O que é a gestão democrática?
Perguntado por: Ângela Marta Moura Pires Pacheco | Última atualização: 4. April 2022Pontuação: 4.5/5 (55 avaliações)
A gestão democrática é uma forma de gerir uma instituição escolar de maneira que possibilite a participação, transparência e democracia, tais como acontecem nas chamadas "Escolas Democráticas".
O que é uma gestão democrática?
A Gestão Democrática está baseada na coordenação de atitudes e ações que propõem a participação social, ou seja, a comunidade escolar (professores, alunos, pais, direção, equipe pedagógica e demais funcionários) é considerada sujeito ativo em todo o processo da gestão, participando de todas as decisões da escola.
Qual é o objetivo da gestão democrática?
Qual é o objetivo da gestão democrática? O objetivo da gestão escolar democrática é aproximar escola, pais e a sociedade para promover uma educação de qualidade e que estimule o exercício da cidadania. Para a gestão democrática, a educação de qualidade é um direito de todos os alunos.
O que Paulo Freire fala sobre gestão democrática?
Paulo Freire vai deixar claro que, sem uma gestão democrática, você não consegue qualidade de ensino e muito menos que o menino e a menina queiram permanecer nas escolas.
O que é gestão democrática segundo a LDB?
A gestão democrática aparece na LDB ligada à “participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola” e à “participação da comunidade escolar local em conselhos escolares ou equivalentes”.
Gestão Escolar - Gestão democrática
Qual artigo da LDB que fala sobre gestão democrática?
A LDB, em seus artigos 14 e 15, apresentam as seguintes determinações, no tocante à gestão democrática: Art. 14 - Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios: I.
O que a LDB 9394 96 fala sobre a gestão escolar?
Os sistemas de ensino assegurarão às unidades escolares públicas de educação básica que os integram progressivos graus de autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira, observadas as normas gerais de direito financeiro público. Art.
O que Paulo Freire fala sobre a gestão escolar?
“Não há educação sem amor. Não há educação imposta como não há amor imposto. Quem não ama não entende o próximo e não o respeita” Essa afirmação de Paulo Freire em Educação e mudança expressa e condensa o seu pensamento acerca do ser humano, da vida, da educação e da gestão escolar.
Quais são os autores que falam sobre gestão democrática?
O presente artigo trata da concepção de gestão democrática, analisada com base em diversos autores, como Oliveira (2009), Paro (2003) e Vieira (2007), no ambiente da escola pública brasileira.
O que relata Paulo Freire 2002 p-72 sobre gestão?
(FREIRE, 2002, p. 72). A gestão de uma escola, por menor que esta seja, não é apenas uma função pedagógica, assim como ser professor também não o é. O que diferencia não é apenas a natureza do trabalho, mas o seu grau.
Qual é o objetivo da gestão escolar?
Criada com o intuito de diferenciar e integralizar o contexto educacional, a Gestão Escolar tem como função otimizar processos diários, aumentar e melhorar a eficiência do ensino dentro da instituição.
Quais os princípios da gestão democrática?
A construção da gestão democrática implica luta pela garantia da autonomia da unidade escolar, participação efetiva nos processos de tomada de decisão, incluindo a implementação de processos colegiados nas escolas, e, ainda, financiamento pelo poder público, entre outros.
Qual o objetivo da gestão participativa e democrática no ambiente escolar?
Com uma gestão democrática e participativa, o desempenho dos alunos tende a melhorar cada vez mais, pois eles estarão cada vez mais envolvidos com a escola. Por permitir a participação de toda a comunidade nesse modelo, inúmeros benefícios serão trazidos a todo o processo educacional.
Quais são as principais características de uma gestão escolar democrática?
Algumas características da gestão escolar democrática são o compartilhamento de decisões e informações, a preocupação com a qualidade da educação e com a relação custo-benefício, a transparência e fatores que são operacionalizados por instâncias colegiadas, tais como os conselhos escolares.
