 cm de diâmetro, feitos com argamassa de consistência normal.

Como é regulado o tempo de endurecimento do cimento?

4) O tempo de pega do cimento diminui com o aumento da temperatura, mas acima de 30 ºC pode ser observado um efeito contrário. Em temperaturas baixas, a pega é retardada. Assim, temperaturas próximas a 0 °C retardam as reações, e pouco abaixo deste valor as paralisam.

Qual a influência do tipo de cimento sobre a evolução de resistência do concreto?

O comportamento mecânico do concreto de cimento aluminoso pode ser descrito por uma alta resistência inicial, seguida por uma perda dessa resistência com o decorrer do tempo. A alta resistência inicial é uma característica do cimento aluminoso, uma vez que cerca de 80% da sua resistência final pode ser obtida em 24 h.

Quando iniciar a cura do concreto?

Para realizar a cura, é preciso molhar continuamente a superfície do concreto logo após o endurecimento do mesmo durante pelo menos os primeiros sete dias. No caso de uma laje, ela deve ser molhada levemente com auxílio de regador ou mangueira.

Porque o concreto não seca?

“Quando temos uma temperatura quente, o concreto perde sua plasticidade e trabalhabilidade por causa da evaporação mais rápida da água contida na mistura”, explica o engenheiro e consultor Flávio Renato Pereira Capuruço, da Beton Engenharia. Ele conta que em climas mais frios, ocorre justamente o contrário.

Artigo anterior
Quais são as dimensões do direito fundamental?
Artigo seguinte
Qual a diferença de conta profissional no Instagram?