O que é a função redistributiva?

Perguntado por: Cristiana Clara de Leite  |  Última atualização: 13. August 2024
Pontuação: 5/5 (48 avaliações)

Por outro lado, a função redistributiva implica distribuir novamente, visando a equalizar as oportunidades educacionais, o que significa dizer que devem ser priorizados nessa ação os entes que se encontram em mais desvantagens educacionais em termos de qualidade.

O que é a função redistributiva da atividade financeira?

Já a função distributiva se refere à redistribuição de rendas realizada através das transferências, dos impostos e dos subsídios governamentais. Por exemplo, a destinação de parte dos recursos provenientes da tributação para complementar a renda das famílias que estão em situações de extrema pobreza.

O que é tributação redistributiva?

Um sistema de tributação redistributivo visa a instrumentalidade das Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico propensa a obtenção de êxito no combate às externalidades negativas provocadas por vultosos empreendimentos.

O que é uma ação supletiva?

A aplicação supletiva significa que o emprego de uma determinada lei se dará quando o regramento porventura existente não for completo, ou seja, a aplicação será complementar, possibilitando o aperfeiçoamento da lei existente, trazendo maior efetividade e justiça ao processo.

O que é o regime de colaboração na educação?

A LDB, Lei nº 9.394/96, em seu art. 8º elegeu o regime de colaboração como forma de propiciar articulação dos sistemas, porém essa articulação só se efetiva em âmbito de decisões de governos, ou seja, pelo princípio da adesão voluntária.

O que são políticas DISTRIBUTIVAS? CONSTITUTIVAS? REGULATÓRIAS? - Modelos de PPs | Apreenda! (PR10)

45 questões relacionadas encontradas

Quais são os quatro elementos da colaboração?

Os 4 elementos-chave da colaboração
  • Comunicação. ...
  • Coordenação. ...
  • Memória de grupo. ...
  • Percepção. ...
  • Referências:

O que significa o regime de colaboração Bncc?

1) O que é regime de colaboração? O termo regime de colaboração é usado para o trabalho articulado, coordenado e institucionalizado entre entes federados (União, estados, Distrito Federal e municípios) para garantir o direito à Educação Básica.

O que é uma lei supletiva?

A norma supletiva é uma regra de Direito subsidiário que se destina a suprir o vazio legal deixado, conforme as situações, pela livre disposição das partes ou pelo legislador.

Quais são os três regimes de tributação?

Os três regimes tributários no Brasil

São eles: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. A seguir, vamos nos aprofundar em cada um deles, explicando quais as suas principais características e com quais perfis de negócio eles se combinam melhor.

Qual é a principal fonte de arrecadação pública?

A principal fonte de receita do setor público é a arrecadação tributária. Com a finalidade de aproximar um sistema tributário do ideal, é importante que alguns aspectos principais sejam levados em consideração.

Qual a principal fonte de arrecadação do governo?

Essa arrecadação vem de impostos, de aluguéis e venda de bens, prestação de alguns serviços, venda de títulos do Tesouro Nacional, recebimento de indenizações. Assim como na despesa, o governo organiza o orçamento da receita, para saber quanto recebe de cada uma dessas fontes, por meio da da classificação da receita.

O que é função redistributiva e supletiva?

Função Redistributiva e Supleltiva:

A ação supletiva e redistributiva da União e dos Estados será exercida de modo a corrigir, progressivamente, as disparidades de acesso e garantir o padrão mínimo de qualidade de ensino.

Quais são as três funções do orçamento público?

1.2.2 As Funções do Orçamento Público4

São três as funções econômicas clássicas do Estado, denominadas funções fiscais, as quais possuem reflexos sobre o Orçamento Público: função alocativa, função distributiva e função estabilizadora.

Quais as três funções do governo?

De acordo com a Constituição brasileira, as funções do Estado são exercidas por três Poderes distintos e independentes: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. Eles devem funcionar em harmonia, de maneira a se complementarem e se limitarem em suas ações. Dessa forma, um Poder controla o outro.

Quem faz parte do ensino regular?

É importante entender também que o ensino regular no Brasil abrange a educação básica, que é dividida em três níveis: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

Quais são os tipos de ensino regular?

Características do ensino regular

É dividida em níveis: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Cada uma delas também são divididas por etapas, que são as séries escolares.

O que é ensino regular e integral?

Os três modelos de ensino

» Regular: a criança passa cerca de cinco horas na escola, seja no período matutino, seja no vespertino, e estuda disciplinas da Base Nacional Comum Curricular. » Semi-integral: a criança passa cerca de oito horas na escola e, durante o período matriculado, cumpre o currículo regular.

Qual a diferença de aplicação supletiva é subsidiária?

A compatibilidade entre as normas é regra para que ocorra a aplicação supletiva ou subsidiária. Podemos dizer que a aplicação subsidiária visa o preenchimento da lacuna, e a aplicação supletiva, a complementação normativa.

O que significa supletiva e subsidiariamente?

Não há uniformidade, ainda, na doutrina, dos contornos das expressões: supletivo e subsidiário. Segundo o Dicionário Houaiss da língua portuguesa: subsidiário “é o que subsidia, ajuda, socorre”1, enquanto que supletivo “é o que completa ou que serve de suplemento”2.

Qual é a diferença entre lei ordinária e lei complementar?

Diferem das Leis Ordinárias por exigirem o voto da maioria dos parlamentares que compõe a Câmara dos Deputados e o Senado Federal para serem aprovadas. Devem ser adotadas para regulamentar assuntos específicos, quando expressamente determinado na Constituição da República.

Quais são os principais objetivos do Fundeb?

Ou seja, o Fundeb tem como principal objetivo promover a redistribuição dos recursos vinculados à educação. A destinação dos investimentos é feita de acordo com o número de alunos da educação básica, com base em dados do censo escolar do ano anterior.

O que diz o artigo 211 da Constituição Federal de 1988?

§ 1º O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo. § 2º O não-oferecimento do ensino obrigatório pelo Poder Público, ou sua oferta irregular, importa responsabilidade da autoridade competente.

Qual o principal objetivo do par?

O PAR é fundamentado no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e tem como objetivos a elaboração de planos plurianuais das políticas de educação, pelas secretarias municipais, estaduais e do Distrito Federal.

Qual é a diferença entre cooperação e colaboração?

Para esses autores, na cooperação ocorre a simples realização conjunta de diversas operações. A colaboração, no entanto, vai um pouco além, requer maior partilha e interação por parte de seus membros.

Artigo anterior
Para que serve o chifre das renas?
Artigo seguinte
Tem como jogar FIFA 21 entre PC e PS4?