O que é uma gestão democrática e participativa?
O conceito de gestão escolar democrática participativa dá conta de uma participação ativa e efetiva de todos que fazem parte da escola – pais, alunos, funcionários, professores, diretor escolar e toda a comunidade do entorno – que desejem uma escola eficiente e eficaz em seu processo de ensino-aprendizagem, na tomada ...
Como deve ser a gestão democrática na escola pública?
A gestão democrática exige a compreensão em profundidade dos problemas postos pela prática pedagógica. Ela visa romper com a separação entre concepção e execução, entre o pensar e o fazer, entre a teoria e a prática. Busca resgatar o controle do processo e do produto do trabalho pelos educadores (VEIGA, 1997, p.
O que é gestão escolar segundo Luck?
Lück (2009, p. 96) indica que é “um processo pelo qual se mobiliza e coordena o talento humano, coletivamente organizado, de modo que as pessoas, em equipe, possam promover resultados desejados”.
Quais são os autores que falam sobre gestão escolar?
- 1 – Autores que falam sobre gestão escolar: Geraldo José Sant'Anna. ...
- 2 – Autores que falam sobre gestão escolar: Almir Vicentini. ...
- 3 – Autores que falam sobre gestão escolar: Casemiro de Medeiros Campos. ...
- 4 – Autores que falam sobre gestão escolar: Heloisa Lück. ...
- 5 – Autores que falam sobre gestão escolar: Adelar Hengemühle.
O que os autores falam sobre a gestão escolar?
A referência teórica é baseada em autores como Libâneo (2007), Lück (2007), Paro (2008) e Vasconcellos (2009). A pesquisa permitiu a percepção de que inicialmente o conceito de gestão escolar apontou para os aspectos mais administrativos da função e que, ao longo do tempo, buscou o conteúdo mais pedagógico e político.
O que é a gestão escolar?
A Gestão Escolar compreende a organização da escola promovendo condições efetivas para garantir o avanço do processo de ensino-aprendizagem. Assim, as ações da escola devem estar pautadas e articuladas em quatro áreas fundamentais: pedagógica, administrativa, financeira e de recursos humanos.
Qual foi o pensamento de Paulo Freire?
Freire acreditava que, por trabalhar com a alfabetização de adultos pobres, esses conceitos auxiliariam no objetivo de tornar a educação libertadora e que, dessa forma, despertaria a consciência dos alunos para as relações de opressão nos ambientes de trabalho e para as injustiças sociais existentes na sociedade.
Quais são os fundamentos da gestão escolar?
A ideia é pensar na escola como uma empresa que ela é, e portanto, construída por pessoas. ... Por se tratar de uma instituição de ensino, o objetivo primordial da gestão escolar é melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, agregando positivamente para a melhoria da educação como um todo.
Qual a base legal que rege a gestão escolar?
A legitimação da gestão escolar
Essas leis estão contidas na LDB (Leis de Diretrizes e Bases/1996). De acordo com elas a gestão da educação no Brasil está organizada em sistemas de ensino federal, municipal e estadual.
Qual a importância da LDB 9394 96 e da Constituição para o estabelecimento da gestão democrática na educação brasileira?
O princípio está inscrito na Constituição Federal e na LDB, sendo assim, ele deve ser desenvolvido em todos os sistemas de ensino e escolas públicas do país. ... A gestão democrática coloca em prática o espírito da Lei, por destacar a forma democrática com que a gestão dos sistemas e da escola deve ser desenvolvida.
O que a Constituição Federal fala sobre gestão democrática?
Tal qual a Constituição Federal de 1988, a LDB/96 determina que um dos princípios que deve reger o ensino público no país é o da gestão democrática, garantindo a qualidade em todos os níveis, tornando possível, assim, formar pessoas críticas e participativas.
Qual é o oposto de criativo?
Qual tipo de cabelo é mais atraente?