O que é a expansão colonizadora dos gregos?

Perguntado por: Diana Martins Reis  |  Última atualização: 12. August 2021
Pontuação: 4.5/5 (60 avaliações)

A colonização grega foi uma expansão colonial organizada pelos gregos arcaicos no Mar Mediterrâneo e no Mar Negro no período dos séculos VIII a VI a.C. (750 e 550 a.C.). ... A colonização podia ser motivada por desova populacional, busca de metais preciosos ou escravos.

Quais foram os motivos que levaram a expansão colonizadora dos gregos?

posse da terra, dificuldades na agricultura e aumento da população, foi o que levou grande parte dos gregos a procurar novas terras para se fixar.

Que motivos levaram a expansão colonizadora dos gregos 2 destaque a relação entre a expansão colonizadora da Grécia Antiga e o aumento de suas atividades comerciais?

Havia uma forte relação econômica entre as cidades gregas e suas colônias, em que geralmente as colônias forneciam produtos agrícolas, minerais e escravos enquanto a Grécia vendia manufaturados para elas.

Como se deu a expansão grega?

. Essa expansão ocorreu durante os séculos VIII e VI a.C. e foi grandiosa. Nenhum outro povo da Antiguidade possuiu tantas colônias em torno do Mar Mediterrâneo, estendendo o mundo grego desde as terras do Mar Negro até as costas das atuais Itália, França e Espanha, elevando assim o número de polis a quase 2 mil.

Quais eram os principais tipos de colônias fundadas pelos gregos?

Havia dois tipos de colónias, as apoikiai e as emporia. As primeiras eram cidades-estado autónomas; as segundas eram colónias que funcionavam como meros entrepostos comerciais.

Expansão Territorial no Brasil Colônia - Brasil Escola

32 questões relacionadas encontradas

Quais colônias foram fundadas no período arcaico?

As colônias mais importantes desta região foram Sinope (c. 700 a.C.) e Cízico (c. 675 a.C.). De Mégara partem colonos que fundaram em 667 a.C. a cidade de Bizâncio.

Quais são as principais cidades e colónias gregas?

Partindo para o Ocidente, estabeleceram na Península Itálica colônias como Tarento, Crotona, Nápoles, Cumas, Messina e Siracusa, que seriam conhecidas como integrantes da Magna Grécia.

Como aconteceu a expansão colonial?

A expansão e ocupação territorial foram conseqüências de ordem econômica e política, visando aos interesses dos colonos e da Metrópole. Os principais fatores responsáveis pela expansão territorial foram: as bandeiras, a pecuária e a expansão oficial. ... Inicialmente, com a economia colonial (1500- 1822).

Que fatores impulsionaram a expansão grega pelo mar Mediterrâneo?

O aumento progressivo da população e poucos alimentos foram as principais razões da expansão Grega. Visto isso, os Gregos viram-se obrigados a procurar terrenos mais férteis, novos mercados e melhores condições de vida.

Quais são os principais motivos que levaram os gregos e romanos a inventar a política?

Os gregos e os romanos foram levados a "inventar" a política por causa do expansionismo de suas culturas e para a solução de problemas sociais que surgiram.

Qual foi a principal área de expansão dos antigos gregos?

O mediterrâneo era sua grande sala de encontro com todos aqueles diferentes povos, cuja diferente forma de viver possibilitou trocas alem do material o que possibilitou aos gregos inclusive desenvolver seu modo de pensar o modo, a filosofia.

Por que as colónias gregas ficavam no litoral?

Para proteger a região contra estrangeiros, que na época vinham em caravelas.

Quais os motivos que levaram a expansão?

O primeiro motivo que levou os portugueses ao empreendimento das Grandes Navegações foi a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV, em razão da ascensão de uma burguesia enriquecida que investiu nas navegações no intuito de comercializar com diferentes partes do mundo.

Que motivos levaram Zheng a seguir?

Zheng, anos depois passou a ter sonhos perturbadores com seu pai, nesses sonhos ele pedia para que ele fosse encontrá-lo, e quando um dia ele acordou com grama crescendo em seus pés, algas marinhas nas suas axilas e areia em seus poros, decidiu que precisava ir em busca de respostas. Explicação: ESPERO TER AJUDADO!

Quais foram as principais causas e consequências da colonização grega?

Socialmente, a colonização do mar Mediterrâneo pelos gregos resultou no desenvolvimento de uma classe rica formada por mercadores (o comércio internacional desenvolvera-se a partir de então) e de uma grande classe média de trabalhadores assalariados, artesãos e armadores.

O que favoreceram os gregos para serem impulsionado para o mar?

A Necessidade de Expandir o Comércio Grego e o Território Nessa Região do Mar Mediterrâneo.

Como ocorreu a expansão colonial na Ásia?

A expansão colonial na Ásia foi a versão do Imperialismo ao cenário asiático, liderado pelas potências ocidentais e o próprio Japão, num contexto histórico onde as metrópoles industrializadas precisavam de matéria prima e produtos de baixo custo para atender às indústrias de seus países.

Como se deu o processo de formação das Polis?

O agrupamento das tribos e a influência dos Eupátridas determinaram a formação das primeiras Cidades-Estado, ou seja, as pólis gregas. Em muitas dessas pólis, vemos que a povoação se desenvolvia em torno da acrópole. Situada no ponto mais alto da cidade, esse espaço congregava os palácios e templos de uma pólis.

Quais são as principais cidades fenícias?

Como os comerciantes eram muito ricos, acredita-se que eles também exerciam alguma influência no governo das cidades. As principais cidades-Estado fenícias eram Arado, Biblos, Beritus (Beirute), Sídon e Tiro.

Quais as principais cidades e estados da Grécia antiga?

Além de Esparta e Atenas, Tebas, Creta e Troia também foram importantes cidades-Estados (ou pólis gregas), porém se destacaram mais nas relações comerciais.

Quais as regiões em que os gregos fundaram colônias?

Havia colónias desde as costas do mar Negro e Anatólia (modernaTurquia), no leste, até à costa sul da península Ibérica a oeste, bem como várias na costa norte de África. Havia dois tipos de colónias, as apoikiai e asemporia.

Quais foram os principais eventos do período arcaico?

Principais características do período arcaico:

- Construção dos primeiros templos. - Gestação do sistema político democrático. Muitas pólis gregas eram governadas por reis (chamados de basileus) neste período. - Formação e desenvolvimento da pólis (cidades-estado da Grécia Antiga).

O que foram os tiranos em Atenas no período arcaico?

Comerciantes enriquecidos, artesãos, pequenos proprietários e cidadãos endividados reivindicavam a ampliação da participação política ou a quebra de antigas leis que beneficiavam estritamente as parcelas mais enriquecidas da população de Atenas. ...

Quais foram as cidades que mais se destacaram no período arcaico?

No Período Arcaico, a Grécia teve mais de cem cidades-Estado autônomas e independentes, sendo que as mais conhecidas foram Esparta e Atenas.

Onde os gregos tiveram colônias?

A partir de 750 a.C. os gregos iniciaram um longo processo de expansão, firmando colônias em várias regiões, como Sicília e sul da Itália (a chamada Magna Grécia), no sul da França, na costa da Península Ibérica, no norte de África e nas costas do mar Negro.

Artigo anterior
Quem criou a internato?
Artigo seguinte
Como que se escreve merecesse?