O que é a extinção da punibilidade?

Perguntado por: Bárbara Simões  |  Última atualização: 5. Februar 2022
Pontuação: 4.6/5 (74 avaliações)

Extinção de punibilidade é a impossibilidade de punir o autor de um crime. Punibilidade é a possibilidade subjetiva do Estado punir o autor de um Crime.

Quando ocorre a extinção da punibilidade?

A extinção da punibilidade acontece quando não há mais como se impor ao réu ou condenado a sanção cominada ou aplicada. Ou seja, não há mais interesse punitivo estatal e o indivíduo não pode mais sofrer sanções.

Quais são as causas de extinção da punibilidade?

As causas extintivas da punibilidade são aquelas previstas no artigo 107 do Código Penal. I - pela morte do agente; II - pela anistia, graça ou indulto; ... 107, do Código Penal, ligadas ao casamento da vítima com o agente ou com terceira pessoa, no crime de estupro, hoje crime contra a dignidade sexual, foram revogadas.

Quanto às causas de extinção da punibilidade é possível afirmar que?

Esta poderá se dar pela morte do agente criminoso, por Abolitio Criminis, pela Decadência, pela Perempção, pela Prescrição, pela Renúncia, pelo Perdão do ofendido, pelo Perdão judicial, pela Retratação do agente, pelo Casamento da vítima com o agente, por Anistia, Graça ou Indulto.

O que significa extinta a punibilidade por cumprimento da suspensão condicional do processo?

Extinta a punibilidade por cumprimento da suspensão condicional do processo. Significa que o processo foi extinto porque o prazo e os requisitos da suspensão condicional foram cumpridos.

DIREITO PENAL - EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE

30 questões relacionadas encontradas

O que acontece depois da suspensão condicional do processo?

Após o cumprimento da suspensão condicional do processo, haverá a extinção da punibilidade do acusado. Desta forma, não haverá imposição de pena pelo crime cometido, bem como não gera antecedentes criminais.

O que é extinta a punibilidade por cumprimento da pena?

A extinção da punibilidade é a perda do direito do Estado de punir o agente autor de fato típico e ilícito, ou seja, é a perda do direito de impor sanção penal. As causas de extinção da punibilidade estão espalhadas no ordenamento jurídico brasileiro.

Qual das alternativas abaixo é uma causa de extinção da punibilidade?

A perempção é causa de extinção de punibilidade exclusiva da ação penal privada.

São previstas exclusivamente na parte geral do Código Penal?

são previstas exclusivamente na parte geral do Código Penal. D a concessão do indulto restabelece a condição de primário do beneficiado. é cabível o perdão judicial em qualquer crime.

Quais os fundamentos da prescrição?

Os fundamentos jurídicos da prescrição enumerados por Câmara Leal (1939) são: o da ação destruidora do tempo, o do castigo à negligência, o da presunção de abandono ou renúncia, o da presunção de extinção do direito, o da proteção ao devedor, o da diminuição das demandas e o do interesse social pela estabilidade das ...

São admissíveis causas supralegais de extinção da punibilidade?

Ademais, admite-se também causa supralegal de extinção da punibilidade, citando-se como exemplo a súmula nº 554O pagamento de cheque emitido sem provisão de fundos, após o recebimento da denúncia, não obsta ao prosseguimento da ação penal.

Quem concede a anistia?

A anistia só pode ser concedida por meio de Lei do Congresso Nacional (art. 48, VIII, da CR), cabendo ao Judiciário aplicá-la ao caso concreto. São insuscetíveis de anistia os Crimes hediondos, a Tortura, o Tráfico Ilícito de Entorpecentes e o Terrorismo (art.

Qual o conceito de punibilidade?

Punibilidade é a consequência do crime, ou seja, quando se pratica o fato típico, ilícito e culpável aquele comportamento descrito na lei em abstrato é concretizado com o comportamento da pessoa depois de conenado o Estado poderá exercer essa pretensão.

Como pedir extinção da punibilidade?

Extinção de Punibilidade
  1. morte do acusado;
  2. anistia, graça ou indulto;
  3. caso uma nova lei deixe de considerar o fato como crime.
  4. prescrição, decadência ou perempção;
  5. renúncia do direito de queixa ou pelo perdão aceito, nos crimes de ação privada;
  6. retratação do acusado, nos casos em que a lei a admite;

Quando extinta a punibilidade os efeitos da condenação persistem?

Causa extintiva da punibilidade após a sentença: em regra, a extinção da punibilidade configurada já após a condenação atinge apenas efeitos da execução penal ou da pena aplicada, se for de natureza distinta da privativa de liberdade.

Quais são as hipóteses de absolvição sumária?

Posto isso, o artigo 415 do Código de Processo Penal prevê as seguintes hipóteses de absolvição sumária: a) estar provada a inexistência do fato; b) estar provado não ter sido o réu o autor ou partícipe do fato; c) estar demonstrado que o fato não constitui infração penal; d) estar demonstrada causa de isenção de pena ...

Onde podem ser encontradas e como agem as agravantes?

As agravantes genéricas prejudiciais ao réu estão previstas nos arts. 61 e 62 do Código Penal em rol taxativo, não se admitindo analogia in malam partem. ... Assim, na análise das agravantes e atenuantes deve-se observar sempre se não constituem elementares, qualificadoras, ou causas de aumento ou de diminuição de pena.

O que diz o artigo 2 do Código Penal?

Não há pena sem prévia cominação legal. Art. 2º Ninguém pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execução e os efeitos penais da sentença condenatória.

Quais são as atenuantes?

Circunstâncias atenuantes são as causas de diminuição de pena por um crime, como o fato do réu ser menor de 21 anos, por exemplo. Elas estão previstas no Artigo 65 do Código Penal (CP). ... Um réu com mais de 70 anos de idade no ato da sentença também deve ter sua pena reduzida.

O que é causa extintiva?

Nas causas extintivas, o injusto nasce punível mas por evento posterior o Estado abdica do poder de punir. Há um rol de causas extintivas da punibilidade no artigo 107 do Código Penal. No entanto, o rol não é taxativo. A morte do agente deve ser comprovada na forma da lei civil, ou seja, por atestado ou certidão.

O que diz o artigo 28 do Código Penal?

28. Quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar será submetido às seguintes pena.” (grifos não constantes no original).

Qual excludente abaixo isenta o réu de pena?

“Art. 26 – É isento de pena o agente que, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento”.

O que é a perempção no processo penal?

No processo penal, a perempção resulta da inércia do querelante no curso da ação penal privada, impedindo a demanda de prosseguir, acarretando a extinção da punibilidade do querelado. ... No processo civil, por seu turno, a perempção resta configurada pelo sucessivo abandono da mesma causa pelo mesmo autor.

O que significa declaro extinta a pena privativa de liberdade?

A declaração de extinção da pena privativa de liberdade pelo integral cumprimento determina o desaparecimento do interesse de agir, julgando-se prejudicado o writ, como determina o art. 659 do CPP.

O que quer dizer a palavra extinta?

Significado de Extinto

adjetivo Que sofreu extinção; que se extinguiu; acabado ou suprimido. Que já não pode brilhar: satélite extinto. Diz-se do vulcão que não se encontra ativo.

Artigo anterior
Como recuperar contatos apagados do celular iphone?
Artigo seguinte
Como é produzido o lixo radioativo?